Neste artigo iremos abordar a importância da educação
para o desenvolvimento global do aluno e os aspetos que envolvem a
Psicomotricidade, que por sua vez favorecem o processo ensino-aprendizagem do
conhecimento, como algo mais amplo, do que a simples transmissão de
informações. Sendo assim, através deste conhecimento poderemos efetuar algumas
considerações sobre a importância da Psicomotricidade na Educação, visando o
steady stadium necessário ao desenvolvimento psicomotor do aluno; utilizando
estratégias e procedimentos metodológicos fundamentais à pesquisa bibliográfica
e exploratória. A importância da Psicomotricidade para a educação escolar
funciona como um instrumento auxiliar do aluno em todas as áreas de estudo
voltadas para a organização afetiva, motora, social e intelectual. Ela contribui
para o processo educativo com finalidades de desenvolver nos alunos uma
psicomotricidade satisfatória e ao mesmo tempo, contribuir para uma evolução psicossocial
que permita um critério de êxito escolar. Sendo importante ao professor ter
conhecimentos sobre a psicomotricidade e desenvolvimento motor de forma a
proporcionar uma dimensão social em espaços educativos, através de uma relação de
contato e confiança com o aluno de forma tenha uma perceção mais próxima dos
seus interesses e motivações ao nível de classe. As diferenças relacionadas com
as expressões corporais em motricidade definem uma panóplia de sensações
sinestésicas, sensoriais, emocionais, neurológicas, organizadas por vias recetivas
e propriocetivas onde o aluno define estímulos produzidos por marcos de
desenvolvimento psicomotor que compreenda a relação do seu ego e do outro. A
Psicomotricidade contribui de uma maneira expressiva para a formação e
estruturação do esquema corporal e tem como principal objetivo, incentivar a
práxis da motricidade em todas as etapas do ciclo de vida de um sujeito. Por
meio das atividades os alunos criam a ludomotricidade para o seu lazer ou
divertimento e por sua vez interpretam o seu espaço cineantropológico onde se
relacionam.
A psicomotricidade tem
a finalidade de auxiliar no desenvolvimento psicomotor e afetivo do indivíduo
com uma finalidade em auxiliar a expansão e equilíbrio da sua afetividade
através da interação com o seu espaço cineantropológico. Perante este quadro
situacional existem algumas considerações sobre a importância da Psicomotricidade
na Educação escolar visando o equilíbrio e o desenvolvimento motor e
intelectual do aluno. Para o desenvolvimento deste conhecimento é necessário
quantificar a pesquisa bibliográfica e histórica do contexto familiar e
individualizado do aluno de forma compreendemos a dimensão exploratória dos
problemas através da construção de hipóteses e variáveis. O conhecimento
adquirido pelos livros, documentos, e artigos científicos visam a procedimentos
metodológicos com base em soluções eficazes no levantamento dos dados e da
pesquisa bibliográfica e histórica dos vários contextos do aluno na qual
abrange um conhecimento do seu próprio quadro situacional ao nível familiar,
escolar, e por fim individualizado. Todo o material recolhido é submetido a uma
triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. De acordo
com a pesquisa bibliográfica e histórica em contexto familiar, escolar podemos
realizar uma análise do levantamento das informações fundamentais, para análise
da origem do problema produzido num determinado contexto comportamental,
emocional e psicomotor do aluno. A pesquisa histórica e bibliográfica tem por
objetivo conhecer as diferentes origens problemáticas do aluno de forma haja
solução por parte do professor ao nível das contribuições científicas
disponíveis sobre um determinado problema. Provavelmente dará todo o suporte em
todas as fases de solução para qualquer origem problemática, uma vez que
auxilia na definição do problema existente. Além de ser uma pesquisa
exploratória que busca informação num contexto de entrevista aberta de forma a
proporcionar uma maior familiaridade com o problema, visto a torná-lo explícito
na construção de soluções. Em Regra geral as formas de pesquisa histórica/ bibliográfica
em formato de entrevista aberta provavelmente poderá ser uma primeira
aproximação entre a família, o técnico e o aluno e por sua vez cria uma maior
relação. O levantamento de fatos é quase sempre realizado num formato de
entrevista aberta que visa essencialmente um levantamento histórico/
bibliográfico das famílias do aluno com os profissionais de psicomotricidade. A
Fundamentação Teórica da Psicomotricidade poderá ter um papel fundamental na
definição do contexto histórico bibliográfico da família, da escola e por fim do
próprio aluno. A base do trabalho com alunos problemáticos ou com dificuldades
no processo ensino-aprendizagem na educação escolar provavelmente terá uma
maior incidência na estimulação preceptiva relacionada com o desenvolvimento do
esquema corporal. O aluno organiza aos poucos o seu espaço cineantropológico a
partir do seu próprio corpo. O papel do técnico tem como finalidade o
desenvolvimento integral do aluno de acordo com o seu desenvolvimento
psicomotor que engloba aspetos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais,
complementando a ação familiar com a escola e por fim com a sociedade. Para que
haja esse desenvolvimento integral é necessário sermos conscientes da importância
da psicomotricidade, considerando-a como ciência que envolve toda a ação
realizada pelo indivíduo, que represente as suas condutas e necessidades, ao
nível do desenvolvimento das suas relações com o seu espaço físico e geográfico.
