terça-feira, 23 de julho de 2019

A Dimensão Da Psicomotricidade Escolar



A Psicomotricidade Escolar tem como referência alguns conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento emocional, cognitivo e social, utilizando uma melhor compreensão dos processos de ensino e aprendizagem. A participação de uma equipa transdisciplinar possuidora de muita experiência científica, concretiza-se numa determinada tomada decisão, sobre as questões pertencentes aos fatores psicomotores de maior relevância. É a partir de uma visão holística, que se explica as áreas relacionadas com a parte preventiva, em que se exige uma transformação de determinadas metodologias, que possam auxiliar o técnico psicomotor na globalidade da sua prática. 

As fichas de observação efetuadas por uma avaliação originária das baterias de testes psicomotores, posteriormente fornecem um conjunto de informações, sobre as dinâmicas de grupo de alunos possuidores de necessidades educativas especiais. Através da observação, procura-se a dificuldade ou a possibilidade de favorecer uma certa melhoria psicomotora aos indivíduos que se encontram inseridos em ambiente escolar. Para observar os fenómenos que ocorrem em condições escolares adversas, pode-se levantar as respetivas demandas sobre o trabalho do técnico psicomotor escolar, dentro da equipa escolar multitransdisciplinar, apresentando as melhores alternativas possíveis, que estejam ao alcance das metas propostas. 

A escola é um processo de desenvolvimento humano de diferentes faixas etárias, que muitas vezes se encontram acompanhadas pela existência de conflitos inter-individuais, que se encontram em permanente processo de crescimento e desenvolvimento psicomotor. Para compreendemos o papel do técnico psicomotor dentro das instituições escolares, temos que compreender o seu desempenho em diversas funções, orientadas para as novas metodologias de ensino e aprendizagem. 

As teorias psicomotoras definem comportamentos, que enfatizam as condições da aprendizagem, baseadas em teorias cognitivas de relação do sujeito com o meio envolvente. As consequências de um plano de organização interna de modelos presentes, em diferentes realidades educativas, requerem intervenções do técnico psicomotor nas salas de aulas. 

Quando se trata de uma aprendizagem de modelos que levam em consideração a organização das informações, quanto à sua forma de aprendizagem mecânica e significativa, evidencia-se o conceito de cognição que geralmente influencia o aluno ao nível comportamental. 

O ensino envolve uma maior organização intelectual dos bens tangíveis de uma maneira eficiente e significativa, em qualquer estágio de desenvolvimento do aluno, onde o técnico psicomotor pode contribuir para uma leitura de realidades, dentro de um determinado espaço temporal das práticas escolares. Perante este quadro situacional, é necessária uma gradação de conhecimentos, que partem dos conceitos mais simples para os mais complexos. 

A partir do momento em que se constata um pensamento pedagógico dos alunos com melhores resultados, nos diferentes níveis de aprendizagem, existe um outro fator decisivo no processo de aprendizagem que se encontra relacionado com a motivação. 

A psicomotricidade escolar é o único meio de intervenção do profissional que poderá educar os indivíduos em ambientes externos e internos escolares. A visão do técnico psicomotor escolar hoje em dia, é vista como um mágico que terá que resolver todos os problemas do aluno que não se comportar de forma correta, mediante as regras impostas pela escola. Para que se possa resolver os problemas sociais e familiares, o técnico psicomotor terá de ter uma visão dualista sobre o aluno, através de mecanismos e técnicas terapêuticas. A valorização do técnico psicomotor na área escolar depende essencialmente da solução de todos os problemas de forma correta e cientifica perante a sociedade.

Christopher Brandão, 23 Julho 2019 

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