sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A Origem Da Modalidade Do Ténis



O primórdio do ténis propriamente dito é diferenciado por um tempo aproximado de dois séculos de existência daquele que atualmente conhecemos. Na antiguidade jogava-se à bola com recurso da palma da mão que servia de instrumento de lançamento e de devolução ao seu adversário. Os povos Lídios, depois os Egípcios, os Gregos e seguidamente os Romanos utilizavam a palma da mão como instrumento de jogo com bola.

O primeiro jogo a ser praticado pelos Gauleses designava-se por palma comprida. Tratava-se de um jogo com recurso de mão desarmada em que um batedor utilizava uma espécie de raquete. Originário da Itália após a época do renascimento surgiu a raqueta constituída por um entrelaço de arames ajustados a uma armação de madeira ligada a um cabo.

Até ao final do século XVIII, o jogo da palma da mão obtém um autêntico sucesso em diversas cortes da Europa nomeadamente na França onde era o passatempo preferido da alta nobreza que frequentava a Casa Real.

A prática tenística realizada em recintos cobertos, é datada no século XI, quando se jogava um jogo designado Jeu de Paume muito praticado nos mosteiros franceses.

Este jogo bastante original na sua época, constitui a base do ténis real a ser praticado atualmente. Deduz-se que a primeira raquete de cordas terá sido introduzida no século XV por um padre italiano chamado António de Scalo que escreveu um tratado geral sobre uma globalidade de jogos que englobasse a bola, incluindo o ténis.

A partir do século XIV, a palma da mão foi adotado em Inglaterra, precisamente como nome de ténis. A palavra Ténis tem origem do remoto francês tennez, palavra pronunciada pelo servidor que pratica o jogo da palma para avisar o seu adversário da sua ação de jogo. A palavra ténis antes de se tornar definitivamente uma modalidade na sua origem ortográfica inglesa conheceu diversas evoluções exemplificadas por palavras que foram evoluindo ao longo do tempo por tenes, tennes, tennise, tenys.

O ténis foi mencionado no jornal inglês Sporting Magazine, em 1973, como um jogo praticado ao ar livre referido como field tennis (ténis ao ar livre). É improvavél que se trate do mesmo ténis mencionado num livro de jogos e desportos editado oito anos mais tarde.

O Tenis Real (Royal Tennis) era um jogo praticado pela aristocracia, enquanto o ténis ao ar livre (Lawn Tennis), popularizou-se durante o reinado da rainha Vitória, já era um jogo delineado para as classes médias. Deduz-se que o ténis ao ar livre seja uma adaptação do ténis real indoor.


Christopher Brandão 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário