O processo de aprendizagem da leitura e da escrita com êxito depende
essencialmente da estratégia comunicacional do professor em transmitir o
conhecimento relacionado com o sistema simbólico transmitido ao aluno durante o
processo de ensino aprendizagem da alfabetização.
O processo de ensino depende exclusivamente do êxito de transmissão da
comunicação do conhecimento por parte do professor que por sua vez transmite as
informações necessárias de forma clara, compreensível, adequada ao nível etário
e de maturidade de cada aluno. Por sua vez o aluno deverá ser recetor/processador
crítico dos conhecimentos adquiridos em processo de ensino aprendizagem para um
melhor desenvolvimento do conhecimento para vida.
Todo o conhecimento deverá interagir de forma
a propiciar um ótimo desenvolvimento de aprendizagem gradual, acumulativa e sequenciada
de forma respeitar o ritmo de aprendizagem de cada aluno. Existem fatores
fundamentais para que a aprendizagem se desenvolva nomeadamente:
- A saúde física e
mental,
- A motivação,
- O domínio,
- A maturação,
- A inteligência,
- A concentração,
- A atenção e memória.
O aluno para poder
aprender necessita de se encontrar num estado de maturação baseado em três aspetos
fundamentais:
- Intelectual,
- Afetivo-social
-
Sensório-psiconeurológico
No seu todo necessita
desenvolver um conjunto de habilidades psicomotoras para condições de
exequibilidade das suas capacidades e aptidões ótimas de execução das suas
próprias performances.
As dificuldades
encontradas nos alunos ao nível da leitura são derivadas da falta de
processamento da informação dos órgãos dos sentidos da visão e audição ao nível
da retenção da informação num determinado espaço de tempo de memorização.
A apresentação das dificuldades de
identificação das partes corporais ao nível do esquema corporal, no qual se
presume que a dificuldade psicomotora é enorme, quando o aluno se apresenta por
um distúrbio topográfico ao nível de interpretação de mapas, legendas e
maquetes, que eventualmente poderá ser uma pista de limitação da leitura, ao
nível do desenvolvimento de soletração.
O professor muitas
vezes, não utiliza as estratégias metodológicas mais adequadas à compreensão de
situações abstratas dos alunos que necessitam situações que envolvam o seu
próprio universo com as suas próprias necessidades. Para sua compreensão, o
aluno precisa de experimentar e vivenciar um quadro situacional real de inter-relações
de conceitos realizados por uma leitura participativa com sentido crítico sobre
o mundo consciente.
As necessidades de aprendizagem para a leitura
e para escrita deverá ser uma busca de excitação permanente pelas atividades
que proporcionem experiências de ludomotricidade cultural baseadas num processo
de ensino aprendizagem sobre o mundo de liderança de quadros situacionais
frustrantes.
O professor deverá estar consciente de todos os obstáculos que o próprio
aluno apresente de forma criar as soluções mais adequadas para a sua
ultrapassagem. Segundo BASSEDAS (1996:pag29), “o professor tem a
responsabilidade de estimular o desenvolvimento de todos os seus alunos pela
aprendizagem de uma série de diversos conteúdos, valores e hábitos.”
O professor não pode determinar o timing de superação dos problemas do
aluno no ensino aprendizagem, mas deverá apresentar um conjunto de estratégias
e metodologias de situações diferenciadas de forma que o aluno supere as suas dificuldades
dentro de um ritmo individualizado.
A preocupação temporal do professor, em calcular um planeamento de um
programa, que eventualmente poderá ser substituído por um programa de
necessidades flexíveis a um tempo adequado de padronização da aprendizagem.
Para que tal situação aconteça, é necessário a dinamização de qualquer
conhecimento interativo, por um meio de compreensão global do universo de
aprendizagem, encarando-o como um todo, de forma o aluno possa criar, fantasiar
ou imaginar o seu próprio desenvolvimento intelectual.
A liberdade educativa deve respeitar a individualidade e as habilidades de
interação de cada aluno com o meio, para isso a escola deverá ser intermediária
na transmissão de conhecimentos para a vida, dos saberes referentes à moral, à ética,
à cultura, à técnica, com o objetivo de criar bens tangíveis operacionais para
vida.
As pessoas são diferentes e por isso reagem heterogeneamente a um determinado
estímulo ambiental. Os padrões diferenciados de reação e interação do indivíduo
com a sociedade definem as diferentes personalidades de uns e dos outros.
O desenvolvimento da personalidade do indivíduo deve-se à genética, à
hereditariedade, e às aprendizagens que o indivíduo vai absorvendo com a
interação do espaço cineantropológico, influenciado pela cultura e pela
sociedade em que vive. A personalidade do aluno vai- se formando à medida que interage
com o espaço vivido do seu crescimento físico e psicomotor, vai-se modificando
com as interações expressadas pelas diferentes ações comportamentais. Os
desvios comportamentais perturbados muitas vezes interferem no processo de
ensino aprendizagem.
As diferenças individuais entre os alunos provavelmente irão produzir
resultados diferenciados no processo de ensino aprendizagem. Uns terão total
sucesso, outros se manterão num nível estável de aprendizagem e por fim alguns
terão muitas dificuldades em vencer muitos dos obstáculos para aquisição de
conhecimento.
O triângulo entre
escola, família e aluno são determinantes para o seu próprio sucesso no sistema
educativo. A promoção das atividades escolares desperta um sentimento geral de
evolução educativa que capacita o aluno para um global desenvolvimento de
socialização.
Se o aluno não participa, não se envolve grupalmente, o que poderá refletir
no seu processo de ensino aprendizagem e de desempenho escolar. Cabe à escola
desempenhar uma tarefa de resgate conjuntamente com a família de forma o aluno
construa a sua auto imagem compreendida pelo significado de aprendizagem.
Os professores nas escolas devem estar preparados para entenderem os ritmos
de aprendizagem que valorizem a cultura dos alunos nas escolas. Um ambiente
apaixonado pelo conhecimento provoca de futuro um desenvolvimento mais marcante
nas influências familiares e profissionais. A escola reflete os valores
culturais da sociedade na sua forma mais hipercomplexa de demonstrar o
interesse pela busca do conhecimento com qualidade de futuras carreiras
profissionais.
A metodologia deverá ser envolvente e adequada aos alunos, esforçando-se
para uma aprendizagem significativa. No momento que for constatado algum
problema, os professores devem agir conjuntamente com os alunos de forma
procurar uma solução possível à dificuldade apresentada. Perante este quadro
situacional, todos ficam a ganhar, principalmente o aluno que supera as
possíveis dificuldades de aprendizagem.
É necessário adequar e maximizar a metodologia de trabalho de forma
colmatar os problemas de aprendizagem dos alunos cada vez mais eficazes numa
visão psicopedagógica.
Para concluirmos a escola cria inúmeros benefícios aos alunos, mas também
poderá ser prejudicial pelo próprio espaço físico e social, dos seus
professores a interagirem numa hipercomplexidade de fatores que de futuro
poderá interferir em todo o sistema escolar na sua forma mais facilitadora de
aprendizagem e ao mesmo tempo poderá dificultar ou prejudicar o próprio sistema
de ensino aprendizagem pela uniformização do próprio
conhecimento.
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