segunda-feira, 25 de julho de 2016
A ludoalfebatização
No primeiro ano de educação infantil é fundamental a utilização dos jogos no processo de alfabetização. As dificuldades de aprendizagem poderá ser auxiliado por um processo de leitura baseado na prática da escrita, o que provavelmente produzirá uma melhoria ao nível da alfabetização.
A importância dos jogos, nos processos de ensino aprendizagem, tem por objetivo compreender as práticas pedagógicas necessárias, para a concretização de uma boa escrita.
Os professores estabelecem uma relação entre o concreto com o lúdico, numa determinada idade, em que a criança constrói os seus próprios conceitos mais abstratos.
Através da diferenciação simbólica a fusão inicial do objeto com significado traduz numa boa aquisição de leitura para um bom desenvolvimento da escrita.
A importância dos jogos no processo de alfabetização desempenha um papel facilitador de aprendizagem das letras. Para desenvolver as habilidades de leitura é necessário considerar a prática de escrita.
As diferenças entre as letras e a alfabetização, nem sempre representa a dimensão da fala. O indivíduo para saber ler e escrever tem de compreender o que está interpretando.
O desenvolvimento da leitura desperta a atenção da escrita pelo desempenho global de todo o processo educativo. A leitura mostra-nos o desenvolvimento da aprendizagem dos principais tópicos, muito antes do indivíduo entrar para o sistema educativo.
Os jogos sem dúvida são meios facilitadores de descoberta pela prática de leitura e da escrita. Os profissionais da área educativa necessitam de uma qualidade de prática psicopedagógica que reconhece o intellingence dos jogos, como veículo de desenvolvimento social, emocional e intelectual. O indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua criatividade, mas através do jogo apresentamos uma forma de divertimento que contribuiu essencialmente para o desenvolvimento lúdico criativo do seu raciocínio lógico abstrato, através da aquisição de conhecimento espontâneo. O ato de brincar num determinado espaço de experimentação lúdica, permite a transição entre o mundo imaginário para o real. Durante as experiências em sala de aula, os professores apercebem-se das dificuldades dos alunos ao nível da leitura e da escrita, utilizando métodos de ensino que estimulem a sua própria criatividade.
O ensino continua reproduzindo um conteúdo tradicional sem compreender a verdadeira dimensão dos problemas de aprendizagem do conhecimento das letras. Os efeitos negativos dessa prática de aprendizagem durante todo o processo educativo de alfabetização, tem levado a uma reflexão por parte dos professores, em reconhecer o maior valor estratégico da pedagogia necessária para explorar o maior potencial educativo do aluno na obtenção de sucesso escolar.
Os principais conceitos e diferenças entre a alfabetização e as letras deverão ser suportadas pelas melhores metodologias de abordagem, o que proporciona resultados significativos na área educacional, no sentido criar uma visão holística do sistema educativo, em produzir conhecimentos que contribuem para uma melhor transformação da realidade atual.
As várias possibilidades em estudar fenômenos que envolvem as relações sociais estabelecidas em diversos ambientes, permitem desmistificar algumas caraterísticas básicas, que identificam variáveis qualitativas que melhor compreendem o contexto integrado do individuo em situação escolar.
A produção de conhecimentos poderá eventualmente contribuir para a transformação da realidade estudada, através da ludomotricidade inserida no processo de ensino aprendizagem da alfabetização social, que por sua vez, visa estabelecer uma relação sinergética simbiótica entre a teoria com a prática.
Christopher brandão, 2016
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