sábado, 30 de junho de 2018

O Famoso Chá Da Gorreana

Uma irresistivel tentação, ao provar o chá Gorreana com outras plantas originárias de várias fragrâncias, permitiu criar um sabor exótico distinto dos outros chá existentes, que simplesmente apaixona qualquer um ao bebe-lo. No passado houve um entusiasta amante da  natureza que teve a brilhante ideia de testar a cultura do chá  na linda paisagem situada na Maia em S. Miguel.  Alguns investigadores sustentam que a Camellia é a suposta planta que se encontra na origem do chá verde e do chá preto introduzido nos Açores, nomeadamente em São Miguel no ano 1750. Sabe-se ainda da existência do seu primário cultivo na ilha Terceira para posteriormente ser exportado para Portugal Continental,  mais especificamente para a sua nobre capital Lisboa no ano 1801.

Com a introdução das sementes de chá na ilha de São Miguel pelas mãos do grande micalense chamado Jacinto Leite, que por sua vez avaliou o clima temperado marítimo da ilha, e as suas pluviosidades por metro quadrado bem distribuídas ao longo do ano, conclui que seria as condições ideais para a sua cultura. No século XIX, como alternativa à crise do ciclo comercial da laranja então vivida naquela época, introduziu-se esta nova cultura incentivado pela sociedade Promotora da Agricultura Micalense,  que por sua vez contratou dois técnicos chineses oriundos de  Macau para virem para São Miguel no ano 1878. Estes, por sua vez, trouxeram novas sementes de  "Jasmin grandiflorum" e da "Malva vacciones"  onde ensinaram e ministraram as principais técnicas de preparação das folhas para o próprio fabrico do chá.

As  pioneiras experiências foram executadas  com a apanha da folha nas localidades das Capelas, do Pico da Pedra,  e por fim na Ribeira Grande, mais especificamente na freguesia do Porto Formoso . Naquela época , embora não se tenham obtido grandes quantidades de folhas, foi o suficiente para garantir a manutenção desta cultura até ao momento atual. A própria propriedade da Gorreana apresenta características de um solo argiloso com um ph ácido,  permitiu o cultivo de um chá com uma diversidade de aromas bastante agradáveis, que faz apaixonar qualquer um  pelo seu sabor agradável e puro. Atualmente, o chá ali produzido é de  excelente qualidade ecológica graças à grande promoção regional, nacional e internacional das marcas de chá preto, chá verde e semi fermentado, que complementa a confecção  dos famosos gelados da mesma marca Gorreana. Ao longo da história a fábrica foi passando de geração em geração pela mesma família.

Atualmente é gerida por duas irmãs, empresárias de  sucesso que simplesmente transformaram a excelente marca de chá Gorreana e os seus derivados para o mercado globalizado, internacionalizando o famoso produto que serve de embaixador da marca Açores no mundo. Devido à sua grande qualidade de sabores ao longo do tempo, a marca  detém o título da fábrica mais antiga de chá da Europa, graças à manutenção da tradição do seu cultivo e à  sua confecção. Atualmente é considerada na ilha S.Miguel um principal local de atração turística a todos que pretendem conhecer, saborear e trazer os seus excelentes produtos pelo mundo.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

O Momento da Verdade do Sporting

Quando um clube com tradição secular entra  numa decadência  permanente, graças a uma fraca liderança, comprovada desde do início do seu mandato até ao fim, cujo o responsável está na moda pela sua má conduta comportamental de estar no futebol. A  falta de ética desportiva e de  bom senso, comprovada no tempo em que rescindiu com o heróico treinador Marco Silva,  para contratar o rival treinador do Benfica , o famoso Jorge Jesus .  Bruno Carvalho,  o atual presidente, antes demais foi eleito pelos sócios em duas eleições democráticas, criou  uma enorme  expectativa perante todos, o que justifica atualmente as enormes desilusões de uma grande maioria da massa  leonina,  por ser  eloquente , inconsequente  e por fim impulsivo para justificação de resultados  imprevistos que apareceram durante a época futebolística na forma mais negativa . O Presidente desde de sempre preocupou -se mais com  os problemas exteriores ao sporting, fulminando nos meios de comunicação as situações de arbitragem,  dos clubes  rivais e por fim meteu em causa todo o sistema desportivo  tutelado pela Federação Portuguesa de Futebol , mais uma vez , com a intenção de justificar os fracassos consecutivos da equipa. Um líder desportivo não ameaça, motiva as pessoas para fazerem o melhor para os melhores resultados na sua própria tecnoestrutura. Quando um lider não encara a realidade do seu mandato , simplesmente encontra bode expiatórios  exteriores para manter-se ao máximo no seu próprio poder totalitário  e imperial.
Ninguém é perfeito, mas não ter  bom senso,  nem jogo  de cintura em relação às suas polêmicas matrimoniais e laborais leva à dúvida, à incerteza ,ao medo e por fim à falha da organização.
A realidade é clara no sporting nesta época épica, não conseguiu os objetivos que pretendia consoante os resultados esperados, para obter mais receitas para contrabalançar o balanço geral das contas da SAD. Foram promessas e mais promessas que não pagam dívidas nem frustações, simplesmente clarifica a pior situação financeira  de sempre .
Talvez a demissão seria o comportamento mais sensato perante assembleia geral, que simplesmente verifica e inspeciona os papéis de gestão das direções, se  realizam  ou não um bom trabalho  e cumprem todos os artigos que se encontram estipulado nos estatutos. Ninguém pode ultrapassar as assembleias gerais , devem saber ouvi-las  e acatar as decisões em prol do bem estar do clube. É lastimável e vergonhoso comportamentos teatrais de um presidente que simplesmente vive num mundo à parte dos verdadeiros valores desportivos, que seriamente prejudica o clube financeiramente e emocionalmente.
Esperamos que todos os sócios tenham a coragem de fazer uma correcta avaliação de todo o quadro situacional do seu grande clube, de forma o seu voto seja válido no julgamento final ,com intenção de repor  de futuro a verdade e a justiça desportiva, em prol de uma boa gestão desportiva deste grandioso clube.

