NESTE ARTIGO
IREMOS ANALISAR AS VANTAGENS DE UTILIZAR O TESTE DA FIGURA COMPLEXA DE ANDRÉ REY.
A ATIVIDADE PERCEPTIVA (NA CÓPIA) É AVALIADA PELA CAPACIDADE QUE O ALUNO TEM DE
ORGANIZAR A REPRODUÇÃO DE UM CONJUNTO COMPLEXO DE ESTÍMULOS, TENDO COMO SUPORTE
A VISUALIZAÇÃO DO SEU MODELO.
A MEMÓRIA
VISUAL E SUA REPRODUÇÃO É AVALIADA ATRAVÉS DA SUA CAPACIDADE DE REPRODUZIR A
MEMÓRIA AO MESMO MODELO, AGORA SEM REPRESENTAÇÃO.
É UM TESTE
FORTEMENTE ORIENTADO PARA MECANISMOS MNÉSICOS E ATENCIONAIS E POR SUA VEZ PODE
SER UM FORTE ELEMENTO DE AVALIAÇÃO COGNITIVA DOS ALUNOS COM PERTURBAÇÕES DE
PENSAMENTO. É CAPAZ DE DIAGNÓSTICAR SUJEITOS COM ESQUIZOFRENIA.
O OBSERVADOR DEVERÁ OBSERVAR O RESULTADO DA
CÓPIA DA FIGURA COMPLEXA DE REY POR PARTE DE UM ALUNO COM TENDÊNCIAS DE SER
ESQUIZOFRÉNICO EM IDADE DA ADOLESCÊNCIA, NA EVENTUALIDADE DE DESENHAR UMA CASA A UM NÍVEL DE ESCOLARIDADE PRIMÁRIA.
O CONCEITOS
CHAVE DE APROXIMAÇÃO DE UM ESQUEMA FAMILIAR, QUANDO O ALUNO PARTE DE UM MODELO
REAL APRESENTADO IMAGETICAMENTE POR UM GRAFISMO FAMILIAR
MAIS RELACIONADO COM A SUA PERCEPÇÃO IDIOSSINCRÁTICA DO QUE COM UMA
TAREFA/ESTÍMULO PROPOSTO.
NÃO
SIGNIFICA NECESSARIAMENTE QUE A POBREZA DE PENSAMENTO QUANTIFICADO
EM ALGUNS ALUNOS SE REDUZEM DE ESQUEMAS PARA FAMILIARISMOS DE UM ELEVADO
NÍVEL DE COMPLEXIDADE.
ASSIM, A
ANALISE DESTA REDUÇÃO PARA UM ESQUEMA FAMILIAR DEVERÁ SER CONSIDERADA DE FORMA
INTEGRADA COM OS RESULTADOS DE OUTROS TESTES, E NO FIM DA APLICAÇÃO DE TODOS OS
TESTES DEVERÁ PROCEDER-SE AO METÓDO DE ENTREVISTA PARA TENTAR COMPREENDER O
MOTIVO PELO QUAL O ALUNO PROCEDEU DE TAL FORMA.
A
IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE FORMA DETETAR ERROS AO NÍVEL DE
PROCESSAMENTO SENSORIAL, PERCEPTIVO, PERSERVAÇÃO COM ESTÍMULOS ADOTADOS
ANTERIORMENTE.
PODEREMOS OBSERVAR OS RESULTADOS DA CÓPIA DO
TESTE DA FIGURA DE REY POR PARTE DE UM ALUNO COM TENDÊNCIAS ESQUIZOFRÉNICAS DE
IDADE DE 13 ANOS E COM ESCOLARIDADE DE NÍVEL ESCOLAR DE QUARTA CLASSE.
PODEMOS
VERIFICAR MAIS UMA VEZ QUE EXISTE UMA REDUÇÃO A UM ESQUEMA FAMILIAR, NO QUAL O
DESENHO ASSENTA SOB O SEU LADO ESQUERDO PARECENDO REPRESENTAR UM ANIMAL OU UMA
CONSTRUÇÃO HUMANA.
