quinta-feira, 28 de julho de 2016

Conceitos Fundamentais Da Psicomotricidade



A Ciência da Motricidade Humana é a área do conhecimento que estuda as múltiplas potencialidades de interpretação do Homem, ao nível das suas condutas comportamentais e psicomotoras.
No âmbito da fenomenologia epistemológica criada a partir de uma filosofia de valores, originadas a partir da complexidade cultural, em permanente estado de necessidade de corporeidade.
A natureza bio-física e emocional transcende a psicomotricidade para uma abordagem multidisciplinar, cujo objeto é o corpo social expresso nas suas emoções simbólicas ou cognitivas. 
Através das abordagens diferenciadas produzem uma determinada expressão corporal, que se assume numa dimensão mais terapêutica do que educacional, ao nível do desenvolvimento da expressão corporal do individuo.
A psicomotricidade compreende uma base teórica que se define numa síntese de um determinado conhecimento transdisciplinar de diversas áreas cientificas. 
A percepção tónico-postural compreende a motricidade expressa nos seus respetivos conceitos:
- Psicológicos essenciais para o desenvolvimento psicomotor da génese da noção do corpo, e da formação dos caracteres pertencente à personalidade do indivíduo
- Psiquiatria que conduz à noção do inconsciente cuja emergência provoca síndromas de despersonalização do membro fantasma (somatognosia), as alucinações, as anorexias mentais e hipocondríacas.
- Psicossomáticos leva à dimensão imaginária do corpo, que por sua vez representa a carga simbólica e simbiótica, 
- Psicolinguísticos produzem a linguagem necessária para o desenvolvimento da linguagem gestual,
- Sociológicos são essenciais à comunicação não-verbal e próxemica do indivíduo,
- Fenomenológicos encontram-se relacionados com o sentimento afetivo baseado na percepção da motricidade de intencionalidade operante.
A análise existencial dos problemas perceptivos diluem-se na temporalidade do espaço, criando uma maior interação das componentes essenciais ao comportamento humano.
O sistema dinâmico de organização humana estrutura-se num sistema de maturação psicomotora neurológica.
A plasticidade mental é dimensionada para o funcionamento de uma atividade derivada para uma perspetiva socioafetiva e cognitiva.
As possibilidades de interpretação, são operacionalizadas de forma transdismultidisciplinar, através de mecanismos cognitivos hipercomplexos de pré-compreensão fenomenológica, explicadas pela ordenação axiológica .
Para Maurice Merleau-Ponty, é um processo adaptativo, evolutivo, criativo de um ser práxico carente dos outros, do mundo e da transcendência da intencionalidade operante, em que o físico, o biológico e o antropossociológico se encontram numa dialética de totalidade ascendente.
A motricidade seletiva é carente de cultura da prática produzida pela execução de movimentos que resultam da contração muscular realizada pelo homem práxico, num determinado espaço físico.
Segundo CUNHA, 1994, (p. 156) a motricidade está antes da motilidade porque tem a ver com os aspetos psicológicos, organizativos, subjetivos do movimento.
Fonseca afirma que se deve tentar evitar uma análise desse tipo para não cair na tentação do erro de exagerar nas componentes distintas do psíquico e do motor. Segundo este investigador, a psicomotricidade não é exclusiva a um novo método baseado numa estratégia puramente educativa, ou de uma filosofia de pensamento que se constitui numa base técnica provocada pela ação exclusiva ao movimento biomecânico humano.
Atualmente a Ciência da Psicomotricidade começa a ser reconceitualizada, não só pela intrusão de fatores antropológicos, filogenéticos, ontogenéticos, paralingüísticos, mas essencialmente cibernéticos e neuropsicológicos. A integração transdisciplinar destas áreas do conhecimento, provavelmente colocará o futuro da evolução desta própria ciência, numa atualização de um novo paradigma cientifico, de modo a que haja uma quantidade de conhecimentos partilhados numa ação transdisciplinar de diferentes abordagens de conhecimento.
A psicomotricidade tem por função:
- Uma dimensão experiencial do ciclo de vida do ser humano em mobilizar e reorganizar as funções psíquicas e emocionais relacionadas com o indivíduo,
- Emergente de elaboração do ato motor em constante aperfeiçoamento da conduta consciente do ato mental num formato de fluxograma (input, processamento e output).
-Simbólica produzida pela própria linguagem verbal e não verbal do corpo que se tem de elevar para sensações e percepções de níveis de consciencialização superior de conceptualização,
- Harmonizar e maximizar o potencial motor, afetivo, relacional e cognitivo essencial ao desenvolvimento global da personalidade do indivíduo,
- De adaptação social ao nível do processamento da informação da consciência corporal, que terá obrigatoriamente de realizar uma síntese integradora da personalidade cognitiva estruturada e equilibrada para que haja uma melhor aquisição motora .
- Manifestadora em novas situações, atendendo que a motricidade é indissociável à psique humana.
O conceito de Motricidade é mais utilizado pela área da Educação Física no âmbito da perspetiva do treino desportivo ligado à capacidade motora da coordenação, referenciada como qualidade física, sendo interpretado de forma diferente pela Psicomotricidade.
Existe uma área do conhecimento que trata a motricidade como um dos seus objetos teóricos e práticos de estudo, que se carateriza por um corpo epistemológico que enfoca a motricidade sob um paradigma diferente da Psicomotricidade.
É necessário observar os vários objetos de estudos sob a perspectiva de cada área do conhecimento quando se aborda a motricidade humana a um nível de compreensão epistemológica ou de um preconceito científico.
O professor especializado ou o terapeuta que estuda ou compensa as condutas inadequadas e inadaptadas em diversas situações ligadas a problemas de desenvolvimento e de maturação psicomotora de aprendizagem e de comportamento psicoafetivo, terá de compreender a mediatização corporal expressa pela própria Ciência da Psicomotricidade.

Christopher Brandão, 2016

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