ATUALMENTE O SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS SE
ENCONTRA DESAJUSTADO À SOCIEDADE. PARA A SUA MELHORIA TERÁ DE SE LIBERTAR DO
SISTEMA TRADICIONAL POR DISCIPLINAS QUE OBRIGA O PROFESSOR A EXTRAIR A
INFORMAÇÃO DIRETAMENTE DOS MANUAIS OU DOS LIVROS PARA OS CÉREBROS DOS ALUNOS. A
MELHORIA DO ENSINO POR UNIDADES CAPITALIZADAS DE CONHECIMENTO PERMITIRÁ UM
MELHOR PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM SISTÉMICO VIRADO PARA A ESPECIALIZAÇÃO
DA FUTURA CARREIRA PROFISSIONAL DO ALUNO COM UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
INFORMÁTICAS.
O PARADIGMA
EDUCATIVO DEPENDERÁ DA COLABORAÇÃO MULTIDISCIPLINAR POR PARTE DOS PROFESSORES
PARA UMA MULTITRANSDISCIPLINARIEDADE DE MATÉRIAS INTERATIVAS DE DIFERENTES
ÁREAS ASSOCIADAS A UM PLANO CURRICULAR GLOBALIZADO.
O NOVO
MODELO DE CO-TEACHING INTEGRADO E ADOPTADO NO SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS, OBRIGA
A UMA ENORME MUDANÇA DE PARADIGMA E COLABORAÇÃO POR PARTE DE TODOS OS PROFESSORES
DA ESCOLA.
A APRENDIZAGEM
INTEGRADA NA ESCOLA TEM ORIGEM NA TRADIÇÃO DA SOCIEDADE EM CRIAR OFÍCIOS E
MESTRES BASEADO NUM ENSINO PROFISSIONAL PADRONIZADO E MEMORIZADO.
O ENSINO
BASEADO NA EXPERIÊNCIA DAS DIVERSAS COMPONENTES PRÁTICAS DEVERIA PROMOVER A
INTERACÇÃO ENTRE OS ALUNOS E PROFESSORES DE FORMA A CRIAREM ESTRUTURAS
COMUNICATIVAS DE CONHECIMENTO SÓLIDOS SIMPLESMENTE ADQUIRIDOS PELA EDUCAÇÃO
TECNOLÓGICA POR VIA TEATRAL.
O CONCEITO
DE SALA DE AULA DEVERIA CONCEPTUALIZAR NOVOS ESTILOS DE PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
ORIENTADOS PARA RELAÇÃO INTERACTIVA E INDIVIDUALIZADA ENTRE PROFESSOR E ALUNO.
A IMPORTÂNCIA
DO EMPREENDORISMO PARA UMA APRENDIZAGEM POLITEMÁTICA, EVENTUALMENTE CRIARÁ
COMPETÊNCIAS DE SOBREVIVÊNCIA PARA O ALUNO BASEADO NUM CONTEXTO DE EXPERIÊNCIAS
PROMOVIDAS EM DIFERENTES ÁREAS PROFISSIONAIS NUM POTENCIAL MODELO WATCH AND
LEARNING EM FORMATO DE WORKSHOPS, PROVAVELMENTE DARÃO FUTURAS NOVAS COMPETÊNCIAS
AOS ALUNOS PARA TRIUNFAREM NAS SUAS PRÓPRIAS CARREIRAS PROFISSIONAIS.
O PROCESSO
DE ESCOLARIZAÇÃO DEPENDERÁ ESPECIFICAMENTE DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
EM UPGRAPES PERMANENTES POR PARTE DOS PROFESSORES DE FORMA A DESENVOLVER AS
COMPETÊNCIAS INDIVIDUALIZADAS NECESSÁRIAS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM INTERATIVO
BASEADO NA CRIATIVIDADE E AUTONOMIA DO ALUNO.
