A Cineantropologia De um Projeto De Futebol Para Uma População Deliquente
A cineantropologia integrada num projeto de uma atividade de animação desportiva com objetivo de realização de uma atividade direcionada para a população
jovem deliquente .
A cineantropologia do projeto està relacionada com a atividade de animação desportiva que por sua vez tem por base a animação sócio- desportiva.A dimensão histórica da animação desportiva surgiu nos anos 50 em Portugal como forma de solucionar toda a problemática social. Segundo Lobrot (1977) carateriza a animação desportiva por uma ação
dinâmica direta que produz a motricidade, a vida, a atividade, segundo orientações metodológicas que solicitem os aspetos mais criativos dos humanos em busca de
um prazer de excitação e de motivação de uma população, independente do seu nível etário e do seu nível socio-comportamental.A animação desportiva enquadra-se numa atividade cineantropológica de caráter lúdico manifestado por exercícios de divertimento aplicados em indivíduos em ocupação dos seus tempos livres de forma a usufruir com prazer de uma prática formal ou informal de um processo de
socialização.A setorização desportiva da atividade enquadra-se num interface de ligação entre o indivíduo e a educação colectiva que poderá ser implementada na modalidade do futebol com a intenção de combater a delinquência juvenil através de uma prevenção primária e preventiva dos indivíduos em prática.A cineantropologia do projeto deverá ter em conta a gestão dos recursos materiais e humanos propostos na atividade. A importância do material desportivo como as bolas de futebol, os coletes de duas
cores diferentes e dos cones ou dos pinos são elementos fundamentais para o desenvolvimento da atividade propriamente dita.(A importância dos aspetos técnicos -tácticos da modalidade de futebol, há que ter em conta as técnicas fundamentais do passe, do remate e da receção. O futebol é a uma modalidade popular e universal em termos de linguagem desportiva e por sua vez tem um baixo custo económico. Esta modalidade poderá ser jogado em qualquer tipologia polivalente plana.)
Objetivos De uma Cineantropologia Do Projeto
Os objetivos desta atividade proposta à população jovem deliquente visa a ocupação dos tempos de lazer através de uma dinâmica de socialização
interativa dos diversos sujeitos para que possam ter oportunidade de pràtica de uma modalidade universal com vista combater o
sedentarismo e a deliquência através de um plano estratégico de atividades programadas de animação
desportiva de acordo com o morfotipo do sujeito, do sexo do indivíduo, do local, do nível social e dos meios de formação.A
animação desportiva enquadra o espaço geográfico onde se encontra inserido a população deliquente para uma oferta desportiva diversificada de atividades
com finalidades de gestão e dinamização dos tempos livres cujo o seu contributo só se
fará sentir de uma forma criteriosa, organizada e planificada
segundo determinados programas estratégicos definidos para uma população alvo com caraterísticas diferenciadas.
A Base Do Programa Cineantropológico
A base do programa cineantropológico da atividade consiste em
cinco partes:
A primeira parte será a
fase da divulgação e da promoção da atividade, através do conceito de marketing desportivo
na sua forma mais simples para a mais complexa, utilizando todos os meios tecnológicos à disposição do orientador , como exemplo os mass média, os computadores, os emails, os sms, os telemóveis, etc. Podemos sensibilizar a população local por
publicidade de panfletos, de outdoors, caixas de multibanco, estações de autocarros e de metro etc.
A segunda parte será
receção das inscrições dos jovens.
A terceira parte
consistirá na preparação do espaço e dos meios materiais e humanos necessários
para a concretização da atividade.
Quarta parte será a realização de alguns exercícios propostos pelo professor/treinador relacionados com os gestos técnicos de passe e remate que numa fase
inicial serão individuais e à posteriori em grupos aleatórios de dois ou de três indivíduos.
A quinta e última
Parte será a atividade propriamente dita que após o seu terminus o professor deverá obrigar a população jovem à arrumação do respetivo material.
O tempo útil da atividade terá a
duração de sensivelmente 60 minutos.
Todos os exercícios propostos
serão de caràter lúdico, uma vez que haverá indivíduos que irão sentir mais
dificuldades do que outros, mas de certa forma acabam por simpatizar e compartilhar
estas dificuldades propostas pela atividade de animação, na tentativa de harmonizar os seus comportamentos através de uma prática de satisfação do seus estados de alma deacordo com o seu contexto cineantropológico desportivo.
A atividade cineantropológica proposta será a modalidade do Futebol que através de um conjunto de exercícios dos mais simples para os mais complexos poderão ser completados pelo jogo através de um processo:
1- De aquecimento com mobilização e Alongamentos osteo-articular
2- Do sujeito com uma bola vai tentar dominá-la
no ar sem deixar cair com todas as partes do corpo exceto as mãos.
3- De dois a dois os sujeitos passam a bola pelo
ar entre si, sem a deixar cair, no qual o aluno que recebe domina e passa novamente ao
companheiro
4- De dois a dois os sujeitos passam a bola
entre si mas, só podem passar e dominar com os pés.
5- De dois a dois os sujeitos passam a bola
entre si mas, só pode recebê-la e passá-la de cabeça.
6-Do ogo dos postes, cada um dos sujeitos com
uma bola vão tentar de fora das áreas rematar e acertar nos postes das balizas.
7- Do jogo dos cones, duas equipas, um campo
limitado com cones e os alunos vão tentar marcar golos, acertando nos cones através de acções de jogo propriamente dito.
8- Dos alongamentos e Retorno à calma
Quadro de gestão de tempos dos Exercícios propostos na modalidade:
Exercícios
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Tempo (minutos)
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1
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10’
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2
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5’
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3
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5’
|
4
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5’
|
5
|
5’
|
6
|
5’
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7
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15’
|
8
|
10’
|
Total
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60’
|
A importância da integração da população deliquente nas atividades sóciodesportivas poderá eventualmente baixar a criminalidade na zona onde habitam, e evitar desvios de conduta comportamental por parte destes, para caminhos da toxicodepêndencia, da crimanilidade e canalizando a sua autoestima para o processo educativo, de forma a combater de futuro os seus estados de pobreza .
autor:
cHristopher Brandão 2014
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