A Psicomotricidade tem como objetivo a interação do indivíduo com os outros e com os objetos num determinado espaço, possibilitando assim o seu desenvolvimento não só a nível físico, mas também cognitivo, afetivo e corporal.
Basta haver um conjunto de fatores que permitem a sua conceção estratégica, não sendo necessária recursos materiais, humanos, e nem tecnológicos dispendiosos, para que sejam operacionalizados em espaços lúdicos e recreativos,.
A Ciência da Psicomotricidade procura integrar conhecimentos de múltiplas e variadas abordagens cientificas, que exigem reflexões transdisciplinares fundamentais, centradas nas problemáticas de investigação das necessidades educativas especiais, ao nível da aquisição da linguagem e do controlo postural .
O alto rendimento da performance da expressão corporal do próprio indivíduo, exige determinadas estratégias de mediatização que quando postas em prática pelo Professor ou Técnico, deverá contribuir para aceleração da plasticidade cognitiva, de forma a modificar os seus processos motricomunicativos.
A intervenção do Professor ou do Técnico deverá estimular o movimento pelo pensamento, através de um paradigma educativo que seja capaz criar reportórios psicomotores de aprendizagem ou reaprendizagem, que vão desde do passado ao presente em direção ao futuro emergente.
Para Fonseca (2009) psicomotricidade é uma prática que contribui para o desenvolvimento da criança em processo de ensino-aprendizagem, que favorece as caraterísticas mais dinâmicas mais cognitivas e físicas. A sua componente afetivo-emocional contribui essencialmente para a formação da sua própria personalidade, que necessita ter uma visão estratégia diária, orientada segundo os objetivos do professor que pretende alcançar as melhores performances dos alunos.
Um dos objetivos das aulas de psicomotricidade é estimular o desenvolvimento psicomotor dos alunos por meio de uma atividade lúdica com enorme prazer, favorecendo a ligação do imaginário ao real. Existem várias atividades que poderão contribuir para o desenvolvimento das capacidades motoras do aluno, entre elas se destacam a coordenação motora mais ampla. A organização do ritmo geral de desenvolvimento das percepções é baseado num trabalho biomecânico produzido essencialmente pelos movimentos dos membros inferiores e superiores. As atividades numa componente lúdica realizada a partir de imagens do corpo em tamanho natural, expressa numa arte corporal efetuada com o pincel pelas mãos e pelos dedos, que por sua vez define a micromotricidade necessária para o desenvolvimento da lateralidade em todas as partes do corpo. O ato de escrita deixa o aluno livre sem estabelecer um meta óculo manual que favoreça a melhor decisão na sua liberdade de habilidade.O professor poderá instrumentalizar os comandos necessários para a orientação do aluno, para um percurso rítmico e sequencial. O desenvolvimento de talentos é um trabalho de estimulação que abrange as questões dos sentidos do corpo manifestadas numa comunicação verbal e não verbal.
O desenvolvimento psicomotor consiste na construção da percepção, que por sua vez auxilia no reconhecimento do mundo através dos sentidos criando a intelligence necessária para um grande desafio de aquisição da aprendizagem, e da reaprendizagem psicomotora proporcionada durante o ciclo de vida humano.
Christopher, Brandão 2016
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