APESAR DA REDUÇÃO A ESQUEMA FAMILIAR APRESENTA UM ELEVADO NÍVEL DE PORMENOR E CARACTERÍSTICAS QUE FAZEM
APROXIMAR-SE DE UM PADRÃO HOMOGÉNEO, ALGO SIMILAR AO MODELO ORIGINAL DE PADRÃO PRÓPRIO.
É QUASE INEVITAVÉL
REFERIR QUE O ALUNO PARECE TER TENTADO DESENHAR UM ANIMAL MARINHO, UM PEIXE,
PARTICULARMENTE, APRESENTANDO O QUE PARECE SER UMA BARBATANA DORSAL, UMA BARBATANA
VENTRO-LATERAL DIREITO DO OLHO, BEM COMO UMA MANDÍBULA, BOCA E NARIZ TÍPICO DOS
PEIXES SELACIMORFS (TUBARÃO).
NO CASO DO
ALUNO TER APRESENTADO EM FIGURA PERMITE-NOS DISCUTIR UM ASPETO DE
MAIOR RELEVÂNCIA, NA UTILIZAÇÃO DA FIGURA DO TESTE DE REY
UM AVALIADOR NÃO TREINADO PODERÁ PENSAR QUE
SEMPRE QUE UMA CÓPIA SEJA REALIZADA COM PRECISÃO, A RESPETIVA REPRODUÇÃO POR
MEMÓRIA DEVERÁ SER, EM TERMOS DE PROBABILIDADES MAIS ARRISCADA DO QUE EM
SITUAÇÕES EM QUE A CÓPIA É DISTORCIDA OU POBRE.
VERIFICA-SE
ENTÃO O DESEMPENHO DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE ESQUIZOFRENIA DE 17 ANOS DE
IDADE E COM A ESCOLARIEDADE DE QUARTA CLASSE COMPLETA. A SUA CÓPIA CUMPRE OS
REQUISITOS PARA SER CLASSIFICADO COMO UMA REPRODUÇÃO NORMATIVA, UMA VEZ QUE AS
CATERÍSTICAS DO MODELO ESTÃO ADEQUADAMENTE REPRESENTADAS COM EXCEÇÃO FEITA AO
PENTÁGONO DO LADO DIREITO QUE DEVERIA PENDER DIRETAMENTE DO VÉRTICE DO TRIÂNGULO
E NÃO DE UMA HASTE COMO FOI REPRESENTADO PELO ALUNO. UMA ANÁLISE MAIS DETALHADA
PERMITE VERIFICAR AO OBSERVADOR SE O ALUNO SEGUIU UMA REPRESENTAÇÃO DAS CORES COM
QUE FOI REALIZANDO A CÓPIA. O ALUNO INICIOU O SEU DESENHO POR
PARTICULARIDADES DO MODELO, (LINHA NEGRA ESCURA SEGUIDA DE VIOLETA), E POSTERIORMENTE REPRESENTOU APENAS A ARMAÇÃO CENTRAL, MAIS TÍPICO EM ALUNOS NORMATIVOS.
EM CASOS EM
QUE TAL OCORRE, A PROBABILIDADE DE REPRESENTAÇÃO POR MEMÓRIA DEFICITÁRIA PODERÁ
SER EXPONENCIALMENTE AUMENTADA. TAL PARECE OCORRER PELO FATO DE, NÃO SEGUIR UMA REPRESENTAÇÃO ORDENADA, OS MECANISMOS DE REPRESENTAÇÃO VISUO-ESPACIAL DE MEMÓRIA
ASSOCIATIVA APRESENTA-SE PREJUDICADA E POR SUA VEZ A TELA É SUSTENTADO PELA MEMÓRIA DA FIGURA SEGUINTE.
O CONCEITO
CHAVE RECORDA QUE A REPRESENTAÇÃO SOBRE UMA ARMAÇÃO CENTRAL É UMA DAS
TIPOLOGIAS MAIS FREQUENTES EM ALUNOS NORMATIVOS.
