A Importância Das Diferentes Abordagens Tenísticas
A importância do
interesse desta área resultou da constatação de que as bases teóricas
usualmente aceites para uma aprendizagem correta do ténis nem sempre são eficazes no
processo ensino-aprendizagem da modalidade, no qual os treinadores de ténis
muitas vezes sentem algumas dúvidas sobre a metodologia de treino a adotar. Na
maioria das escolas internacionais, os métodos de ensino são tão diferenciados
de serem compatíveis com aquilo que foi
transmitido ao longo das suas carreiras de treinadores. As poucas referências dadas aos
processos de aprendizagem revelam uma perspectiva bastante empírica e tradicional
de uma abordagem reducionista de uma metodologia de treino desportivo
estruturada para o paradigma cognitivo clássico.
O interface entre os postulados
teóricos e a aplicação prática mesmo entre os investigadores da área, é
reconhecida pela sua inoperacionalidade de conhecimento teórico atualizado
para compreender as exigências presentes das aprendizagens das tarefas motoras
mais complexas.
A cineantropologia tem procurado a
integração do conhecimento multidisciplinar já existente para futuras
investigações de novas perspectivas no desenvolvimento desta modalidade.
A cineantropologia tenística
tenta na investigação criar uma nova dinâmica na compreensão da modalidade em
causa, através de respostas e novas questões que propõem uma curiosidade científica
na descoberta de novas metodologias de treino que sejam capazes criar um novo conhecimento
científico à modalidade em causa.
O problema dos paradigmas
cognitivo clássico e ecológico resulta em diferentes perspetivas em encarar a
cineantropologia do treino das habilidades psicomotoras dos diferentes atletas de níveis etários diferentes. Estas diferentes
abordagens provavelmente produzirão resultados distintos nos diferentes praticantes
da modalidade. Conhecer as causas ajudará não só a melhorar a intervenção
prática dos treinadores, mas essencialmente testar as consequências dos
princípios subjacentes à criação de um modelo tenístico fundamental para o
desenvolvimento da modalidade.
O objetivo deste conhecimento
visa aferir as consequências que as abordagens tenísticas possam
metodologicamente influenciar o desenvolvimento psicomotor dos praticantes ao
nível de diferentes tarefas motoras.
A opção de seleccionar aleatoriamente
diferentes tarefas motoras advém do facto do tipo de tarefa ser decisivo no
desenvolvimento do tipo de jogo do atleta. A abordagem tradicional tem como
objectivo a descoberta empírica de processos
de ensino- aprendizagens diferentes às dimensões da tarefa que por sua vez
podem constituir uma utopia deixada a partir da herança de conhecimentos
tradicionais de aprendizagem de treinadores e ex-atletas profissionais de alta
competição que visam uma construção teórica aleatória baseada nas melhores tarefas biomecânicas
seleccionadas que servem melhor o quadro situacional actual do atleta treinado.
A
questão que se coloca é saber se as diferentes abordagens teóricas tradicionais
da aprendizagem contribuirão para o processo de aprendizagem de tarefas com
características específicas.
As
habilidades consideradas são todas as execuções dos gestos técnicos biomecânicos da modalidade, realçando as principas técnicas de
direita, e de esquerda e por fim a mais complexa o serviço. No caso do gesto técnico da esquerda poderá
ser de dois tipos de execução biomecânica possível com uma identidade própria ao estilo de jogo do atleta que poderá executà-la com uma ou duas mãos. É reconhecido que existem diferenças significativas entre
essas execuções. Desta forma é essencial estudar o
efeito cineantropológico das diferentes abordagens no mesmo tipo de execução.
Christopher Brandão-2014
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