A motricidade permite ao aluno explorar o seu espaço, assim, sem o contato
concreto do aluno que potencialmente pode desenvolver um bloqueio e isolar-se
para toda a vida. Por isso, a construção do esquema corporal e da organização
das sensações relativas ao próprio corpo têm um papel fundamental no
desenvolvimento do aluno. O psicomotricista é um profissional que cuida de todo
o processo de afetividade, de cognição, de motricidade e de linguagem de forma
haja uma dinâmica psicomotora que auxilie no potencial de relação das vias da
motricidade. A ludomotricidade incentiva e amplia a possibilidade de
comunicação verbal e não-verbal interagindo e articulando com atividades
grupais, onde o aluno se encontra com o seu espaço cineantropológico para a
definição da sua própria conduta. Assim as transformações resultam numa maior
flexibilidade em relação com os colegas, os amigos, os familiares e com diversos
grupos heterogéneos.
A Psicomotricidade
pela análise histórico e familiar define-se a partir da neurologia, no início
do século XIX, de forma a nomear as áreas de brodmann e as zonas do córtex
cerebral situadas para além das regiões motoras. Só em pleno século XIX o corpo
começa a ser estudado, em primeiro lugar, por neurologistas, por necessidade de
compreensão das estruturas cerebrais, e posteriormente por psiquiatras, para a
classificação de fatores patológicos dos sintomas. É justamente a partir da
necessidade neurológica que houve a necessidade de encontrar uma área da
ciência que explicasse certos fenômenos clínicos que se carateriza pela
primeira vez por um termo complexo definido por psicomotricidade. Em 1870 foram
realizadas as primeiras pesquisas que dão origem à área psicomotora e que por
sua vez correspondem a um conhecimento puramente neurológico. No campo patológico
destaca-se neuropsiquiatria de fundamental importância para o psicomotor, atendendo
à independência da debilidade motora, antecedente ao sintoma psicomotor, de uma
possível correlação neurológica entre o termo de psicomotricidade.
A introdução dos
primeiros estudos sobre a debilidade motora nos indivíduos possuidores de
restrições mentais. O conceito de psicomotricidade ganhou projeção
significativa, uma vez que traduz a solidariedade profunda e original entre a
atividade psíquica e a atividade motora. O movimento é equacionado como parte
integrante do comportamento. A psicomotricidade é produto de uma relação
inteligível entre o indivíduo e o espaço, e por sua vez funciona como instrumento
privilegiado a partir da consciência concreta. A ação educativa escolar de
motricidade espontânea define-se por uma linguagem corporal do indivíduo
através de uma imagem do corpo que por sua vez contribuiu para a formação de
sua personalidade. É uma prática pedagógica que contribuiu para o
desenvolvimento integral do aluno no processo de ensino-aprendizagem,
favorecendo os aspetos físicos, mentais, afetivo-emocionais e sociodesportivoculturais.
A capacidade em determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais; a
atividade ou conjunto de funções psicomotoras segundo Fonseca (1988) relata que
a psicomotricidade é atualmente concebida como a integração superior da
motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio. A
educação psicomotora é uma educação global que, associado aos potenciais
cognitivos, afetivos, sociais e motores do aluno, dá-lhe estabilidade,
equilíbrio e por sua vez permite o seu desenvolvimento organizado corretamente nas
suas relações com os diferentes meios de ação. A psicomotricidade numa
fase inicial é determinada pela organização funcional da conduta da ação a um
certo tipo de prática da reabilitação gestual. A psicomotricidade realiza a
necessária prevenção e tratamento de problemas, a fim de maximizar o potencial
dos alunos, não só ao nível motor, mas também em outras especificidades
relacionadas com a própria personalidade. Considera-se a Psicomotricidade como
uma prática independente em desenvolvimento. A sua origem ocorre no século XIX,
no momento em que o corpo deixa de ser materialista para se transformar num
corpo motricomunicativo. Envolve toda a ação realizada pelo indivíduo, que
represente as suas necessidades interrelacionadas entre psiquismo-motricidade.
A Educação Psicomotora encontra-se presente em todas as atividades da
nossa vida quotidiana.