O ALUNO QUE INICIA
O DESENHO PELA ARMAÇÃO CENTRAL (RETÂNGULO) E PROSSEGUE COM O PREENCHIMENTO DA
MESMA, JUSTAPONDO OS RESTANTES ELEMENTOS DO MODELO QUE DEVE PERMITIR AO ALUNO QUE REALIZE UMA CÓPIA E A REVOGAÇÃO COM O USO DO
LÁPIS DE VÁRIAS CORES, UMA VEZ QUE A ANÁLISE DA FORMA COMO REALIZA
CADA UM DOS ENSAIOS PODERÁ SER POR VEZES MAIS RELEVANTE DO QUE
A ANÁLISE CONCRETA DO RESULTADO FINAL.
NESTE CASO
CONCLUÍMOS QUE O NÃO DEFICIT AO NÍVEL DE REPRODUÇÃO POR CÓPIA, REVELA A INTEGRIDADE DE REPRESENTAÇÃO VISUO-ESPACIAL DE ESTÍMULOS COMPLEXOS, CONTUDO VERIFICADOS PARA UM FORTE DÉFICIT DE REPRODUÇÃO POR MEMÓRIA.
É
QUASE INEVITAVÉL REFERIR QUE O ALUNO APRESENTA DÉFICIT DE REPRODUÇÃO MNÉSICA.
TODAVIA, EXISTEM DOIS DADOS QUE NOS PERMITEM SUSTENTAR QUE NÃO É A MEMORIA ,A
DIMENSÃO MAIS DEFICITÁRIA, MAS SIM A SUA CAPACIDADE DE ORGANIZAR OS ESTÍMULOS
NUM PROCESSO ATIVO DE CONSTRUÇÃO PERCEPTIVA INTEGRADORA QUE LHES PERMITA A SUA
POSTERIOR EVOCAÇÃO GRÁFICA.
O PRIMEIRO
DADO APRESENTADO ANTERIORMENTE É O PADRÃO ERRÁTICO E NÃO ORGANIZADO COM QUE O
ALUNO INICIA E TERMINA A SUA CÓPIA.
O SEGUNDO
DADO É SABIDO DA LITERATURA QUE UM DÉFICIT MNÉSICO TÃO ACENTUADO QUE INCAPACITE
O ALUNO DE REPRESENTAR QUASE A SUA TOTALIDADE DO MODELO POR MEMÓRIA, AINDA QUE O
TENHA REPRESENTADO ADEQUADAMENTE POR CÓPIA, É DE TODO INCOMUM. MESMO NOS
DÉFICES DE MEMÓRIA MAIS ACENTUADOS MANIFESTAM-SE POR
ERROS DE REPRESENTAÇÃO, OMISSÕES E SUBSTITUIÇÕES (CONFABULAÇÕES).
PERANTE UM
DÉFICIT PURO DE MEMÓRIA SERIA DE ESPERAR QUE A SUA REPRODUÇÃO FOSSE MAIS
ENRIQUECIDA , AINDA QUE COMPOSTA POR PARTES REPRESENTADAS INADEQUADAMENTE.
A CONCLUSÃO CLÍNICA MAIS LÓGICA É A DE UM
FORTE DÉFICE ATENCIONAL SUSTENTADO PELO JÁ REFERIDO PADRÃO ERRÁTICO E NÃO
ORGANIZADO COM QUE O ALUNO INICIA E TERMINA A SUA CÓPIA, QUE O LEVA A
REPRODUZIR O MODELO POR CÓPIA DE FORMA MERAMENTE AUTOMATIZADA, NÃO FOCALIZANDO
OS MECANISMOS ATENCIONAIS NECESSÁRIOS PARA O SEU ADEQUADO PROCESSAMENTO EM
MEMÓRIA A CURTO PRAZO, NECESSÁRIOS À SUA POSTERIOR REPRESENTAÇÃO GRÁFICA.
christopher brandão- 2015
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