sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O Ténis Escolar

A redução da atividade física tem consequências ao nível da saúde e condição física dos alunos, geralmente é derivada do excesso da carga horária a ser ministrada durante a componente letiva das escolas. A única disciplina que seja capaz de colmatar esta situação, será a Educação Física, que atualmente apresenta uma melhor solução para a promoção da atividade desportiva escolar, orientada para um estilo de vida ativo e saudável dos próprios indivíduos. Relativamente ao ensino desta modalidade nas escolas, deverá ser ministrado através de um conjunto de propostas metodológicas, que sejam capazes de dar respostas estratégicas e eficazes ao quadro de perícias e manipulações do programa de Educação Física Escolar, respeitando as respetivas necessidades reais dos alunos, que pretendam praticar esta modalidade de livre e espontânea vontade. É perfeitamente exequível, na promoção de ganhos de habilidades psicomotoras, sociais e emocionais que futuramente contribui para educação desportiva do próprio indivíduo.
O ténis pelas suas regras e caraterísticas de jogo, é considerado um desporto individual complexo ao nível das habilidades motoras especializadas, que por sua vez, exige um máximo desempenho biomecânico por parte dos alunos, independentemente do seu morfotipo, sexo, idade, raça etc., podem socializar através de uma forma lúdica de aprendizagem.  É considerado uma modalidade passível de ser praticada durante toda a vida, e de uma forma inclusiva nas escolas. Atualmente poderá ser praticado em diversos espaços recreativos ou de lazer, quer em campos oficiais ou através da adaptação dos espaços escolares disponíveis, mas para que tal realidade aconteça, será necessário a elaboração de projetos desportivos, que sejam capazes de promover o desenvolvimento desta modalidade integrada na disciplina de Educação Física, ou através de ocupação lúdica dos tempos livres durante os intervalos, ou ser proposto nas escolas para uma atividade desportiva extracurricular.
Os professores de Educação Física pressupõem que sejam capazes de dar os conhecimentos básicos sobre esta modalidade, pois a sua formação académica inclui conhecimentos de biomecânica, de planeamento, de pedagogia, de metodologia de treino, de organização de ensino, de fisiologia do esforço, entre outras, essenciais à difusão e desenvolvimento desta modalidade escolar. Estes, são responsáveis pelas decisões referentes à contextualização dos objetivos propostos nos conteúdos prescritos nesta atividade, através da aplicação de métodos de treino, de organização do espaço, do tempo de execução do processo de ensino aprendizagem e por fim na gestão dos recursos disponíveis para o desenvolvimento desta modalidade ao nível escolar.
O ténis lúdico quando associado ao fair play cria atitudes positivas de cooperação e de interajuda, através de programas Federativos Play and Stay promovidos pela Federação Internacional de Ténis (ITF), leva à predisposição de uma excelente qualidade de exercício físico.
Com aplicação de poucos recursos materiais e humanos, o miniténis lúdico é ideal para ser lecionado nas escolas, pois é um elemento atrativo para a sua popularização, criando uma excelente oportunidade de marketing desportivo, essencial à descoberta de novos talentos. Respeitando o modelo da pirâmide desportiva ascendente, que vai ao encontro de uma formação base de massificação desportiva de atletas até a uma especialização mais competitiva de uma determinada elite. Esta atividade deverá ser ministrada numa fase inicial por uma filosofia lúdica que seja capaz de dar uma melhor resposta ao processo de motivação dos alunos, através de uma metodologia treino que promova uma melhor qualidade de prática desportiva.

Um bom sistema de adaptação desportiva realizado por um conjunto de diversas etapas, que vão desde o ludo ténis até ao ténis mais competitivo, provavelmente irá criar um melhor processo de massificação de jogadores, que mais tarde deverá ser encaminhada para uma especialização a ser realizada pelos respetivos clubes, mais próximos das zonas escolares. Ultimamente tem vindo a revelar-se um instrumento valioso na captação e deteção de novos talentos, tão necessárias à especialização de futuras elites competitivas desta modalidade, que tanto apaixona os seus próprios adeptos.

Christopher Brandão, 2018

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