A Evolução Cineantropológica Do Jogo De Ténis
A cineantropologia evolutiva Do Jogo De Ténis
A biomecânica atual do ténis data do ano 1874. A base
tenística tem origem nos jogos de parada produzidos na idade média. A
diversidade de variantes produziu pouco a pouco a dimensão moderna do ténis
atual originária no ano de 1874. O desenvolvimento ascendente permitiu a
criação de uma estrutura organizativa do clube, da associação, da federação e por
fim a inernacionalização do ténis proveniente do produto das competições
nacionais e internacionais, que por sua vez permitiram a popularização desta modalidade e a sua expansão pelo mundo. A evolução ténico-tàtica do jogo està provavelmente relacionado
com a sua difusão . Os jogadores de primeira categoria demonstram sempre em competições as suas novidades psicomotoras e tecno- táticas, levando assim ao aperfeiçoamento
e ao desenvolvimento da modalidade. A evolução tenística demonstra uma certa
flexibilidade ao nível das regras e da técnica nos diversos estilos de jogo
consoante a individualidade de cada atleta e de cada cultura de cada país em que se
desenvolveu a modalidade.O enquadramento físico e mental de cada atleta
demonstra a sua eficácia ao nível da sua psicomotricidade que determina a sua
ação comportamental tecno- tática no jogo. O produto da técnica e da tática
individual se constroi numa base fixa.
Só o conhecimento das regras básicas permitirá o estilo
pessoal e cineantropológico do sujeito ao nível dos movimentos
produzidos pela ação dos diferentes níveis de jogo.
Assimilação das regras básicas gerais permitirà uma melhor
adaptação às suas caraterísticas individuais.
O princípio elementar do ténis consiste na bola ser trocada
sobre um obstáculo com auxílio de uma raqueta. A bola tem de cair num campo
limitado e ser devolvida antes de bater a segunda vez na superficie limitada.
Em dois tipos de jogo com bola em que se aplica o termo jogo
de «Palone», se encontra a sua base no século XI (Itália).
A atividade de lazer relacionado com grande bola, batia-se a
bola revestido de coiro ou de madeira com ação biomecânica do antebraço. O jogo
com bola pequena pode -se considerar a origem do ténis atual.
A palheta numa fase inicial era utilizado com a palma da
mão. Devido às dores provocadas recorreu-se depressa a uma proteção de cabedal
cujas as faces eram muitas vezes reforçadas por uma rede. Na Itália, o jogo do
«soco na bola» atingiu enorme popularidade enquanto nos outros países românicos
optava-se por uma bola pequena.
Em Espanha houve uma evolução dos príncipios para o jogo da
«pelota», que ficou, até hoje, como
desporto nacional dos Bascos. Na sua prática utiliza-se uma bola dura que é
lançada contra a parede com o auxílio de um instrumento em forma de bico
curvo, e que deve ser devolvida antes de bater no chão, como no ténis inclui
jogos de variantes de singulares e de pares.
Na França do século XIV a ambição do sexo
masculino de galantaria, contra a educação cavalheiresca mais rude salientava-se em relação aos outros países.
A expressão «galant homme» em relação aos
princípios deste jogo produz uma oportunidade para o cavalheiro brilhar na sociedade através das
suas potencialidades físicas, sem dar impressão de grosseria cavalheiresca. Diz-se
que semelhante exercício com bases amorosas nos salões e nos banhos públicos,
se relacionavam com os mesmos excessos dissolutos. Logicamente este jogo
adquiriu uma dinâmica de rápida difusão na sociedade francesa, na mesma altura que a versão italiana foi introduzida.
O jogo definido por «jogo da palmada», todavia, não
conseguiu a sua difusão ao ar livre devido às condições climatéricas de baixa
temperatura , ao contrário dos outros países, até se edificarem os
recintos em massa. Semelhantes construções numa maneira geral apresentaram
medidas padrões nomeadamente, 30 metros de comprimento, 10 de largura e 7 de
altura. A sala encontrava divida em duas metades separadas por uma corda cujo o piso
era coberto de azuleijo.
A validade do lançamento com bola obrigava o seu batimento na
parte mais inclinada do tecto que seguidamente tinha de tabelar na parede até
não ser possível batê-la.
Antes utilizava-se como raquete um instrumento curvo de
madeira de pega curta.
