terça-feira, 14 de outubro de 2014

Génese Da Cineantropologia Evolutiva Da Espécie Humana


 A Origem Cineantropológica da espécie humana determina a Comunicação?                                                              

A Ciência da Cineantropologia tem por base o homem em movimento biomecânico que se manifesta de várias formas e de várias expressões culturais, criando um contexto histórico num determinado espaço temporal que se  desenvolve numa dinâmica  filogenética  e ontogenética.
O homem biomecânico determina o seu conhecimento restrito e universal através da construção acessível ao seu mundo interior que funciona por sua vez como uma condição de sobreviência e de transferência cultural que se extravia para o mundo exterior por um corpo cinemático e estático.
Atualmente em pleno milénio pretendemos tornar mais acessível a forma em que se constroi o ser humano num todo dinâmico e estático em que o movimento funciona como um princípio ativo de objeto de estudo da Ciência Cineantropológica. Uma nova dimensão humana se expressa  para uma nova condição psicomotora de auto-superação de um corpo em movimento em diferentes espaços físicos e geográficos.
A Cineantropologia supõe de facto o desenvolvimento global de estruturas e de componentes reguladas por um sistema nervoso central que mantém a regulação, a execução e a integração comportamental do homem traduzida numa apropriação permanente de cultura adquirida pela sua experiência no espaço físico e geográfico em que se encontra inserido.
A Cineantropologia tem origem no homem que se movimenta através de várias formas, desde do rastejar, gatinhar, andar, correr, etc. É sensivelmente uma ciência do homem em movimento que por sua vez produz uma ação paradigmàtica paralela à história da antropologia.
As ciências humanas começam num atómo para terminarem em organizações mutantes hipercomplexas de genes que determinam as sociedades humanas no planeta terra. No estudo é necessário investigar e experimentar de forma a criar questões problemáticas com respostas que sejam compreendidas por todos e que naquele momento seja a solução ao homem que se movimenta no espaço físico e geográfico que se encontra inserido. Tendo por base um estudo multidisciplinar de diversas áreas científicas, desde da biologia, da psicologia, da ciência da motricidade humana, da antropologia,  da filosofia,da física quântica, da biomecânica, da cinesiologia de forma compreendemos a sociedade onde se integra e coabitam homens que regem por princípios políticos,religiosos,  sociológicos e  ideológicos, em que a compreensão da dinâmica evolutiva humana só se constroi à custa de um espaço geográfico e físico onde se realiza a história, a  religião e onde se destroi a ecologia para uma urbanização civilizacional. Para que serve uma analise da realidade humana centrada na sociedade cada vez mais hieriquizada e competitiva que o homem atual enfrenta e  que se especula intelectualmente ? Toda a vida cineantropológica é derivada em função do sentido de vida que o ser humano pretende conferir à sociedade. 
 A emergência da ciência cineantropológica auxilia-se numa ação epistemológica  multidisciplinar e  associativa às outras ciências, como exemplo, a Motricidade Humana, a Antropologia, a Sociologia, a Geografia, a Anatomia, etc, e por sua vez vem contribuir para o surgimento de novos estudos académicos num quadro concetual que define o homem em movimento estático ou dinâmico como um todo de estruturas interativas que integram o seu próprio espaço físico e geográfico. Toda a sua ação biomecânica diverge para uma intencionalidade operante que responde às necessidades de superação da sua própria sobrevivência.
Se admitimos a existência e a coexistência desta nova ciência cineantropológica exploradora de todas as condutas e situações psicomotoras individuais e coletivas manifestadas em movimento e passando por qualquer tipo de prática ou experiência onde se incluem o movimento, a comunicação motora e a expressão corporal em geral desenvolvidas por ações biomecânicas que dão ao corpo humano o poder de sobrevivencia no seu próprio espaço físico e geográfico.
Na dimensão espacio-temporal o homem considera-se um animal simbólico que depende do seu corpo em movimento para a construção das suas emoções e sentimentos para desenvolver as suas próprias ideias muitas vezes com anseios, esperanças e frustrações.
O homem em movimento transcende  em si mesmo para uma realidade de construção simbólica hierarquizada consoante a  posição que se define na sociedade e que por sua vez  é atribuído poder pelas suas ações cinemáticas por representações sociais de estatuto quer pelas suas riquezas materiais ou económicas ou títulos académicos ou de nobreza, nas quais se encontram relacionadas com a definição cultural da cosmogonia estruturada pelo produto que a própria sociedade confere.
 O homem no seu mundo cinemático varia com o sexo,  com o seu nível etário, e com o seu status social de acordo com as realidades e situações cinemáticas que cria com os seus estilos de vida.
Para cineantropologia torna-se necessário analisar diacronicamente o homem em movimento num determinado espacio-temporal em que vive com a sua presença física num determinado espaço físico e geográfico que produz  movimento por ações biomecânicas cruciais para a criação da sua cultura de forma simbólica e muita vezes de difícil interpretação e compreensão.
A dimensão cineantropológica associada aos seus paradigmas e subparadigmas evoluem através da transdisciplinaridade das outras ciências emergidas pela Motricidade, Psicomotricidade, Neurologia, Epistemologia, Antropologia e as mais recentes, a Física Quântica até à partícula de Deus. A cinenatropologia não esgota a sua explicação no objeto de estudo hipercomplexo do homem com corpo em  movimento que transcende  para uma pura dimensão biomecânica produzida por instrumentos práxicos que por sua vez realizam o transfert no seu próprio espaço físico e geográfico do seu mundo natural para o mundo civilizacional.

A civilização humana é a chave da evolução da performance do produto do rendimento psicomotor do homem que se manifesta no seu próprio movimento cineantropológico num paradigma espacial e geográfico.

A cineantropologia necessita de uma visão holística derivada de um somatório de partes estruturadas do movimento do homem em pleno desenvolvimento evolutivo e produtivo da própria espécie humana em função aos seus processos  comunicativos e civilizacionais.
A Ciência Cineantropológica é solucionavél através da multitransdisciplinariedade, uma vez que toda a sua  problemática evolutiva do homem será  auxiliada pela convergência de todas áreas do conhecimento, de forma a  compreender a globalidade de todo o processo comunicativo humano.
    
 autor-Christopher Brandão 2014


















Sem comentários:

Enviar um comentário