domingo, 15 de março de 2015

TESTE DA FIGURA COMPLEXA DE ANDRÉ REY

            
NESTE ARTIGO IREMOS ANALISAR AS VANTAGENS DE UTILIZAR O TESTE DA FIGURA COMPLEXA DE ANDRÉ REY. A ATIVIDADE PERCEPTIVA (NA CÓPIA) É AVALIADA PELA CAPACIDADE QUE O ALUNO TEM DE ORGANIZAR A REPRODUÇÃO DE UM CONJUNTO COMPLEXO DE ESTÍMULOS, TENDO COMO SUPORTE A VISUALIZAÇÃO DO SEU MODELO.
A MEMÓRIA VISUAL E SUA REPRODUÇÃO É AVALIADA ATRAVÉS DA SUA CAPACIDADE DE REPRODUZIR A MEMÓRIA AO MESMO MODELO, AGORA SEM REPRESENTAÇÃO.
É UM TESTE FORTEMENTE ORIENTADO PARA MECANISMOS MNÉSICOS E ATENCIONAIS E POR SUA VEZ PODE SER UM FORTE ELEMENTO DE AVALIAÇÃO COGNITIVA DOS ALUNOS COM PERTURBAÇÕES DE PENSAMENTO.  É CAPAZ DE DIAGNÓSTICAR SUJEITOS COM ESQUIZOFRENIA.
 O OBSERVADOR DEVERÁ OBSERVAR O RESULTADO DA CÓPIA DA FIGURA COMPLEXA DE REY POR PARTE DE UM ALUNO COM TENDÊNCIAS DE SER ESQUIZOFRÉNICO EM IDADE DA ADOLESCÊNCIA, NA EVENTUALIDADE DE DESENHAR UMA CASA A UM NÍVEL DE ESCOLARIDADE PRIMÁRIA.
O CONCEITOS CHAVE DE APROXIMAÇÃO DE UM ESQUEMA FAMILIAR, QUANDO O ALUNO PARTE DE UM MODELO REAL APRESENTADO IMAGETICAMENTE  POR UM GRAFISMO FAMILIAR MAIS RELACIONADO COM A SUA PERCEPÇÃO IDIOSSINCRÁTICA DO QUE COM UMA TAREFA/ESTÍMULO PROPOSTO.
NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE QUE A POBREZA DE PENSAMENTO QUANTIFICADO EM ALGUNS ALUNOS SE REDUZEM DE ESQUEMAS PARA FAMILIARISMOS DE UM ELEVADO NÍVEL DE COMPLEXIDADE.
ASSIM, A ANALISE DESTA REDUÇÃO PARA UM ESQUEMA FAMILIAR DEVERÁ SER CONSIDERADA DE FORMA INTEGRADA COM OS RESULTADOS DE OUTROS TESTES, E NO FIM DA APLICAÇÃO DE TODOS OS TESTES DEVERÁ PROCEDER-SE AO METÓDO DE ENTREVISTA PARA TENTAR COMPREENDER O MOTIVO PELO QUAL O ALUNO PROCEDEU DE TAL FORMA.
A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE FORMA DETETAR ERROS AO NÍVEL DE PROCESSAMENTO SENSORIAL, PERCEPTIVO, PERSERVAÇÃO COM ESTÍMULOS ADOTADOS ANTERIORMENTE.
PODEREMOS OBSERVAR OS RESULTADOS DA CÓPIA DO TESTE DA FIGURA DE REY POR PARTE DE UM ALUNO COM TENDÊNCIAS ESQUIZOFRÉNICAS DE IDADE DE 13 ANOS E COM ESCOLARIDADE DE NÍVEL ESCOLAR DE QUARTA CLASSE.
PODEMOS VERIFICAR MAIS UMA VEZ QUE EXISTE UMA REDUÇÃO A UM ESQUEMA FAMILIAR, NO QUAL O DESENHO ASSENTA SOB O SEU LADO ESQUERDO PARECENDO REPRESENTAR UM ANIMAL OU UMA CONSTRUÇÃO HUMANA.