No século XVI utilizava-se uma moldura de madeira unida por
fitas de coiro ou de tripa. Estas supostas raquetes eram fabricadas em madeira de
freixo, ou tília, de tal forma entrelaçada que ficava uma face àspera e outra
lisa. A forma de contagem em relação à contagem do ténis atual ser semelhante à
do «jogo de palmada», há que salientar que o número 15 foi eleito como unidade
no qual o somatório tem um sequência de 30 pontos e de seguida passa para 40 e
não para 45, como a contagem que se encontra em todos os povos latinos . Na eventualidade de
igualdade, depois do penúltimo ponto, (40-40) são precisos conquistar mais dois
para vencerem o jogo.
Relativamente ao processo de contagem existem divergências
de opiniões. A explicação de alguns investigores em que consideram a mais
verosímil foi de Schnell que considera a
terminologia da palavra journée cuja a sua terminiologia significa «dia» ou «luta» num contexto de jogo
competitivo. Numa divisão do dia em 24
horas permitiu a divisão do ténis em 24 jogos no qual cada jogo correspondia a
uma hora, e cada hora tem 60 minutos. A divisão do jogo de ténis em 4
partes jogando um ponto que equivalia 15 pontos. Depois do somatório dos pontos
chegar ao 45 -45, o vencedor teria de conquistar um duplo ponto para vencer o
jogo muitas vezes dependia do acaso.
A preferência pelo número quarenta em vez do 45 é explicada
pelo fato de mais pontos, depois do número 45 chegarem. Na eventaulidade de
igualdade optava-se pelos 40-40 no qual
os próximos pontos valiam cada um 10. Na eventualidade existir a renovação do
empate (50-50), regressava-se aos 40. Para simplificar igualdade em vez de se utilizar
a pontuação de 45 contava-se 40.
Na mesma situação sucede com o número 24, enquanto
igualmente era necessàrio 2 jogos de diferença em competição no qual contava-se em
caso de igualdade, 22-22, para trás. Devido à falta de tempo, ou talvez para
dar possibilidade a uma desforra sucessiva, o despique foi reduzido de 12
para 6 jogos.
O jogo da palmada nunca chegou a ser um jogo do povo mas das
elites atendendo ser uma atividade que exigia no máximo 4 participantes e além disso exige um recinto específico que impunha elevados custos de recursos
materiais o que impedia o seu desenvolvimento popular, dado às circunstâncias da
sociedade daquele tempo.
No sec XVIII desapareceu o jogo do salão (de dança), tanto
na França como na Europa central e ocidental.
Nos primeiros anos o ténis jogava-se essencialmente na linha
de fundo sendo o serviço executado por baixo. A evolução do estilo de jogo
de cada atleta mais especificamente em jogos onde prevalecia as acções
psicomotoras de bolas atlas utilizadas nas técnicas dos smashs e dos serviços, bem como em
ações biomecânicas de movimentos executados em fases de ataque permitiu que o
ténis ganhasse a sua dinâmica e diversidade.
A evolução do jogo para um ataque à rede por parte do
jogador permitiu desenvolver acções técnicas mais rápidas designadas por
passing-shot de forma a imprimir uma maior velocidade no jogo.
A evolução da transferência do jogo de fundo para o jogo de
rede determinou a sua própria concepção evolutiva do ténis.
Os irmãos Doherty influenciaram de maneira decisiva a
evolução táctica do ténis
entre os anos de 1897 a 1907, no qual houve um expoente
máximo de evolução ténistica ao nível tecno- tático. Podemos avaliar o jogo dos
Doherty como um jogo clássico na arte do impato da bola com a raquete associado
ao sistema de ataque de subida à rede eficaz, no qual a sua defesa sobressaía
na devolução de bola com o gesto técnico da esquerda.
Em comparação ao atual nível de jogo, o jogo dos irmãos
Doherty apresentava um ponto fraco na modalidade do ténis na variante singular como a de pares em que a sua transição para rede era concluída só a meio do campo. Tendo em conta que
o crossing –ball ainda não era conhecido no qual a acelaração do batimento de
preparação poderia apresentar com algumas deficiências táticas.
No ano de 1910 surgiram mais dois tipos de jogos cujo o
sucesso foi evoluído num espaço temporal de curta duração. O tenísta
australiano Brooks tentou com os seus lifts que são efeitos de bola muito
ortodoxos em pertubar o batimento das ações técnicas dos seus adversários.
Atendendo às batidas defensivas estas variantes era demasiados lentas e
igualmente se inferiorizava em pontos fracos nas batidas laterais.
