domingo, 5 de outubro de 2014

Modelo Cineantropológico Holístico Permanente


O Modelo Cineantropológico Holístico Permanente

 As faixas etárias pertencentes a cada fase motora deveriam ser consideradas como orientações gerais do conceito de apropriação etária. Os sujeitos que trabalham frequentemente em fases diversificadas estão condicionados ao espaço geográfico e ao modus vivendi de certas estruturações cineantropológicas que são originárias das causas genéticas. É inteiramente impossível para um sujeito que se encontre numa faixa etária dos 10 anos de idade trabalhar numa fase de movimentos cineantropológicos especializados pertencentes a um estágio de utilização permanente de atividades estabilizadoras que envolvem movimentos cinemáticos pertencentes a um estádio elementar da fase dos movimentos fundamentais. Em habilidades manipulativas e locomotoras como atirar, apanhar, correr e agarrar, o modelo cineantropológico holístico permanente é apresentado como uma não teoria abrangente do desenvolvimento motor. A analíse heurística representa um modelo conceitual de desenvolvimento motor que nos fornece orientações gerais para a descrição e explicação da ciência cineantropológica. A diversificação heurística do algoritmo exige uma metodologia científica que garanta uma boa solução para um determinado tipo de problema. A heurística compreende todas as normas práticas que fornecem pistas sobre a busca de respostas exatas para determinados problemas. No estudo do desenvolvimento cineantropológico muitas teorias partem de modelos heurísticos que exigem muitas vezes modelos matemáticos baseados em algoritmos. O modelo da ampulheta é uma invenção heurística útil para conceituar e explicar a totalidade do desenvolvimento cineantropológico ao longo da evolução humana. A compreensão de um modelo cineantropológico em formato de ampulheta explica no seu interior onde se encontra a areia que por sua vez representa a vida da espécie humana em dois percursos direcionados para dois recipientes no qual um representa a hereditariedade e o outro representa o espaço físico ou geográfico. O recipiente hereditário é possuidor de uma tampa enquanto o recipiente do espaço físico ou geográfico não tem. O timing de concepção da estruturação genética humana é determinado pela quantidade de areia fixa num recipiente que por sua vez  poderá ser acrescentada ao outro recipiente e à sua ampulheta.
 Poderíamos baixar-nos sobre a pilha de areia que representa o espaço físico e geográfico e colocar mais areia na ampulheta. Os dois recipientes de areia  significam que tanto a hereditariedade como o espaço físico ou geográfico influenciam o desenvolvimento cineantropológico que por sua vez produz a própria evolução da espécie humana. Numa analise final não importa realmente se a ampulheta esteja preenchida com areia hereditária ou espacial o que importa é que o seu conteúdo seja o recheio da vida derivado do produto da hereditariedade associado ao espaço físico ou geográfico.
A importância do desenvolvimento cineantropológico no ciclo de vida humano exige uma observação das etapas reflexas e rudimentares do desenvolvimento psicomotor da própria espécie humana. Podemos analisar a areia a ser vertida na ampulheta como um modo não exclusivo do recipiente hereditário. O desenvolvimento sequencial cineantropológico nos primeiros anos de vida do ser humano é bastante resistente às transformações exceto em condições espaciais extremas. As primeiras fases de desenvolvimento cineantropológico é altamente previsível. Nas habilidades motoras rudimentares a variabilidade é mais motriz ao nível das faixas etárias mais baixas. A ausência de espaço não provocará a aquisição das habilidades cineantropológicas motoras. O nível da aquisição cineantropológica varia em função das exigências biomecânicas do ser humano em cada tarefa psicomotora que executa num determinado espaço de tempo.
Nas fases dos movimentos cineantropológicos fundamentais o sexo masculino e feminino inicia os seus desenvolvimentos morfológicos  a partir de um reportório motor básico das capacidades motoras da velocidade, da flexibilidade, da resistência, da força, da coordenação motora que por sua vez influenciam  os padrões motores do correr, do saltar,  do atirar, do agarrar, do pontapear e driblar.
Os humanos de faixas etárias mais baixas desenvolvem processos cineantropológicos de maturação com a experiência em habilidades motoras fundamentais. Muitos deles combinam oportunamente os indíces de prática com os processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos em espaços físicos e geográficos amplos que são as condições essenciais para o auxiliar  cada um dos estádios da fase dos movimentos cineantropológicos fundamentais. Á medida que as exigências da tarefa de uma habilidade cineantropológica fundamental se transforma provavelmente mudará todo o processo e todo o produto do ciclo de vida de um ser humano de uma determinada época . Na fase das habilidades cineantropológicas especializadas, o desempenho da performance biomecânica bem sucedida no ser humano,  ao nível dos movimentos fundamentais maduros depende essencialmente do estágio transitório que evolui para estágios finais de habilidades motoras especializadas aplicáveis à vida diária e ao modus vivendi do ciclo de vida do ser humano. A inversão da ampulheta traduz uma dimensão espacio-temporal de acontecimentos variáveis por determinados fatores sociais e culturais que prevalecem sobre os fatores biofísicos e biomecânicos. A ampulheta inverte-se na maior parte dos sujeitos no qual  a  areia desliza até ao final da fase da adolescência representando um período etário dos 20 anos de idade. Este é um período no qual muitos sujeitos atualmente ingressam ao mercado do trabalho e reduzem o tempo de busca de novas habilidades cineantropológicas e mantêem as habilidades adquiridas dos estádios da infância e da adolescência. Existem várias caraterísticas importantes no modelo da ampulheta invertida. Atendendo que a areia cai por dois filtros diferentes, um hereditário outro genético no qual é difícil a analise de cálculo da hereditariede individual predisposta para longevidade, o que se pressupõe um conjunto de doenças na etapa sénior do ciclo de vida do ser humano que mais tarde ou mais cedo surgirão. Esta situação representa a corrente de areia que escorre pela ampulheta de forma espessa e lenta. A areia que cai do filtro hereditário poderá não ser recuperada e deverá passar para um segundo filtro designado por estilo de vida. A densidade do estilo de vida é determinada por vários fatores nomeadamente:
- Aptidão física,
- Nutrição na sua qualidade e quantidade,
- Motricidade do indivíduo,
- Habilidade de gestão do stress,
- Status social consciente.
O filtro do estilo de vida é baseado no controlo humano sobre o espaço físico e geográfico  associado ao meio ambiente que por sua vez é condicionado pela corrente de areia que passa pelo filtro.
Um curigião Norte-Americano afirmou que a variavél do envelhecimento de um ser humano não se pode parar, mas podemos controlar 40% do seu valor. Cada ser humano tem oportunidades de aprendizagens no seu próprio ciclo de vida tirando uma vantagem no desenvolvimento da sua própria cineantropologia.

autor- Christopher Brandão 2014 

Sem comentários:

Enviar um comentário