O desenvolvimento
do ténis reflete uma dinâmica pedagógica inserido num contexto de educação desportiva de forma a aplicar uma metodologia de treino específico e eficaz no
processo de ensino aprendizagem da modalidade em causa.
Como
todos sabemos não existe receitas exatas, mas existem sempre soluções ou
procura de soluções que sejam capazes de resolver toda a problemática que
envolve a promoção da modalidade.
A
dinâmica do treinador na procura de questões relacionadas com a formação dos
atletas dependem essencialmente da cultura regional do local em que a
modalidade se encontra em expansão, no qual é necessário integrar algumas
normas e valores sociais fundamentais para a criação de uma tecnoestrutura hierarquizada de relações
sociais entre professor e os jovens atletas, de forma a concretizar um
planeamento estratégico tenístico anual definido na modalidade para a sua manutenção.
Utilizando
a ideologia do Professor Doutor Sarmento ¨ A pedagogia é a ciência que estuda
os métodos, processos ou técnicas que visam à prática da educação e do ensino
desportivo ¨. Na base desta ideologia o treinador ou professor deverá
aprofundar uma estratégia eficaz de aprendizagem dos diferentes gestos técnicos
do ténis através do jogo lúdico reduzido, de forma haja por parte dos alunos
uma aquisição e um certo domínio de determinadas competências essenciais às
diferentes experiências de jogo. As tarefas lúdicas são capazes de produzir
novos conhecimentos pedagógicos através da interação pessoal dos diferentes
atletas em prática de jogo baseado no programa da ITF play and stay.
A
importância do meeting fundamenta-se essencialmente nos jogos reduzidos em
formato de prática informal promovida em objetivos propostos aos alunos da
seguinte forma :
- Introdução aos diversos gestos desportivos
fundamentais (direita, esquerda, vólei, smash e serviço)
- Cooperação com os companheiros quer nos exercícios
quer nos jogos, escolhendo as ações adequadas ao êxito pessoal ou do
companheiro admitindo as indicações que lhe dirigem e aceitando as opções de
falha dos seus colegas,
- Aceitar as decisões da arbitragem identificando os respetivos
sinais e tratar com igual cordialidade e respeito o parceiro e adversários,
-Conhecer os objetivos do jogo, a função e o modo de
execução das principais ações técnico táticas e suas principais regras:
a- Início e recomeço do jogo
b- Formas de jogar a bola
c- Bola fora
d- Net-ball
e- Sistemas de pontuação adequado às suas ações
psicomotoras
Objetivos nas diversas situações de
jogo:
-
Serve por cima colocando a bola no campo contrário tocando-a no ponto mais alto
com extensão do membro superior,
-
O aluno posiciona-se para bater a bola do lado direito e esquerdo de acordo com
a sua trajetória e de um plano à frente do corpo orientado de baixo para cima
de forma a criar um pequeno efeito à bola colocando-a ao longo da linha ou
cruzando-a de acordo com a posição de batimento do gesto técnico no sentido de
dificultar a sua ação.
-
Após o batimento de uma bola a meio-campo é necessário que o jogador crie
dificuldades na devolução em relação ao adversário que avança para a rede
posicionando-se corretamente para devolver a bola aleatoriamente à esquerda ou
à direita sem deixar cair no chão vólei, avançando ao encontro desta e
batendo-a à frente da linha de ombros.
- Na
devolução de bolas com trajetórias altas, bate a bola acima do plano da cabeça,
no ponto mais alto e com o braço em extensão realizando o gesto técnico do smash
após o enquadramento lateral em relação à rede.
-
Após cada batimento o aluno recupera o enquadramento deslocando-se para o meio
do seu campo de forma a cobrir a linha de fundo em condições de concretizar com
êxito o ponto.
Meios de ensino de aprendizagem da
modalidade
Os meios de ensino correspondem aos instrumentos
práticos de jogo com aplicação de exercícios e jogos pré-desportivos que
veiculam todos os princípios de natureza pedagógica, didática e metodológica,
fundamentais para o sucesso do processo ensino-aprendizagem da modalidade.
Os
jogos pré desportivos serão uma forma de aprendizagem mais rápida de evolução
de uma atividade:
1- Oposição
2- Interceção
3- Perseguição
A análise dos exercícios a serem aplicados poderá ser:
1- Gerais
2- Específicos
3- Competitivos
Análise do jogo pode ser feita de 2 formas:
1- Reduzido
2- Geral
Os jogos pré-desportivos de uma forma simplificada
quantifica-se numa série de comportamentos básicos e caraterísticos dos jogos
desportivos coletivos e individuais que se assumem como um elemento lúdico e pedagógico
para o processo ensino-aprendizagem do jogo propriamente dito.
Ao nível de todo o processo de aprendizagem se desenvolve
para princípios técnicos e lúdicos em prol de um resultado definido por um
produto derivado por um somatório técnicas e táticas das formas mais simples
para as mais complexas.
A metodologia dos jogos pré-desportivos realizada em
espaços reduzidos lúdicos de forma haja uma melhor dinâmica de desenvolvimento
das capacidades psicomotoras, essenciais no processo de ensino-aprendizagem da
modalidade.
O desenvolvimento dos jogos pré desportivos deve
promover a progressão de bola através de 5 fatores:
-controlo
- Direção
- Colocação
- Velocidade
-
Rotação
-
Trajetória
O treinador deverá ter os princípios essenciais
para o critério de êxito de jogo de forma a dar:
-A
possibilidade de quantificar o valor técnico do jogo cujo objetivo é fazer
passar a bola por cima da rede por um máximo de tempo.
A
avaliação dos jogos pré desportivos como uma atividade codificada e lúdica de
oposição direta intencionada para ações de finalização.
Os elementos importantes para todo o processo
de ensino-aprendizagem da modalidade poderá ser desenvolvida em competições
informais.
Christopher
Brandão 2015
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