Houve um jogador norte- americano possuidor de um serviço canhão, atendendo que
lançava uma bola alta, mas por sua vez era mediano no batimento elementar de campo
sendo ainda pioneiro na descida à rede. Estes sistemas de jogo eram restritos.
No primeiro período evolutivo de ténis houve a necessidade
de se jogar em todo o campo numa combinação razoavél de subida à rede através
do jogo de fundo.
Nas variações do jogo e aumento do ritmo Tilden foi
considerado o melhor tenista de todos os tempos na sua época. Este jogador
utilizava todas as variações possíveis dos efeitos de bola, associados a
diversos sistemas de jogo , tendo sido pioneiro em utilizar o corte longo com máximo aproveitamento do ressalto da bola. Também dominava a velocidade e o
efeito da bola. Contribiu com os seus conhecimentos práticos para manuais e
filmes para o desenvolvimento científico da modalidade. Durante a sua época
compreendida num intervalo temporal entre 1920 e 1926 foi considerado pelos
especialistas de ténis como um símbolo americano do run and rush.Também foi
considerado um jogador predominantemente atacante procurando acumular pontos e
aproveitando os diferentes processos técnico-táticos. Por outro lado aumentou o
ritmo de jogo essencialmente no ataque enquanto Cochet era especialista na
receção imediata, tanto no ataque como na defesa. O seu batimento antecipativo
imprimia maior velocidade de jogo. A sua forma de batimento antecipativo sobressaía
pela sua eficácia em resposta ao serviço violento, atendendo à sua espera
adiantada em relação ao serviço permitia uma enorme vantagem sobre a linha de
fundo. Esta situação dimínua o tempo de batimento da bola, mas em compensação
reduzia o ângulo de ressalto, bem como o intervalo de tempo de resposta.
Um serviço potente em que a bola ressalta no quadro de
serviço apenas 1 a 2 metros da linha de fundo concebe ao servidador uma
potencialidade de receber a resposta junto à rede.
O tenista inglês Fred Perry afirma : « a juventude deve
alicerçar os fundamentos da sua técnica na velha escola, mas apenas os
fundamentos, uma vez conseguido esta situação podemos orientamos por novas
versões de batimento antecipado da bola. Acredito que tal método de batimento
rápido poderá consolidar-se com o tempo e ocupar o espaço concedido à velha
escola pelos manuais.».
No final deste período evolutivo predominava um tipo de jogo
em que se aproveitava de todos os preceitos técnicos e tácticos ofensivos,
visando um maior ganho de pontos possível.
No ano de 1940 houve um reforço atacante no qual o
desenvolvimento na maneira de jogar foi idêntico durante este período que foi
considerado essencialmente pela geração mais velha como pouco profundo e sem
nada de comum com a cobertura total do campo. As expressões analisadas em campo e definidas em expressões desce ao campo,
bate com força; corre à rede e tenta apanhar a bola, quer saltando, quer
torcendo, devolvendo de qualquer maneira para além da red, caracteriza a
atual forma de jogar.
Atualmente o ténis opta-se por um ataque rápido cujo o
objetivo incide conjuntamente com o serviço de forma atingir uma posição estratégica na rede. Deve-se atacar com o serviço desde que haja
garantias de êxito.
Em situações de jogo de bolas frouxas ou mal colocadas não são propícias, por isso é
aconselhavél, aguardar uma posição mais favoravél de aproximação à rede para
depois seja preparada uma boa performance de batimento longo . Para que o processo
resulte é necessário o jogador dominar as diversas formas de batimento.
O serviço é um gesto técnico decisivo no batimento na fase do jogo de ataque enquanto os gestos técnicos do volley e do smash
são considerados processos de conquista de pontos na subida à rede. No gesto técnico do serviço a sua execução geralmente produz uma acção biomecânica de rotação no qual a trajetória curva da
bola é mais lenta do que o batimento tenso e dá mais tempo ao adversário realizar o contra-ataque. Os jogadores da resposta ao serviço devem ter em conta as mudanças de direção resultantes do
ressalto da bola proveniente do serviço.
Para um jogador possuidor de um serviço potente com ida à rede
é preferivél ganhar à primeira o ponto ao adversário utilizando a técnica do
serviço que poderá ser decisivo para uma vitória final numa partida ou num set,
assim como a resposta ao serviço é determinande para atual forma de jogo. A
evolução do jogo de ténis e sua metodologia de treino deverá incidir na
interação do serviço e resposta ao serviço que será o ponto fundamental da
atual forma de jogo do ténis atual.
A utilização dos drives de direita e da esquerda associado à
resposta ao serviço poderá evoluir para um estilo de jogo tático que se reveste
de grande transcendência de batimentos intermédios e de preparação do próprio
ataque à rede. Atendendo a este quadro situacional o gesto técnico de direita e da esquerda
merecem uma atenção secundária no ténis moderno.
A técnica do Lob bem aplicado concede-nos um importante
batimento defensivo com muitas possibilidades de criar mudanças decisivas no jogo.
Atualmente as diferentes formas de batimento estão relacionados com o serviço, a resposta
ao serviço, gestos técnicos de direita e esquerda, volley, smash e lob. Qualquer uma destas formas
de batimento quando bem executadas contra um adversário do mesmo nível
competitivo poderá constituir uma enorme vantagem tenística.
Estas técnicas de batimentos de bola poderá ser
exemplificadas em contextos de jogos nomeadamente na final do jogo singulares
masculinos do Torneio de Wembley de 1959 foi ganho por Olmedo de nacionalidade
norte- americana contra o tenista australiano Rod Laver, pelos parciais 6-4,
6-3, 6-4.
Bastou a Olmedo ter êxito 3 vezes consecutivas na técnica do serviço que ganhou ao
adversário com a vantagem de 5-4 que foi suficiente para quebrar o jogo de uma vez e ganhar por um resultado de 6-4. No segundo set como parcial 4-3 conseguiu durante o serviço de Laver,
fazer 5-3 na receção acabando por vencer por um resultado de 6-3 devido ao gesto técnico do serviço imediato. Na
terceira partida Laver controlava a situação de jogo servia primeiro com uma vantagem no resultado 4-3 e após o just no resultado de igualdade de jogos 4-4 houve novamente um rompimento que permitiu a Olmedo chegar
aos parciais 5-4 completando com o seu serviço a partida de jogo. Com o
desenrolar do jogo competitivo demonstra claramente como o ténis ao nível
mundial evoluiu numa dinâmica evolutiva do gesto técnico do serviço contra o adversário no qual comprova com a sua vitória na final naquela época. Como conclusão podemos ver que os dois
jogadores demonstraram um idêntico poder de serviço referente à situação de
jogo na rede no qual Laver foi mais versátil por utilizar um gesto técnico do volley enviesado. Em contrapartida para Olmedo foi decisivo a sua estratégia defensiva. Devido à sua maior eficácia
dos seus batimentos de devolução em passing-shot obrigou a Laver a lutar
muito mais para conquistar o serviço. Em diversas situações Olmedo teve de sair
de situações de jogo extramente difíceis de defesa de forma conquistar pontos
em situações vitoriosas de ataque. O jogo diversificado de defesa resultou numa
forma atacante poderosa.
Através dos comentários após o jogo de Laver em Wembley em
que afirma que o seu adversário Alex Olmedo demonstrou-se num jogador muito maduro
com um sistema ofensivo de volleys bastantes controlados. Os seus batimentos no
fundo do court não tinha nada de extraordinário, mas eram suficientemente
eficazes para não o comprometer quando não se encontrava próximo da rede. Para
derrotar Olmedo Laver tinha de chegar primeiro à rede e além disso precisava de
servir pelo menos com a mesma potência de Olmedo. O serviço de Olmedo era
difícil de devolver, só podia mandar-lhe a bola para perto. Laver chegou à
conclusão que Olmedo deteve o domínio do jogo pelo fato deste se encontrar em
permente deslocamento o que obrigou a precipitar os seus batimentos, tendo em
consequência os seus erros derivados dos seus atos.
Se tivessem atuado sobre terra batida, em vez de relva
sobressairia uma velocidade de jogo diferente mais especificamente na
velocidade da bola de serviço. Efetivamente a velocidade da bola sobre a relva
diminiu em relação à superficie de terra batida.
Nos jogos realizados em campos vulgares provavelmente
podemos captar muitas bolas e devolvê-las, o que nunca seria possível sobre a
superfície de relva. Deste quadro situacional resulta igualmente o aumento das
hipóteses de vitória em situações de jogo de ataque, mas também só tem sucesso
o jogador que possua uma estratégia atacante.
