quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A Cineantropologia das abordagens tenísticas

                            
 A Importância Das Diferentes Abordagens Tenísticas 

A importância do interesse desta área resultou da constatação de que as bases teóricas usualmente aceites para uma aprendizagem correta do ténis nem sempre são eficazes no processo ensino-aprendizagem da modalidade, no qual os treinadores de ténis muitas vezes sentem algumas dúvidas sobre a metodologia de treino a adotar. Na maioria das escolas internacionais, os métodos de ensino são tão diferenciados de serem compatíveis com aquilo que  foi transmitido ao longo das suas carreiras de treinadores. As poucas referências dadas aos processos de aprendizagem revelam uma perspectiva bastante empírica e tradicional de uma abordagem reducionista de uma metodologia de treino desportivo estruturada para o paradigma cognitivo clássico.
O interface entre os postulados teóricos e a aplicação prática mesmo entre os investigadores da área, é reconhecida pela sua inoperacionalidade de conhecimento teórico atualizado para compreender as exigências presentes das aprendizagens das tarefas motoras mais complexas.
A cineantropologia tem procurado a integração do conhecimento multidisciplinar já existente para futuras investigações de novas perspectivas no desenvolvimento desta modalidade.
A cineantropologia tenística tenta na investigação criar uma nova dinâmica na compreensão da modalidade em causa, através de respostas e novas questões que propõem uma curiosidade científica na descoberta de novas metodologias de treino que sejam capazes criar um novo conhecimento científico à modalidade em causa.
O problema dos paradigmas cognitivo clássico e ecológico resulta em diferentes perspetivas em encarar a cineantropologia do treino das habilidades psicomotoras dos diferentes atletas de níveis etários diferentes. Estas diferentes abordagens provavelmente produzirão resultados distintos nos diferentes praticantes da modalidade. Conhecer as causas ajudará não só a melhorar a intervenção prática dos treinadores, mas essencialmente testar as consequências dos princípios subjacentes à criação de um modelo tenístico fundamental para o desenvolvimento da modalidade.
O objetivo deste conhecimento visa aferir as consequências que as abordagens tenísticas possam metodologicamente influenciar o desenvolvimento psicomotor dos praticantes ao nível de diferentes tarefas motoras.
A opção de seleccionar aleatoriamente diferentes tarefas motoras advém do facto do tipo de tarefa ser decisivo no desenvolvimento do tipo de jogo do atleta. A abordagem tradicional tem como objectivo a descoberta empírica de processos de ensino- aprendizagens diferentes às dimensões da tarefa que por sua vez podem constituir uma utopia deixada a partir da herança de conhecimentos tradicionais de aprendizagem de treinadores e ex-atletas profissionais de alta competição que visam uma construção teórica aleatória baseada nas melhores tarefas biomecânicas seleccionadas que servem melhor o quadro situacional actual do atleta treinado.
A questão que se coloca é saber se as diferentes abordagens teóricas tradicionais da aprendizagem contribuirão para o processo de aprendizagem de tarefas com características específicas.

As habilidades consideradas são todas as execuções dos gestos técnicos biomecânicos da modalidade, realçando as principas técnicas de direita, e de esquerda e por fim a mais complexa o serviço. No caso do gesto técnico da esquerda poderá ser de dois tipos de execução biomecânica possível com uma identidade própria ao estilo de jogo do atleta que poderá executà-la com uma ou duas mãos. É reconhecido que existem diferenças significativas entre essas execuções. Desta forma é essencial estudar o efeito cineantropológico das diferentes abordagens no mesmo tipo de execução.

Christopher Brandão-2014

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