A QUESTÃO DO
PRINCÍPIO EDUCATIVO Á MEDIDA DE CADA ALUNO, DE FORMA A GARANTIR A EQUIDADE, AS IGUALDADES
DE OPORTUNIDADES E POR FIM A INCLUSÃO SOCIAL NUMA DIMENSÃO TECNOLÓGICA,
POLÍTICA, PEDAGÓGICA, CURRICULAR ESSENCIAL PARA A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
O FUTURO DA
ESCOLA DEPENDERÁ DA MUDANÇA DE PARADIGMA DE ENSINO VOCACIONADA PARA A RELAÇÃO
PEDAGÓGICA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NUMA ORGANIZAÇÃO TEMPORAL E CURRICULAR DE
FORMA A PERMITIR A TRANSFORMAÇÃO DA SALA DE AULA NUM LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS
BASEADO NUM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM COMPREENSIVO. PARA ESTE QUADRO
SITUACIONAL É NECESSÁRIO QUE HAJA LIBERDADE CURRICULAR NAS ESCOLAS E CONFIANÇA
NO SISTEMA EDUCATIVO POR UNIDADES CAPITALIZADAS DE CONHECIMENTO MULITRANSDISCIPLINAR.
AS SALAS DE
AULA DEVERÃO TER UMA DIMENSÃO OPEN SPACE COM DIFERENTES ATIVIDADES POLITEMÁTICAS
PARA QUE HAJA UMA DIMENSÃO HUMANA PARA DEBATES NUM FORMATO DE MESAS REDONDAS.
A IMPORTÂNCIA
DO ENSINO VIRADO PARA ATIVIDADE GRUPAL DE FORMA HAJA A PREPARAÇÃO
TRANSDISCIPLINAR DOS MATERIAIS EM SALA DE AULA NUM FORMATO DE LABORATÓRIO
TECNOLÓGICO DE COMPONENTE PRÁTICA E ARTÍSTICA QUE POR SUA VEZ PERMITIRÁ UMA
MELHOR RELAÇÃO DOS ALUNOS COM A PARTILHA DE CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS POR
OPERACIONALIDADE DE INTER-CONCEITOS DERIVADOS DA PERCEPÇÃO, DA EMOÇÃO,DA
LINGUAGEM E DA RAZÃO, QUE NO SEU TODO SÃO FUNDAMENTAIS PARA A AQUISIÇÃO DE UM
MELHOR CONHECIMENTO CIENTÍFICO BASEADO NAS ÁREAS ARTÍSTICAS, MATEMÁTICAS E HISTÓRICAS.
O PROFESSOR
DEVERÁ TER UM PAPEL DE MEDIADOR DO CONHECIMENTO PARA CASOS CONCRETOS DE VIDA
PRÁTICA BASEADO NO ENSINO PROFISSIONAL, EM QUE O ALUNO ADQUIRE UM VOLUME DE
CONHECIMENTO INTERATIVO PARA A VIDA.
A VISÃO
RACIONALISTA DO ENSINO PERMITE UMA GRANDE VARIEDADE DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS
CONCEPTUALIZADAS PARA UM VALOR CRÍTICO DE SOBREVIVÊNCIA DE CRIATIVIDADE E
AUTONOMIA PARA O MUNDO GLOBALIZADO.
ATUALMENTE O
SISTEMA ESCOLAR ENCONTRA-SE ROBOTIZADO NUM MUNDO DESAJUSTADO Á PRÓPRIA
SOCIEDADE E AO PRÓPRIO MERCADO DE TRABALHO GLOBALIZADO. A GRANDE MAIORIA DOS
ALUNOS COMPREENDEM A ESTAGNAÇÃO DO SISTEMA EDUCATIVO QUE MUITAS VEZES LEVAM À
SUA DESISTÊNCIA E RUSTICIDADE CONTRIBUINDO ASSIM PARA AS MAIORES TAXA DE
INSUCESSO E DESISTÊNCIA ESCOLAR DA EUROPA EM PORTUGAL.
CHRISTOPHER BRANDÃO 2015
CHRISTOPHER BRANDÃO 2015
Sem comentários:
Enviar um comentário