Analisando o desenvolvimento tenístico nas últimas décadas
conclui-se que atualmente se joga de maneira muito diferente de há 20 anos. Um
jogador só subia à rede quando conseguia forjar as boas condições de ataque na
linha de fundo. Atualmente podemos criar situações de ataque imediatamente após
o serviço. Um bom serviço e um bom jogo de rede são tão básicos com o domínio
dos batimentos e dos gestos técnicos do lob e do corte originário num jogo de ataque ao adversário. Em caso de igualdade de capacidades psicomotoras
e coordenativas dos atacantes, um dos jogadores sobressairá se possuir
melhor jogo de fundo derivado de uma estratégia de defesa. O jogo de fundo de court e o jogo de ataque
transformou-se num jogo transitório de defesa e ataque simultâneo. O domínio da
técnica adquire-se pela forma de atuação do batimento básico e elementar. Numa
situação primária temos que executar o batimento dos gestos técnicos de direita e esquerda antes de
chegarmos ao gestos técnicos do volley e do smash.
A atual forma de jogar exige uma condição
psicomotora muito maior do que antigamente. A corrida constante à rede depois do
serviço, o jogo de rede e o ritmo balístico da bola em trajetória aérea exige maiores capacidades piscomotoras e coordenativas dos atletas.
Neste período de desenvolvimento temos que avaliar
numa fase posterior mesmo que o estilo do jogo seja comprometido pelo ritmo, um jogador de ténis deverá ter um maior trabalho nas capacidades psicomotoras e coordenativas de
forma haja uma maior rapidez, uma maior força,e uma maior altura física para
atingir os princípios básicos estabelecidos no jogo de ténis. Nas inovações
técnicas e tácticas haverá sempre opiniões precipitadas que exigem um paradigma
nas regras de forma o ténis não se tornar um jogo monótono e desinteressante. De futuro
fala-se na redução da área de serviço para diminuir a eficácia do serviço, mas
isso contraria o desenvolvimento do ténis, pois desta forma poderá restringir
as nuances técnicas e táticas. Como é do conhecimento
geral o reportório técnico dura pouco com a própria evolução do jogo e cria-se um
novo paradigma evolutivo na modalidade. O desenvolvimento do futuro da modalidade provavelmente poderá estar dependente do aumento do ritmo de jogo e por sua vez tornar-se-à um fator primordial de evolução do atleta.
O aperfeiçoamento das condições psicomotoras possibilitará o
aumento das capacidades motoras e coordenativas do atleta no qual a construção tática
dependerá da evolução da técnica.
Relativamente à area técnica a melhoria do jogo deverá
refletir-se fundamentalmente na maior eficácia do serviço e na resposta quer na
batida do gesto técnico de direita ou esquerda.
A força ascendente associada às condições necessárias de
segurança poderão aumentar a eficácia rítmica do segundo serviço.
Nos batimentos normais constatam-se as potencialidades de
acertar na bola no momento exato de impacto depois do ressalto. Além de uma
melhor ação biomecânica da resposta ao serviço, estas potencialidades incidem
principalmente no batimento em posição de atacante contra um adversário que se
encontre próximo da rede. Através do batimento agressivo consegue-se o aumento
da velocidade da bola e da redução do tempo de batida. A importância da economia
de esforço em relação ao espaço de batimento no qual o adversário poderá ter
reduzidas hipóteses na avaliação do jogo que provavelmente poderá dificultar a
antecipação dos movimentos.
Com a evolução do material que constituem as raquetes
permitiu influenciar o próprio ritmo do jogo. Encontramos uma
prova no material que constitui a raquete de metal das décadas passadas que permitiu uma maior
elasticidade do que as de madeira normal ao nível de impressão de força à bola criando uma maior velocidade
com o mesmo dispêndio de energia.
Por outro lado a raquete impõe a conveniência do batimento
exatamente no centro, para isso basta uma ligeira diferença para provocar um
desvio na bola.
Este é o fator que poderá encontrar a razão para o tipo
de raquete a ser escolhida pelo atleta .O futuro dos materiais de grafite , kelvar , cada
vez mais influenciarão o ritmo de jogo, como em todas as variantes de desporto que visa
essencialmente o aumento das capacidades psicomotoras para o êxito do progresso
técnico. O ritmo acelarado do jogo exige uma condição fisica elevada associada à biomecânica ajustada a uma velocidade de movimentação que depende das
qualidades cognitivas do indivíduo manifestadas em situações de atenção e reação. Do mesmo
modo torna-se necessário uma aplicação de uma metodologia de treino científica
de forma os indivíduos possam desenvolver de futuro um ténis cada vez competitivo e por sua vez não é importante
que os mais jovens atletas possam fazer hoje mas o que irão fazer de futuro com a evolução da modalidade.
autor- Christopher Brandão 2014
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