sábado, 16 de junho de 2018

O Homem do atalho

A dimensão de procura da satisfação da alma,  leva muitas vezes na vida a caminhos tentadores do pecado.  Surge a questão  de um sexagenário libertino, que infelizmente vive num estado  permanente de insatisfação , derivado de um complexo de culpa  ativo de ações  realizadas no passado, que ainda não foram absolvidas no futuro pelas suas memórias. Talvez a sua escolha presente, seja pertinente em  tomar uma simples  decisão de encontrar num atalho uma estranha carente, com pretensões de serviços de satisfação do corpo, que provavelmente concretizarà as suas fantasias pornográficas, manifestadas durante em sonhos de levantar sete cobertores numa noite.
Um homem que vive num limiar de excitação oculto,  será que não tem direito de procura aquilo que não tem em casa?
Talvez este dilema esteja correcto perante o seu raciocínio lógico, mas o julgamento da sua própria índole moral, poderá ser condenável pela sociedade tradicionalista onde se encontra inserido. Relativamente à sua condenação da sua má conduta, não poderá ser julgada em praça pública, pelas suas puras tentações vocacionadas à mísera satisfação dos seus instintos carnais, leva a um direito de procura momentânea, de escolher o caminho mais fácil de alívio de tensões, por um simples ato manual biomecânico estimulado por um estranho vulto feminino.  A casualidade libertina e selvática de desperdício da semente da vida por uma simples troca comercial não merece ser valorizado em contexto de virilidade durante o momento heróico de pura ejaculação de troca de fluidos.
Ninguém tem o direito de julgar ninguém, pelos seus próprios atos dantescos, mas o  julgamento da vida determinará se vale a pena morrer satisfeito por um preço tão baixo a retalho, ou ser vendido em saldos numa simples vitrina da vida?.
Nesta reflexão libidanesca, só o desespero leva ao ser humano a escolher um atalho em vez de um verdadeiro caminho , porque é a opção mais fácil de ser destruído pelos sete pecados mortais, do que  ser construído pela realidade de acumulação e  manutenção dos difíceis sete caminhos do amor da vida.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

A depressão Infantil




A depressão Infantil é considerada um transtorno geralmente  encontrado em crianças em fase de adolescência, que se encontram num estado deprimido e apresentam uma profunda tristeza, derivada da insónia ou transtornos alimentares e de sono, associados a distúrbios somáticos como taquicardia e sudorese. Estas possuem um alto grau de irritabilidade, apatia, desânimo e falta de prazer em atividades lúdicas e em processos de socialização de acordo com o seu nível etário. A criança depressiva faz uso de expressões como “eu não sei”, “eu não consigo”, que exprimem a falta de confiança e de baixa auto estima que faz com que os seus próprios comportamentos sejam tímidos.

Quando as crianças deste universo atingem a fase adulta têem uma grande probabilidade de cometer o suicídio. Um transtorno emocional a ser diagnosticado, deve-se ter em consideração aos fatores genéticos, ambientais, familiares, sociais, culturais e educacionais, em que o indivíduo se encontra inserido. Geralmente encontra-se associada a vários sintomas, sendo o humor irritável e a tristeza profunda um dos sinais mais alarmantes . O diagnóstico de tratamento mais eficiente, depende essencialmente da detecção precoce de quadros depressivos em contexto familiar e escolar.

Dentro das patologias psíquicas, a depressão infantil merece uma especial atenção, devido às consequências graves que essa doença pode gerar ao nível do desenvolvimento psicomotor, interferindo essencialmente nos aspectos cognitivos, emocionais e sociais do indivíduo. Esta patologia apresenta uma tendência para aumentar no mundo globalizado, e encontra-se relacionada com ambientes complexos de vivências negativas que podem decorrer durante a vida do individuo. Considera-se uma doença multifatorial de diagnóstico profundo, pois é causada por inúmeros fatores que se relacionam entre si. É necessária uma investigação dos antecedentes do passado do individuo para se conseguir relacioná-los aos sintomas atuais. É imprescindível a atuação de profissionais de saúde devidamente capacitados, que sejam capazes de detectar as alterações cognitivas, emocionais e comportamentais que podem vir trazer inúmeras consequências negativas de futuro ao iindivíduopossuidor de depressão.
Christopher Brandão 2018