terça-feira, 16 de setembro de 2014

Cineantropologia de uma aula de atividade de Ténis




 A Importância Pedagógica de uma aula de Ténis
                                  

A importância de uma aula dinâmica pedagógica  numa atividade físico desportiva específica de forma a aplicar uma metodologia eficaz no processo-ensino aprendizagem da modalidade do ténis.
Como todos sabemos, não existe receitas exatas ,mas existem sempre soluções ou procura de soluções que sejam capazes de resolver toda a problemática que uma atividade ou modalidade pode promover.
Após uma investigação científica no qual os treinadores devem inserir em questões de formação relacionadas com esta actividade física de forma integrar algumas normas e valores sociais segundo uma estrutura hierarquizada de relações humanas entre professor/Treinador  e atletas de forma a concretizar um planeamento em contexto real.
Utilizando a frase do Professor Doutor Sarmento ¨ A pedagogia é a ciência que estuda os métodos, processos ou técnicas que visam a prática da educação e do ensino ¨.O aprofundamento de uma estratégia eficaz nas aprendizagens dos diferentes gestos técnicos do ténis através do jogo reduzido e lúdico exige o domínio de determinadas competências que provavelmente podem dar novas experiências das diferentes situações e tarefas que por sua vez são capazes de produzir novos conhecimentos pedagógicos através da interacção pessoal dos diferentes sujeitos em prática orientados com o respetivo orientador da atividade pelos seguintes itens:
  
                  Estratégia de Ensino - Jogos reduzidos com objetivos propostos aos alunos:

      - Introdução aos diversos gestos desportivos
     -  Coopera com os companheiros quer nos exercícios quer nos jogos, escolhendo as acções adequadas ao êxito pessoal ou do companheiro admitindo as indicações que lhe dirigem e aceitando as opções de falha dos seus colegas
  - Aceita as decisões da arbitragem identificando os respectivos sinais e trata com igual cordialidade e respeito o parceiro e adversários
- Conhecer os objectivos do jogo, a função e o modo de execução das principais acções técnico tácticas e suas principais regras:
a-    Inicio e recomeço do jogo
b-    Formas de jogar a bola
c-    Bola fora
d-    Net-ball
e-    Sistemas de pontuação adequado às suas acções psicomotoras


Objectivos nas diversas situações de jogo:

- Serve por cima colocando a bola no campo contrário tocando-a no ponto mais alto com extensão do membro superior
- O aluno posiciona-se para bater a bola do lado direito e esquerdo de acordo com a sua trajectória num plano à frente do corpo e de baixo para cima criando um pequeno efeito e colocando a bola ao longo da linha ou cruzada de acordo com a posição de batimento no sentido de dificultar a sua acção
- Após o batimento de uma bola a meio-campo que crie dificuldades na devolução ao adversário avança para a rede posicionando-se correctamente para devolver a bola aleatoriamente à esquerda ou à direita sem deixar cair no chão volei, avançando ao encontro desta e batendo-a à frente da linha de ombros
- Na devolução de bolas com trajectórias altas, bate a bola acima do plano da cabeça, no ponto mais alto e com o braço em extensão (smash) após o enquadramento lateral em relação à rede
- Após cada batimento recupera o enquadramento deslocando-se para o meio do seu campo linha de fundo, em condições de prosseguir com êxito o jogo


Meios de ensino:

- Os meios de ensino correspondem aos instrumentos práticos de jogo (jogo, exercícios e jogos pré-desportivos que veiculam todos os princípios de natureza pedagógica, didáctica e metodológica, fundamentais para o sucesso do processo ensino-aprendizagem do jogo).
Os jogos pré desportivos serão uma forma de aprendizagem mais rápida de evolução de uma actividade:
1-    Oposição
2-    Intercepção
3- Perseguição
A análise dos exercícios a serem aplicados poderá ser:
1- Gerais
2- Específicos
3- Competitivos
Análise do jogo pode ser feita de 2 formas:
1-    Reduzido
2-    Geral
Os jogos pré-desportivos de uma forma simplificada uma série de comportamentos básicos e característicos dos jogos desportivos colectivos e individuais assumem-se como um elemento pedagógico e lúdico para o processo ensino-aprendizagem do jogo.
Ao nível de todo o processo de aprendizagem se desenvolve para princípios técnicos e lúdicos em que o resultado define-se por um somatório técnicas e tácticas das formas mais simples para as mais complexas.
A metodologia dos jogos pré-desportivos deve ser efectuada em espaços reduzidos de forma haja uma melhor dinâmica na relação dos atletas no processo de ensino-aprendizagem
O desenvolvimento dos jogos pré-desportivos deve promover a progressão de bola através de 5 factores:
-controlo
- Direcção
- Colocação
- Velocidade
- Rotação
- Trajectória

Elementos do plano de Aula

Tempo de duração-30 minutos
Material- Pinos, arcos , raquetes, bolas e corda
Sessão treino- Sensibilização aos diversos gestos técnicos (serviço, direita, esquerda, volei,)
Nível da actividade- Elementar
Nível etário- 7 aos 12 anos
Feed-backs a utilizar- Positivos, descritivos, interrogativo, avaliativo e outros de forma a motivar os sujeitos à prática
Local actividade- Espaço exterior ou interior com redes de mini- ténis ou rede de ténis adequado ao nível etário do aluno

                             Plano de Aula

O Plano de aula será composto por 3 partes:

1-    Parte do aquecimento
2-    Parte Fundamental
3-    Parte Retorno à calma

Tempo de cada parte
Parte do aquecimento- 5 minutos
Parte Fundamental- 20 minutos
Parte retorno à calma- 5 minutos

Formas de organização dos alunos- fila única, grupos de 2 frente ou oposição condicionados ao número de raquetes e bolas
Estratégias de intervenção- A informação por Parte do professor deverá ser executada por demonstração prática de forma haja melhor compreensão dos exercícios em todas as fases e assimilação dos respectivos conteúdos

  Considera-se os fundamentos essenciais para o critério de êxito de forma dar
a possibilidade de quantificar o valor técnico do jogo cujo o objectivo é fazer passar a bola por cima da rede.
A avaliação dos jogos pré-desportivos como uma actividade codificada e lúdica de oposição directa intencionada para acções de finalização.
 Estes são elementos importantes para o processo ensino-aprendizagem de uma aula de ténis no qual a motivação e o jogo devem ser as principais peças no desenvolvimento psicomotor dos atletas mais jovens que iniciem esta aliciante atividade cineantreopológica baseada no programa play and stay da ITF .

                                                      Christopher Brandão -2014

                          


Sem comentários:

Enviar um comentário