terça-feira, 13 de outubro de 2015

A Qualidade Educativa



O presente artigo trata-se de um conhecimento científico que aborda as questões da qualidade educativa. Diversos autores sugerem uma dimensão qualitativa derivada por um produto globalizado dos principais agentes de socialização, a família, a escola e a própria sociedade que conjuntamente intervêem na qualidade do processo educativo. Uma educação de qualidade necessita várias dimensões interpretativas que se encontram muitas vezes contextualizadas em situações extra escolares do dia-a-dia.

A criação das condições adequadas e ajustadas a uma oferta ou uma procura educativa com qualidade permite um ambiente favorável ao processo de ensino aprendizagem, desenvolvido à custa da melhor formação de professores.

A sinergia dos diversos pontos de vista provavelmente poderá ter um impato significativo na motivação essencial para um percurso de êxito escolar dos alunos. A criatividade associada às novas tecnologias permite uma expansão de novos horizontes educativos para uma futura formação de qualidade empreendedora dos próximos anos na sociedade.

A educação definida num paradigma holístico das diferentes etapas desenvolvidas num modelo sistêmico de escolarização. Durante o ciclo de vida do sujeito, o seu processo de crescimento para um desenvolvimento dos diversos modelos cineantropológicos são ultrapassados por um conjunto de etapas educativas. A educação é cada vez mais seletiva no seu paradoxo de valor do conhecimento para a vida ativa pela aquisição dos bens tangíveis. Podemos concluir que todos os seres humanos teêm direito à educação, independentemente da sua massa crítica seja originária de uma etnia, de um estatuto socioeconómico favorecido ou mais desfavorecido.

A libertação de influências sociais e familiares determina uma personalidade comportamental unívoca no aluno que é orientado para um patamar participativo no sistema educativo com qualidade. É necessário definir várias estratégias em diversos domínios de forma garantir a eficácia do processo ensino-aprendizagem. Devido às exigências de uma metamórfica sociedade sacrificada pela qualidade e massificada num produto de complexidade articulado em vários parâmetros passíveis de alterações ao longo do tempo e do espaço.

A importância de sinalizar políticas internacionais que sejam assumidos em compromissos universais educativos para que de futuro sejam convertidos em programas educativos eficazes com qualidade.



Importa salientar a influência extra escolar no sentido de se criar uma dinâmica pedagógica em processos de ensino-aprendizagem que influenciam os resultados escolares. As questões relacionadas com os fatores educativos influenciam a qualidade educativa de todos os agentes educativos em altos processos de socialização que por sua vez funcionam como indicadores de qualidade educativa.

Christopher Brandão 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário