terça-feira, 21 de abril de 2015

A DIMENSÃO DESAJUSTADA DO SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS

 ATUALMENTE O SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS SE ENCONTRA DESAJUSTADO À SOCIEDADE. PARA A SUA MELHORIA TERÁ DE SE LIBERTAR DO SISTEMA TRADICIONAL POR DISCIPLINAS QUE OBRIGA O PROFESSOR A EXTRAIR A INFORMAÇÃO DIRETAMENTE DOS MANUAIS OU DOS LIVROS PARA OS CÉREBROS DOS ALUNOS. A MELHORIA DO ENSINO POR UNIDADES CAPITALIZADAS DE CONHECIMENTO PERMITIRÁ UM MELHOR PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM SISTÉMICO VIRADO PARA A ESPECIALIZAÇÃO DA FUTURA CARREIRA PROFISSIONAL DO ALUNO COM UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS.
O PARADIGMA EDUCATIVO DEPENDERÁ DA COLABORAÇÃO MULTIDISCIPLINAR POR PARTE DOS PROFESSORES PARA UMA MULTITRANSDISCIPLINARIEDADE DE MATÉRIAS INTERATIVAS DE DIFERENTES ÁREAS ASSOCIADAS A UM PLANO CURRICULAR GLOBALIZADO.
O NOVO MODELO DE CO-TEACHING INTEGRADO E ADOPTADO NO SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS, OBRIGA A UMA ENORME MUDANÇA DE PARADIGMA E COLABORAÇÃO POR PARTE DE TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA.
A APRENDIZAGEM INTEGRADA NA ESCOLA TEM ORIGEM NA TRADIÇÃO DA SOCIEDADE EM CRIAR OFÍCIOS E MESTRES BASEADO NUM ENSINO PROFISSIONAL PADRONIZADO E MEMORIZADO.
O ENSINO BASEADO NA EXPERIÊNCIA DAS DIVERSAS COMPONENTES PRÁTICAS DEVERIA PROMOVER A INTERACÇÃO ENTRE OS ALUNOS E PROFESSORES DE FORMA A CRIAREM ESTRUTURAS COMUNICATIVAS DE CONHECIMENTO SÓLIDOS SIMPLESMENTE ADQUIRIDOS PELA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA POR VIA TEATRAL.
O CONCEITO DE SALA DE AULA DEVERIA CONCEPTUALIZAR NOVOS ESTILOS DE PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ORIENTADOS PARA RELAÇÃO INTERACTIVA E INDIVIDUALIZADA ENTRE PROFESSOR E ALUNO.
A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDORISMO PARA UMA APRENDIZAGEM POLITEMÁTICA, EVENTUALMENTE CRIARÁ COMPETÊNCIAS DE SOBREVIVÊNCIA PARA O ALUNO BASEADO NUM CONTEXTO DE EXPERIÊNCIAS PROMOVIDAS EM DIFERENTES ÁREAS PROFISSIONAIS NUM POTENCIAL MODELO WATCH AND LEARNING EM FORMATO DE WORKSHOPS, PROVAVELMENTE DARÃO FUTURAS NOVAS COMPETÊNCIAS AOS ALUNOS PARA TRIUNFAREM NAS SUAS PRÓPRIAS CARREIRAS PROFISSIONAIS.
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DEPENDERÁ ESPECIFICAMENTE DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM UPGRAPES PERMANENTES POR PARTE DOS PROFESSORES DE FORMA A DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS INDIVIDUALIZADAS NECESSÁRIAS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM INTERATIVO BASEADO NA CRIATIVIDADE E AUTONOMIA DO ALUNO.
A QUESTÃO DO PRINCÍPIO EDUCATIVO Á MEDIDA DE CADA ALUNO, DE FORMA A GARANTIR A EQUIDADE, AS IGUALDADES DE OPORTUNIDADES E POR FIM A INCLUSÃO SOCIAL NUMA DIMENSÃO TECNOLÓGICA, POLÍTICA, PEDAGÓGICA, CURRICULAR ESSENCIAL PARA A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
O FUTURO DA ESCOLA DEPENDERÁ DA MUDANÇA DE PARADIGMA DE ENSINO VOCACIONADA PARA A RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NUMA ORGANIZAÇÃO TEMPORAL E CURRICULAR DE FORMA A PERMITIR A TRANSFORMAÇÃO DA SALA DE AULA NUM LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS BASEADO NUM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM COMPREENSIVO. PARA ESTE QUADRO SITUACIONAL É NECESSÁRIO QUE HAJA LIBERDADE CURRICULAR NAS ESCOLAS E CONFIANÇA NO SISTEMA EDUCATIVO POR UNIDADES CAPITALIZADAS DE CONHECIMENTO MULITRANSDISCIPLINAR.
AS SALAS DE AULA DEVERÃO TER UMA DIMENSÃO OPEN SPACE COM DIFERENTES ATIVIDADES POLITEMÁTICAS PARA QUE HAJA UMA DIMENSÃO HUMANA PARA DEBATES NUM FORMATO DE MESAS REDONDAS.
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO VIRADO PARA ATIVIDADE GRUPAL DE FORMA HAJA A PREPARAÇÃO TRANSDISCIPLINAR DOS MATERIAIS EM SALA DE AULA NUM FORMATO DE LABORATÓRIO TECNOLÓGICO DE COMPONENTE PRÁTICA E ARTÍSTICA QUE POR SUA VEZ PERMITIRÁ UMA MELHOR RELAÇÃO DOS ALUNOS COM A PARTILHA DE CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS POR OPERACIONALIDADE DE INTER-CONCEITOS DERIVADOS DA PERCEPÇÃO, DA EMOÇÃO,DA LINGUAGEM E DA RAZÃO, QUE NO SEU TODO SÃO FUNDAMENTAIS PARA A AQUISIÇÃO DE UM MELHOR CONHECIMENTO CIENTÍFICO BASEADO NAS ÁREAS ARTÍSTICAS, MATEMÁTICAS E HISTÓRICAS.
O PROFESSOR DEVERÁ TER UM PAPEL DE MEDIADOR DO CONHECIMENTO PARA CASOS CONCRETOS DE VIDA PRÁTICA BASEADO NO ENSINO PROFISSIONAL, EM QUE O ALUNO ADQUIRE UM VOLUME DE CONHECIMENTO INTERATIVO PARA A VIDA.
A VISÃO RACIONALISTA DO ENSINO PERMITE UMA GRANDE VARIEDADE DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS CONCEPTUALIZADAS PARA UM VALOR CRÍTICO DE SOBREVIVÊNCIA DE CRIATIVIDADE E AUTONOMIA PARA O MUNDO GLOBALIZADO.

ATUALMENTE O SISTEMA ESCOLAR ENCONTRA-SE ROBOTIZADO NUM MUNDO DESAJUSTADO Á PRÓPRIA SOCIEDADE E AO PRÓPRIO MERCADO DE TRABALHO GLOBALIZADO. A GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS COMPREENDEM A ESTAGNAÇÃO DO SISTEMA EDUCATIVO QUE MUITAS VEZES LEVAM À SUA DESISTÊNCIA E RUSTICIDADE CONTRIBUINDO ASSIM PARA AS MAIORES TAXA DE INSUCESSO E DESISTÊNCIA ESCOLAR DA EUROPA EM PORTUGAL.  

CHRISTOPHER BRANDÃO 2015     

Sem comentários:

Enviar um comentário