segunda-feira, 22 de julho de 2019

Abordagem Da Ciência Da Psicomotricidade


Numa fase inicial, as diferentes abordagens de aprendizagem humana, despertam ao técnico de psicomotricidade uma certa curiosidade científica, de determinados estudos relatados pelos professores, sobre factos históricos e comportamentais de alunos possuidores de dificuldades de aprendizagem, surgidas ao longo do ano lectivo escolar.
 As boas práticas pedagógicas, contextualizam o conhecimento desenvolvido em sala de aula, onde muitas vezes são polémicos em determinadas disciplinas, que exijam uma intervenção dos técnicos de psicomotricidade, de forma auxiliar as diferentes perspetivas educativas, que sejam motivadoras aos alunos. O trabalho da psicomotricidade, obviamente é evidenciado pelo contexto educativo, o que exige uma prática psicomotora interventiva ao nível do processo de escolarização, cujo o seu foco atencional seja essencialmente o sucesso escolar.
A psicomotricidade estuda os problemas de aprendizagem dos alunos, destacando uma maior influência das boas práticas pedagógicas, num cenário de dificuldade de aprendizagem.  Esta área cinge-se numa determinada avaliação individual, familiar, clínica e até medicinal, de forma arranjar uma melhor solução para os problemas terapêuticos, ao nível das suas intervenções, de forma trazer reflexões sobre as capacidades mentais mais elementares dos alunos retardatários a nível escolar, auxiliando simultaneamente a área da Educação Especial.
A área Educativa em diferentes leis e directrizes, definem os princípios mais organizativos de uma tecnoestrutura em rede, em que se destaca o contexto político, social e económico de uma determinada região, onde é essencial o desenvolvimento de boas técnicas psicomotoras, durante a fase da escolaridade obrigatória e gratuita.
O respectivo universo populacional escolar foi ampliado ao longo do tempo, onde cada vez mais surgem problemas de diversas dimensões, que muitas vezes fogem ao controlo escolar. É nesta situação que a psicomotricidade entra na escola como uma necessidade de colmatar as dificuldades dos professores com os respetivos alunos, através da utilização de pedagogias terapêuticas que possam solucionar um determinado modelo alternativo, proposto num plano educativo individual, de forma possa solucionar todo o contexto familiar e escolar do aluno, desde que justifique o seu próprio insucesso escolar.
Nesta fase caracteriza-se por uma produção de reflexões, em que se evidenciam os entraves causados pelas conceções circunstanciais, aplicadas ao processo educativo, além das repercussões que originaram a desestabilização ou a insegurança na atuação do professor, por procedimentos pouco convencionais, entre os quais não se destacam a eficácia necessária às demandas do contexto educativo. No sentido de se eliminar práticas discriminatórias, de forma a promover uma mudança positiva de paradigma em relação ao técnico psicomotor, que atua no âmbito escolar, para a formação e elaboração de um projecto pedagógico escolar, baseado na experiência de metodologias de ensino realizadas em campo real. A necessidade do aluno com dificuldades psicomotoras solucionadas pelo técnico, demonstra-se através de uma questão de humanização, em que se enquadra num contexto de historicidade e de sociabilidade; onde ambas as áreas dão um enorme contributo para a Ciência da Psicomotricidade. A parte social é integrada na sociedade escolar, que por sua vez utiliza metodologias de ensino práticas, onde se enquadra a cultura, gerando assim indivíduos com conhecimento.
A Psicomotricidade Escolar é muito importante para o ser humano, pois ela abrange muitos conhecimentos voltados para uma área sistematizada de vários saberes necessários, para que possam ser solucionados pelo técnico psicomotor.
O objetivo da psicomotricidade escolar, é perceber as características que compõem a instituição escolar, fundamentadas ao nível da sua tecnoestrutura organizativa de ensino, transmitindo aos alunos bons conhecimentos de qualidade tangível. A motivação é de fundamental importância para os alunos detentores de problemas ou dificuldades de aprendizagem, para de futuro o técnico de psicomotricidade possa diagnosticar e intervir corretamente com medidas científicas eficazes.
Não se podem esquecer dos problemas emocionais que algumas crianças sofrem em casa e que transferem para a escola, necessitando de auxílio constante, em que a comunicação é necessária para um acompanhamento psicomotor especial, para poder auxiliar ou detectar problemas de origem mental ou comportamental.
A grande participação do técnico psicomotor escolar, tem a sua responsabilidade nas questões escolares, onde auxilia no desenvolvimento da aprendizagem de alunos com dificuldades psicomotoras. A psicomotricidade articulada à educação pela parte teórica ou pela parte prática pedagógica, atendendo que estas duas áreas representam uma conquista da sua própria autonomia. As relações entre a Educação e Psicomotricidade existem, porque a área da psicomotricidade educacional tem um enorme interesse para os pedagogos ou psicólogos, atendendo ao foco dessas duas áreas deverão ser a ponte de relação com o aluno possuidor de dificuldades de aprendizagem com o próprio técnico psicomotor. É importante que ocorram avanços nas práticas, porque a história demonstra que as alianças entre a Ciência da Psicomotricidade e Educação seguiram para interesses divergentes. Desta compreensão efectiva sobre a construção de uma Ciência de Psicomotricidade Escolar, logicamente encontra-se descomprometida com a Educação Especial.

Christopher Brandão, 22 Julho 2019

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