É natural que desde
cedo os alunos pudessem aprender pela educação do movimento. O desenvolvimento
psicomotor é iniciado a partir do vínculo da progenitora. As primeiras
experiências sensitivas motrizes permitem ao ser humano realizar atividades
cineantropológicas de forma a satisfazer as suas necessidades primárias dentro
do espaço uterino materno. O feto começa a exercer pressão contra as paredes
uterinas de forma mobilizar as suas próprias extremidades, proporcionando uma
retroalimentação sensorial tátil e quinestésica e por fim propriocetiva. Após o
nascimento, a individuo continuará explorando o seu corpo com o seu espaço que
o rodeia, desta forma, toma consciência do poder do seu corpo e que poderá
utilizá-lo ao longo dos processos psicomotores. É essencial reconhecer na
imagem corporal uma especificidade de forma integrá-lo como um conteúdo de uma
estrutura. A estrutura da educação psicomotora é a base fundamental para o
processo cognitivo que por sua vez se desenvolve no processo de
ensino-aprendizagem. O desenvolvimento da mesma sempre evolui do geral para
particular e muitos alunos encontram dificuldades na vida escolar pelo simples
fato de não ter desenvolvido os seus motors skills ao nível do desenvolvimento
psicomotor. Através da Psicomotricidade e dos órgãos dos sentidos o aluno
descobre o seu espaço cineantropológico para a sua autodescoberta. A educação
psicomotora deverá ser considerada uma educação de base no processo de
ensino-aprendizagem primário. Por sua vez condiciona todos os aprendizes em
idade pré-escolar; a tomar consciência do seu corpo, da lateralidade e por fim
a situar-se no espaço e no tempo de forma adquirir habilmente a coordenação
motriz dos seus próprios gestos.
A educação psicomotora
deve ser praticada na mais tenra idade de forma seja orientada com perseverança
para prevenir inadaptações de correção difícil quando estruturada. Poderá ter
uma perspetiva preventiva ao nível do desenvolvimento do melhor ambiente
proporcionado ao melhor processo de ensino aprendizagem do próprio aluno.
Também é vista como forma reeducativa quando trata de sujeitos que apresentam
ligeiros atrasos motores e até problemas mais sérios. Para Fonseca (1988), “é
um meio de imprevisíveis recursos para combater a inadaptação escolar”. Durante
o processo de ensino-aprendizagem são utilizados alguns elementos básicos da
psicomotricidade com maior incidência na lateralidade, na orientação espacial e
temporal, no esquema corporal e coordenação motora, por sua vez estes elementos
auxiliam um melhor desenvolvimento da aprendizagem, na eventualidade do aluno
apresentar algum deficit cognitivo ou significativas dificuldades na aquisição
da linguagem verbal e escrita associadas ao direcionamento errado das grafias,
ou trocas e omissão de letras e também ordenação de sílabas e palavras, por fim
dificuldades no pensamento abstrato e lógico entre outros. Considera-se a
psicomotricidade uma orientação de realização de querer fazer, ou saber o poder
fazer. A educação psicomotora deverá ter uma formação de base indispensável a
todo o aluno. Durante anos a Psicologia tentou compreender e solucionar o
desenvolvimento do sujeito à medida que cresce, desenvolve e amadurece
fisicamente e cognitivamente ao longo do seu ciclo de vida, a sua inteligência
também se desenvolve num paradigma de mudança comportamental, social e
emocional. A educação psicomotora deverá ser entendida como uma metodologia de
ensino que instrumentaliza a motricidade humana através de um meio pedagógico
que tenta favorecer o desenvolvimento do aluno. De acordo com a educação
psicomotora que por sua vez poderá ser compreendida como uma técnica de educação,
através de exercícios de ludomotricidade adequada a cada nível etário, leva ao
aluno ao seu desenvolvimento global. Devemos estimular toda atitude corporal,
respeitando as diferenças individuais (o ser é único, diferenciado e especial)
levando à autonomia do indivíduo a um lugar de perceção, de expressão e criação
de todo seu potencial cognitivo e motriz. Através das várias pesquisas, especialistas
na área acreditavam que a psicomotricidade auxilia e capacita o melhor aluno
para uma melhor assimilação das aprendizagens escolares. Perante este quadro
situacional tentou-se trazer os seus recursos para a sala de aula, num formato
de educação psicomotora.
