quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A Ludomotricidade Do Ténis Juvenil

O desenvolvimento do ténis reflete uma dinâmica pedagógica inserido num contexto de educação desportiva de forma a aplicar uma metodologia de treino específico e eficaz no processo de ensino aprendizagem da modalidade em causa.
Como todos sabemos não existe receitas exatas, mas existem sempre soluções ou procura de soluções que sejam capazes de resolver toda a problemática que envolve a promoção da modalidade.
A dinâmica do treinador na procura de questões relacionadas com a formação dos atletas dependem essencialmente da cultura regional do local em que a modalidade se encontra em expansão, no qual é necessário integrar algumas normas e valores sociais fundamentais para a criação de uma tecnoestrutura hierarquizada de relações sociais entre professor e os jovens atletas, de forma a concretizar um planeamento estratégico tenístico anual definido na modalidade para a sua manutenção.
Utilizando a ideologia do Professor Doutor Sarmento ¨ A pedagogia é a ciência que estuda os métodos, processos ou técnicas que visam à prática da educação e do ensino desportivo ¨. Na base desta ideologia o treinador ou professor deverá aprofundar uma estratégia eficaz de aprendizagem dos diferentes gestos técnicos do ténis através do jogo lúdico reduzido, de forma haja por parte dos alunos uma aquisição e um certo domínio de determinadas competências essenciais às diferentes experiências de jogo. As tarefas lúdicas são capazes de produzir novos conhecimentos pedagógicos através da interação pessoal dos diferentes atletas em prática de jogo baseado no programa da ITF play and stay.
A importância do meeting fundamenta-se essencialmente nos jogos reduzidos em formato de prática informal promovida em objetivos propostos aos alunos da seguinte forma :
- Introdução aos diversos gestos desportivos fundamentais (direita, esquerda, vólei, smash e serviço)
-   Cooperação com os companheiros quer nos exercícios quer nos jogos, escolhendo as ações adequadas ao êxito pessoal ou do companheiro admitindo as indicações que lhe dirigem e aceitando as opções de falha dos seus colegas,
- Aceitar as decisões da arbitragem identificando os respetivos sinais e tratar com igual cordialidade e respeito o parceiro e adversários,
-Conhecer os objetivos do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico táticas e suas principais regras:
a-     Início e recomeço do jogo
b-    Formas de jogar a bola
c-     Bola fora
d-    Net-ball
e-     Sistemas de pontuação adequado às suas ações psicomotoras


Objetivos nas diversas situações de jogo:

- Serve por cima colocando a bola no campo contrário tocando-a no ponto mais alto com extensão do membro superior,
- O aluno posiciona-se para bater a bola do lado direito e esquerdo de acordo com a sua trajetória e de um plano à frente do corpo orientado de baixo para cima de forma a criar um pequeno efeito à bola colocando-a ao longo da linha ou cruzando-a de acordo com a posição de batimento do gesto técnico no sentido de dificultar a sua ação.
- Após o batimento de uma bola a meio-campo é necessário que o jogador crie dificuldades na devolução em relação ao adversário que avança para a rede posicionando-se corretamente para devolver a bola aleatoriamente à esquerda ou à direita sem deixar cair no chão vólei, avançando ao encontro desta e batendo-a à frente da linha de ombros.
- Na devolução de bolas com trajetórias altas, bate a bola acima do plano da cabeça, no ponto mais alto e com o braço em extensão realizando o gesto técnico do smash após o enquadramento lateral em relação à rede.
- Após cada batimento o aluno recupera o enquadramento deslocando-se para o meio do seu campo de forma a cobrir a linha de fundo em condições de concretizar com êxito o ponto.  


Meios de ensino de aprendizagem da modalidade
 Os meios de ensino correspondem aos instrumentos práticos de jogo com aplicação de exercícios e jogos pré-desportivos que veiculam todos os princípios de natureza pedagógica, didática e metodológica, fundamentais para o sucesso do processo ensino-aprendizagem da modalidade.
Os jogos pré desportivos serão uma forma de aprendizagem mais rápida de evolução de uma atividade:
1-    Oposição
2-    Interceção
3- Perseguição
A análise dos exercícios a serem aplicados poderá ser:
1- Gerais
2- Específicos
3- Competitivos
Análise do jogo pode ser feita de 2 formas:
1-    Reduzido
2-    Geral
Os jogos pré-desportivos de uma forma simplificada quantifica-se numa série de comportamentos básicos e caraterísticos dos jogos desportivos coletivos e individuais que se assumem como um elemento lúdico e pedagógico para o processo ensino-aprendizagem do jogo propriamente dito.
Ao nível de todo o processo de aprendizagem se desenvolve para princípios técnicos e lúdicos em prol de um resultado definido por um produto derivado por um somatório técnicas e táticas das formas mais simples para as mais complexas.
A metodologia dos jogos pré-desportivos realizada em espaços reduzidos lúdicos de forma haja uma melhor dinâmica de desenvolvimento das capacidades psicomotoras, essenciais no processo de ensino-aprendizagem da modalidade.
O desenvolvimento dos jogos pré desportivos deve promover a progressão de bola através de 5 fatores:
-controlo
- Direção
- Colocação
- Velocidade
- Rotação
- Trajetória
 O treinador deverá ter os princípios essenciais para o critério de êxito de jogo de forma a dar:
-A possibilidade de quantificar o valor técnico do jogo cujo objetivo é fazer passar a bola por cima da rede por um máximo de tempo.
A avaliação dos jogos pré desportivos como uma atividade codificada e lúdica de oposição direta intencionada para ações de finalização.
 Os elementos importantes para todo o processo de ensino-aprendizagem da modalidade poderá ser desenvolvida em competições informais.


Christopher Brandão 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário