A Importância Pedagógica de uma aula de Ténis
A
importância de uma aula dinâmica pedagógica
numa atividade físico desportiva específica de forma a aplicar uma
metodologia eficaz no processo-ensino aprendizagem da modalidade do ténis.
Como
todos sabemos, não existe receitas exatas ,mas existem sempre soluções ou
procura de soluções que sejam capazes de resolver toda a problemática que uma atividade
ou modalidade pode promover.
Após
uma investigação científica no qual os treinadores devem inserir em questões de
formação relacionadas com esta actividade física de forma integrar algumas
normas e valores sociais segundo uma estrutura hierarquizada de relações
humanas entre professor/Treinador e
atletas de forma a concretizar um planeamento em contexto real.
Utilizando
a frase do Professor Doutor Sarmento ¨ A pedagogia é a ciência que estuda os
métodos, processos ou técnicas que visam a prática da educação e do ensino ¨.O
aprofundamento de uma estratégia eficaz nas aprendizagens dos diferentes gestos
técnicos do ténis através do jogo reduzido e lúdico exige o domínio de determinadas
competências que provavelmente podem dar novas experiências das diferentes
situações e tarefas que por sua vez são capazes de produzir novos conhecimentos
pedagógicos através da interacção pessoal dos diferentes sujeitos em prática
orientados com o respetivo orientador da atividade pelos seguintes itens:
Estratégia de Ensino - Jogos
reduzidos com objetivos propostos aos alunos:
- Introdução aos diversos gestos desportivos
- Coopera com os companheiros quer nos exercícios quer
nos jogos, escolhendo as acções adequadas ao êxito pessoal ou do companheiro
admitindo as indicações que lhe dirigem e aceitando as opções de falha dos seus
colegas
- Aceita as decisões da arbitragem identificando os
respectivos sinais e trata com igual cordialidade e respeito o parceiro e
adversários
- Conhecer os objectivos do jogo, a função e o modo de
execução das principais acções técnico tácticas e suas principais regras:
a- Inicio e recomeço do jogo
b- Formas de jogar a bola
c- Bola fora
d- Net-ball
e- Sistemas de pontuação adequado às suas acções
psicomotoras
Objectivos nas diversas situações de
jogo:
-
Serve por cima colocando a bola no campo contrário tocando-a no ponto mais alto
com extensão do membro superior
-
O aluno posiciona-se para bater a bola do lado direito e esquerdo de acordo com
a sua trajectória num plano à frente do corpo e de baixo para cima criando um
pequeno efeito e colocando a bola ao longo da linha ou cruzada de acordo com a
posição de batimento no sentido de dificultar a sua acção
-
Após o batimento de uma bola a meio-campo que crie dificuldades na devolução ao
adversário avança para a rede posicionando-se correctamente para devolver a
bola aleatoriamente à esquerda ou à direita sem deixar cair no chão volei,
avançando ao encontro desta e batendo-a à frente da linha de ombros
-
Na devolução de bolas com trajectórias altas, bate a bola acima do plano da
cabeça, no ponto mais alto e com o braço em extensão (smash) após o
enquadramento lateral em relação à rede
-
Após cada batimento recupera o enquadramento deslocando-se para o meio do seu
campo linha de fundo, em condições de prosseguir com êxito o jogo
Meios de ensino:
-
Os meios de ensino correspondem aos instrumentos práticos de jogo (jogo,
exercícios e jogos pré-desportivos que veiculam todos os princípios de natureza
pedagógica, didáctica e metodológica, fundamentais para o sucesso do processo
ensino-aprendizagem do jogo).
Os
jogos pré desportivos serão uma forma de aprendizagem mais rápida de evolução
de uma actividade:
1- Oposição
2- Intercepção
3- Perseguição
A análise dos exercícios a serem aplicados poderá ser:
1- Gerais
2- Específicos
3- Competitivos
Análise do jogo pode ser feita de 2 formas:
1- Reduzido
2- Geral
Os jogos pré-desportivos de uma forma simplificada uma
série de comportamentos básicos e característicos dos jogos desportivos
colectivos e individuais assumem-se como um elemento pedagógico e lúdico para o
processo ensino-aprendizagem do jogo.
Ao nível de todo o processo de aprendizagem se
desenvolve para princípios técnicos e lúdicos em que o resultado define-se por
um somatório técnicas e tácticas das formas mais simples para as mais
complexas.
A metodologia dos jogos pré-desportivos deve ser
efectuada em espaços reduzidos de forma haja uma melhor dinâmica na relação dos
atletas no processo de ensino-aprendizagem
O desenvolvimento dos jogos pré-desportivos deve
promover a progressão de bola através de 5 factores:
-controlo
- Direcção
- Colocação
- Velocidade
-
Rotação
-
Trajectória
Elementos do plano de Aula
Tempo de duração-30 minutos
Material- Pinos, arcos , raquetes, bolas e corda
Sessão treino- Sensibilização aos diversos gestos técnicos (serviço, direita, esquerda, volei,)
Nível da actividade- Elementar
Nível etário- 7 aos 12 anos
Feed-backs a utilizar- Positivos, descritivos, interrogativo, avaliativo e outros de forma a motivar os sujeitos à prática
Local actividade- Espaço exterior ou interior com redes de mini- ténis ou rede de ténis adequado ao nível etário do aluno
Plano de Aula
O Plano de aula será composto por 3 partes:
1- Parte do aquecimento
2- Parte Fundamental
3- Parte Retorno à calma
Tempo de cada parte
Parte do aquecimento- 5 minutos
Parte Fundamental- 20 minutos
Parte retorno à calma- 5 minutos
Formas de organização dos alunos- fila única, grupos de 2 frente ou oposição condicionados ao número de raquetes e bolas
Estratégias de intervenção- A informação por Parte do professor deverá ser executada por demonstração prática de forma haja melhor compreensão dos exercícios em todas as fases e assimilação dos respectivos conteúdos
Considera-se os fundamentos essenciais para o
critério de êxito de forma dar
a possibilidade
de quantificar o valor técnico do jogo cujo o objectivo é fazer passar a bola
por cima da rede.
A
avaliação dos jogos pré-desportivos como uma actividade codificada e lúdica de
oposição directa intencionada para acções de finalização.
Estes são elementos importantes para o
processo ensino-aprendizagem de uma aula de ténis no qual a motivação e o jogo devem ser as principais peças no desenvolvimento psicomotor dos atletas mais jovens que iniciem esta aliciante atividade cineantreopológica baseada no programa play and stay da ITF .
Christopher Brandão -2014
Sem comentários:
Enviar um comentário