 APESAR DA REDUÇÃO A ESQUEMA FAMILIAR APRESENTA UM ELEVADO NÍVEL DE PORMENOR E CARACTERÍSTICAS QUE  FAZEM APROXIMAR-SE DE UM PADRÃO HOMOGÉNEO, ALGO SIMILAR AO MODELO ORIGINAL DE PADRÃO PRÓPRIO.
É QUASE INEVITAVÉL REFERIR QUE O ALUNO PARECE TER TENTADO DESENHAR UM ANIMAL MARINHO, UM PEIXE, PARTICULARMENTE, APRESENTANDO O QUE PARECE SER UMA BARBATANA DORSAL, UMA BARBATANA VENTRO-LATERAL DIREITO DO OLHO, BEM COMO UMA MANDÍBULA, BOCA E NARIZ TÍPICO DOS PEIXES SELACIMORFS (TUBARÃO).
NO CASO DO ALUNO TER APRESENTADO EM FIGURA PERMITE-NOS DISCUTIR UM ASPETO DE MAIOR RELEVÂNCIA, NA UTILIZAÇÃO DA FIGURA DO TESTE DE REY
 UM AVALIADOR NÃO TREINADO PODERÁ PENSAR QUE SEMPRE QUE UMA CÓPIA SEJA REALIZADA COM PRECISÃO, A RESPETIVA REPRODUÇÃO POR MEMÓRIA  DEVERÁ SER, EM TERMOS DE PROBABILIDADES MAIS ARRISCADA DO QUE EM SITUAÇÕES EM QUE A CÓPIA É DISTORCIDA OU POBRE.
VERIFICA-SE ENTÃO O DESEMPENHO DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE ESQUIZOFRENIA DE 17 ANOS DE IDADE E COM A ESCOLARIEDADE DE QUARTA CLASSE COMPLETA. A SUA CÓPIA CUMPRE OS REQUISITOS PARA SER CLASSIFICADO COMO UMA REPRODUÇÃO NORMATIVA, UMA VEZ QUE AS CATERÍSTICAS DO MODELO ESTÃO ADEQUADAMENTE REPRESENTADAS COM EXCEÇÃO FEITA AO PENTÁGONO DO LADO DIREITO QUE DEVERIA PENDER DIRETAMENTE DO VÉRTICE DO TRIÂNGULO E NÃO DE UMA HASTE COMO FOI REPRESENTADO PELO ALUNO. UMA ANÁLISE MAIS DETALHADA PERMITE VERIFICAR AO OBSERVADOR SE O ALUNO SEGUIU UMA REPRESENTAÇÃO DAS CORES COM QUE FOI REALIZANDO A CÓPIA. O ALUNO INICIOU O SEU DESENHO POR PARTICULARIDADES DO MODELO, (LINHA NEGRA ESCURA SEGUIDA DE VIOLETA), E POSTERIORMENTE REPRESENTOU APENAS A ARMAÇÃO CENTRAL, MAIS TÍPICO EM ALUNOS NORMATIVOS.
EM CASOS EM QUE TAL OCORRE, A PROBABILIDADE DE REPRESENTAÇÃO POR MEMÓRIA DEFICITÁRIA PODERÁ SER EXPONENCIALMENTE AUMENTADA. TAL PARECE OCORRER PELO FATO DE, NÃO SEGUIR UMA REPRESENTAÇÃO ORDENADA, OS MECANISMOS DE REPRESENTAÇÃO VISUO-ESPACIAL DE MEMÓRIA ASSOCIATIVA APRESENTA-SE PREJUDICADA E POR SUA VEZ A TELA É SUSTENTADO PELA MEMÓRIA  DA FIGURA SEGUINTE.
O CONCEITO CHAVE RECORDA QUE A REPRESENTAÇÃO SOBRE UMA ARMAÇÃO CENTRAL É UMA DAS TIPOLOGIAS MAIS FREQUENTES EM ALUNOS NORMATIVOS.
O ALUNO QUE INICIA O DESENHO PELA ARMAÇÃO CENTRAL (RETÂNGULO) E PROSSEGUE COM O PREENCHIMENTO DA MESMA, JUSTAPONDO OS RESTANTES ELEMENTOS DO MODELO QUE DEVE PERMITIR AO ALUNO QUE REALIZE UMA CÓPIA E A REVOGAÇÃO COM O USO DO LÁPIS DE VÁRIAS CORES, UMA VEZ QUE A ANÁLISE DA FORMA COMO REALIZA CADA UM DOS ENSAIOS PODERÁ SER POR VEZES MAIS RELEVANTE DO QUE A ANÁLISE CONCRETA DO RESULTADO FINAL.
NESTE CASO CONCLUÍMOS QUE O NÃO DEFICIT AO NÍVEL DE REPRODUÇÃO POR CÓPIA, REVELA A INTEGRIDADE DE REPRESENTAÇÃO VISUO-ESPACIAL DE ESTÍMULOS COMPLEXOS, CONTUDO VERIFICADOS PARA UM FORTE DÉFICIT DE REPRODUÇÃO POR MEMÓRIA.
 É QUASE INEVITAVÉL REFERIR QUE O ALUNO APRESENTA DÉFICIT DE REPRODUÇÃO MNÉSICA. TODAVIA, EXISTEM DOIS DADOS QUE NOS PERMITEM SUSTENTAR QUE NÃO É A MEMORIA ,A DIMENSÃO MAIS DEFICITÁRIA, MAS SIM A SUA CAPACIDADE DE ORGANIZAR OS ESTÍMULOS NUM PROCESSO ATIVO DE CONSTRUÇÃO PERCEPTIVA INTEGRADORA QUE LHES PERMITA A SUA POSTERIOR EVOCAÇÃO GRÁFICA.
O PRIMEIRO DADO APRESENTADO ANTERIORMENTE É O PADRÃO ERRÁTICO E NÃO ORGANIZADO COM QUE O ALUNO INICIA E TERMINA A SUA CÓPIA.
O SEGUNDO DADO É SABIDO DA LITERATURA QUE UM DÉFICIT MNÉSICO TÃO ACENTUADO QUE INCAPACITE O ALUNO DE REPRESENTAR QUASE A SUA TOTALIDADE DO MODELO POR MEMÓRIA, AINDA QUE O TENHA REPRESENTADO ADEQUADAMENTE POR CÓPIA, É DE TODO INCOMUM. MESMO NOS DÉFICES DE MEMÓRIA MAIS ACENTUADOS MANIFESTAM-SE POR ERROS DE REPRESENTAÇÃO, OMISSÕES E SUBSTITUIÇÕES (CONFABULAÇÕES).

PERANTE UM DÉFICIT PURO DE MEMÓRIA SERIA DE ESPERAR QUE A SUA REPRODUÇÃO FOSSE MAIS ENRIQUECIDA , AINDA QUE COMPOSTA POR PARTES REPRESENTADAS INADEQUADAMENTE.
  A CONCLUSÃO CLÍNICA MAIS LÓGICA É A DE UM FORTE DÉFICE ATENCIONAL SUSTENTADO PELO JÁ REFERIDO PADRÃO ERRÁTICO E NÃO ORGANIZADO COM QUE O ALUNO INICIA E TERMINA A SUA CÓPIA, QUE O LEVA A REPRODUZIR O MODELO POR CÓPIA DE FORMA MERAMENTE AUTOMATIZADA, NÃO FOCALIZANDO OS MECANISMOS ATENCIONAIS NECESSÁRIOS PARA O SEU ADEQUADO PROCESSAMENTO EM MEMÓRIA A CURTO PRAZO, NECESSÁRIOS À SUA POSTERIOR REPRESENTAÇÃO GRÁFICA.

christopher brandão- 2015

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