quarta-feira, 30 de março de 2016

As medidas oficiais e materiais de um campo de ténis



A importância das medidas e dos materiais que fazem parte da modalidade do ténis permite conhecer toda a dinâmica da própria modalidade.

O ténis é jogado em diversas superfícies diversificadas. O clima é um fator que por sua vez condiciona a utilização de determinadas superfícies e por sua vez podemos encontrar numa dimensão mundial uma diversidade de campos de diversas constituições material que vão desde de relva, de terra batida, de barro, de asfalto, de cimento ou xisto etc. Os campos cobertos utilizam a madeira, o nylon, e a borracha, contudo a grande maioria dos campos que o praticante joga geralmente são pisos duro geralmente construídos em cimento e pintados de verde ou cobertos com xisto fino.

O formato do campo de ténis apresenta-se de uma forma rectangular e as suas medidas são 23,77m de comprimento por 10,97m de largura. Dentro desta área, há duas linhas (tram-lines), cada uma ao longo dos lados, em que as mais compridas do campo medem 1,37m de largura que são apenas usadas em jogos de pares. Em singulares não tem nenhuma utilidade e em qualquer situação que a bola se projecte nesta área delimitada por essas linhas é considerada bola fora.

O campo encontra-se dividido em duas metades por uma rede colocada ao centro esticada em toda a sua largura. A rede tem 1,07m de altura nos postes de suporte e 0,91m ao centro do campo. As linhas que delimitam os lados do campo são designadas por laterais e as linhas de fundo fecham o campo num formato de um retângulo. Além destas linhas existem mais 3 pertencentes a outras marcações em cada metade do campo.

Uma linha de serviço encontra-se marcada paralelamente à rede, distando 6,4m desta. A linha de serviço não se prolonga até às tram-lines. Outra linha encontra-se marcada entre o centro da linha de serviço é designada pela linha central de serviço. Criaram-se assim duas caixas e quando se serve a bola tem de bater obrigatoriamente numa delas, consoante o lado em que o serviço é realizado.

A última marcação do campo é ao meio da linha de fundo, é uma pequena marcação que indica o meio da linha de fundo designada por marca central.

Todas as marcações do campo devem ser feitas na mesma cor, mas podem variar de tamanho. A linha central de serviço tem de ter 5 cm de largura, tal como a marca central é considerada uma extensão da linha central de serviço.

Todas as outras marcações têm de ter 2,5 a 5 cm, à exceção da linha de fundo que pode ir até aos 10 cm de largura.

Os dois postes que suportam a rede devem ser colocados a uma distância de 0,91 m fora da área de jogo. Como há duas áreas de jogo, uma para os singulares, outra para os pares, os postes de apoio possuem uma posição diferente para cada jogo. Mas ambos têm de estar a uma distância de 0,91m fora do campo. Na maioria dos campos são consideradas as mais essenciais e são possuidores de duas redes diferentes, uma para o jogo singulares e outro para o jogo de pares. Se apenas for usada uma rede para estes dois tipos de jogo, é necessário instalar postes singulares para o jogo de singulares.

São fixados ao chão a 0,91m da linha lateral e suportam a rede a uma altura de 1,07m.

A rede é suportada por um cabo de metal e coberta por uma faixa de tecido branco ajustável por meio de um manípulo existente num dos postes. É frequente ver-se os jogadores testarem a altura da rede ao centro, colocando uma raquete de pé e a cabeça de outra sobre a primeira de forma criar um ângulo recto.
Poderá ser considerado um método de grande utilidade na ausência de outros meios mais rigorosos.


Christopher Brandão 2016




Sem comentários:

Enviar um comentário