sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCATIVO

A família é a primeira microcélula educativa do indivíduo que representa um fator de desenvolvimento crucial para a função educativa com qualidade. O acompanhamento dos pais faz parte do processo de formação dos seus filhos, no qual estabelecem a ponte escolar na transmissão dos diversos valores essenciais para vida, que vão desde a ética, a solidariedade, o respeito por si e pelos outros com responsabilidade civil e cidania em processos de socialização. A cooperação existente entre o meio familiar com o meio escolar é essencial na criação das respetivas competências para vida. O fato dos pais demonstrarem vontade e interesse em acompanhar os seus filhos na função educativa poderá ter um impato positivo na motivação para a liderança de sucesso da criança. A promoção da qualidade educativa dos seus filhos será um investimento de futuro por parte dos pais para uma melhor educação integrada ao nível da melhor escolha da instituição escolar que satisfaça a procura satisfeita educativa dos próprios. A escola não se limita a ser um transmissor de conhecimentos, mas também terá de dar resposta a todo o processo de socialização da criança, no sentido de proporcionar uma maior qualidade de massa crítica derivados de conhecimentos originários de uma complexidade transdisciplinar de diversas realidades educativas, de forma a proporcionar os melhores bens tangíveis. As instituições de ensino devem possuir planos educativos antecipados de forma a proporcionar uma melhor oferta de escolha da instituição aos alunos que pretendam frequentar, segundo a exposição dos seus objetivos e competências intelectuais, técnicas e ético-sociais. A exposição dos elementos técnicos de avaliação relativos aos alunos, aos programas e ao próprio sistema escolar devem dispor ferramentas essenciais para um ensino de qualidade através de uma gestão por antecipação por parte das famílias como também por parte das instituições, de forma a criar planos estratégicos orçamentais antecipados para uma melhor gestão económica, material das instalações adequadas aos seus recursos humanos, para além da utilização das melhores estratégias ou métodos de ensino que melhor se adeque à metodologia educativa proposta. Além disso é importante não esquecer que a formação técnica, científica e cultural dos professores e docentes tem um enorme impacto ao nível da transmissão de conhecimentos no processo de ensino aprendizagem dos alunos. As estratégias de ensino adotadas pelos professores em contexto de sala de aula terão um custo e um benefício em termos de motivação, sucesso ou insucesso dos alunos. As condições de qualidade será um fator essencial ao sucesso que por sua vez devem estar presentes numa escola através da otimização das condições de trabalho baseadas num plano estratégico anual. Quanto ao professor precisa ter gosto em ensinar o aluno a sentir satisfação da alma em aprender e por fim possuir um domínio técnico-pedagógico em saber gerir a sala de aula na mediação de conflitos. A qualidade de ensino depende muito da qualidade do professor. Relativamente à escola deve oferecer as condições materiais, físicas e pedagógicas de forma a criar um ambiente ótimo à aprendizagem. A motivação para aprender é essencial para o desenvolvimento psicomotor do aluno que faz parte de um trabalho em equipa entre o aluno e o professor. O professor deve descobrir a metodologia estratégica para cativar o interesse do aluno no processo de ensino e aprendizagem. A motivação da aprendizagem está condicionada ao respeito, ao valor e ao levantamento da autoestima do aluno, de forma a não ridicularizá-lo em momento algum, e fazer de cada atividade em sala de aula um momento de reflexão e de análise crítica com motivação. A escola funciona como um veículo de transmissão de massa crítica devendo proporcionar um ensino que corresponda adequadamente às necessidades específicas de cada aluno que seja capaz de futuro responder às exigências da sociedade.

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