A importância da
psicomotricidade a ser trabalhada na escola por unidades especializadas
provavelmente poderá condicionar todos os alunos em contexto de aprendizagem
desde do ensino pré- escolar até ao universitário; de modo a tomar consciência
corporal da sua lateralidade de forma a situar no seu espaço e a dominar o seu
tempo de intenção de adquirir habilmente a coordenação dos seus gestos motrizes
e ao mesmo tempo desenvolver a sua inteligência. Deverá ser praticada em baixo
nível etário e por sua vez orientada com perseverança de forma a prevenir inadaptações
estruturadas de difícil correção. O principal objetivo da educação psicomotora
não se restringe ao conhecimento do aluno sobre uma imagem do seu corpo e por
sua vez não se prende apenas ao seu conteúdo, mas auxilia na descoberta
estrutural da relação entre as partes e a totalidade do corpo, formando no seu
todo uma unidade organizada e instrumentalizada com o seu meio. Assim, quando
mais cedo o aluno for abordado em ambiente escolar maior probabilidade de
desenvolvimento da maturidade, da consciência e por fim da inteligência. O
objetivo central da educação psicomotora será a educação motriz necessária ao
desenvolvimento psicomotor do aluno da qual depende, ao mesmo tempo, da evolução
da sua personalidade e da aquisição do critério de êxito para o sucesso escolar.
Um dos argumentos que
justificam a educação psicomotora na educação básica durante a fase pré-escolar
é a evidência do seu papel na prevenção das dificuldades de aprendizagem. É
durante este período que a personalidade de cada indivíduo vai sendo moldada.
Outro papel atribuído à educação psicomotora é a prevenção, na medida em que dá
as melhores condições ao aluno para melhor desenvolver o seu processo de
ensino-aprendizagem. Também é vista como forma reeducativa quando se trata de
indivíduos que apresentam um ligeiro deficit motor ou até problemas mais
complexos. É um meio de imprevisíveis recursos para combater a inadaptação
escolar. A educação psicomotora na idade escolar deve ser, antes de tudo, uma
experiência ativa de confrontação com o espaço cineantropológico. Desta forma o
ensino segue uma perspetiva verdadeira de preparação para a vida no qual a
escola desempenha um papel crucial na aquisição de métodos pedagógicos
renovados que por sua vez ajudam o aluno na melhor maneira de se desenvolver
para a vida social, de forma a tirar o melhor partido possível de todos os seus
recursos. A educação psicomotora tem sido enfatizada em várias instituições
escolares e ultimamente estar a ser aplicada principalmente na Educação
Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental considerada a fase em que os
alunos estão descobrindo em si mesmo, a sua identidade real do mundo em que
vivem. Os Neuropsiquiatras, os psicólogos, os fonoaudiólogos reforçam cada vez
mais a importância do capital do desenvolvimento psicomotor durante os
primeiros anos de vida, entendendo ser um marco de aquisições extremamente
significativas ao nível físico. As conquistas emocionais e cognitivas
igualmente marcam a educação motriz numa relação entre pensamento e ação,
englobando todas as funções neurofisiológicas e psíquicas. A dupla finalidade
em assegurar o desenvolvimento funcional do aluno tendo em conta as
potencialidades em ajudá-lo na sua afetividade de forma a expandir-se e equilibrar-se,
através da interação do meio humano. A educação psicomotora em contexto escolar
deveria desenvolver os alunos numa postura correta relativamente ao processo de
ensino-aprendizagem e ser de caráter mais preventivo ao nível do desenvolvimento
integral que se encontra definido no indivíduo em várias etapas de crescimento.
Partindo deste pressuposto seria necessário quantificar um desenvolvimento funcional
metódico de forma a facilitar as aprendizagens mais específicas. Perante este
quadro situacional de desenvolvimento funcional a educação psicomotora
desempenha um papel fulcral no ingresso de uma imagem corporal operatória para
uma condição de disponibilidade pessoal em relação aos recursos materiais e
humanos.
A importância da
Psicomotricidade para a educação escolar define-se como uma prática não apenas
preparatória do processo de ensino- aprendizagem, mas como instrumento
metodológico de reforço ao aluno que enquanto sujeito atua no sentido de
facilitar a construção da sua unidade corporal, na afirmação da sua identidade
e conquista da sua autonomia cognitiva e afetiva. A psicomotricidade serve de
metodologia estratégica para todas as áreas de conhecimento voltadas para a
organização afetiva, motora, social e intelectual do individuo que se define de
futuro homem como um ser ativo capaz de se conhecer cada vez mais as suas
diferentes adaptações a diferentes situações e espaços. Conclui-se que a
psicomotricidade é indispensável ao processo educativo escolar no intuito de se
desenvolver nos alunos um desenvolvimento psicomotor satisfatório e ao mesmo
tempo contribuir para uma evolução psicossocial virada para o critério de êxito
e para o sucesso. Compreende-se que a Psicomotricidade contribui de um forma
expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal que incentiva em
todas as etapas de vida a prática motriz de um indivíduo. Através da
ludomotricidade os alunos criam, interpretam e relacionam o espaço cineantropológico
em que vivem. É importante o professor conhecer as funções psicomotoras de
forma contribuírem para o crescimento e desenvolvimento do processo
ensino-aprendizagem, pois sem esse conhecimento, o professor, poderá
ultrapassar etapas do desenvolvimento motor que futuramente causará problemas aos
alunos.
Autor- Christopher Brandão
2015
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