Princípios Orientadores Para a Construção De um Modelo Cineantropológico
A utilização de modelos aplicados ao estudo
da evolução humana carateriza-se por um conjunto de diversos princípios
nomeadamente:
1- A evolução psicogenética decorrente do investigador
constitui uma ferramenta indispensavél. Só assim o investigador poderá adequar
as diferentes atividades estratégicas do seu desenvolvimento cognitivo de modo
a proporcionar o desenvolvimento harmonioso da sua personalidade,
2- A interdisciplinariedade consiste na especialização
fundamental e necessária para a solução dos grandes problemas do mundo atual
que por si só não é suficiente. Nesta lógica o modelo propõe uma abordagem
interdisciplinar dos problemas através de uma ação conjunta e articulada dos
investigadores que procuram explorar as afinidades conceptuais e metodológicas
das diferentes disciplinas. Não se trata contudo de justapor os contributos das
diferentes disciplinas com intenção de procurar uma visão complementar e
estruturada do conhecimento que possibilite uma analise e uma solução dos
problemas concretos dos sistemas evolutivos altamente centralizados na eficácia
da descoberta da verdade afim de ser utilizada ao nível multidisciplinar.
Taba (1971)
construiu um modelo de instrução de conteúdos a partir de ações desenvolvidas indutivamente
por uma triologia de estratégias de operacionalização cognitiva
inter-específica segundo:
1- Formação de conceitos,
2- Interpretação de dados,
3- Aplicão de princípios.
A formação de conceitos deverá ser uma etapa de extrema
importância na concretização do modelo dependente do êxito das etapas
seguintes. A formação dos conceitos se constroi através:
1- Da
identificação da listagem dos elementos ou dados,
2- Do agrupamento destes
elementos,
3- Da
categorização e classificação dos mesmos elementos.
Taba (1966) obriga os indivíduos a integrarem estas
etapas consoante as perguntas de descoberta (eliciting question). As perguntas
abertas não individualizadas levam aos orientadores ou professores à condução
dos seus alunos ou investigadores a processos cognitivos progressivos e mais
rigorosos em termos de metodologia científica. A quantificação do sistema
concetual realiza-se pelo tratamento da informação para uma melhor facilitação
de formação de novos conceitos de forma a serem aplicados em determinados momentos
espaciais.
A importância da operacionalização cognitiva leva à
construção de conceitos interligados à problemática do tema abrindo novas
perspetivas de metodologias científicas a serem aplicados posteriormente. A
interpretação dos dados constitui a segunda etapa do modelo de Taba (1967) e tal
como a etapa anterior, a formulação de conceitos, baseia-se também numa
triologia de fases de interpretação, de explicação, de inferências.
A identificação dos dados exige que o investigador
diferencie as caraterísticas dos dados específicos. A explicação exige que se
relacione entre si e determinem as relações de causas associados aos seus efeitos.
O orientador ou professor poderá conduzir o investigador para questões
sucessivas que levam à identificação dos elementos mais importantes para uma
futura inter-relação explicativa da informação científica.
A aplicação de princípios é a mais complexa na
operacionalização cognitiva em que o investigador é submetido. O seu objetivo é
aumentar o background das capacidades manipulativas de informação com a intenção de explicar fenómenos e prever as suas consequências.
O modelo de pensamento indutivo apresenta-se numa
dimensão média e estruturada onde a sequência de etapas previamente
estabelecidas pelo investigador é realizado por perguntas de descobertas
através de um processo de ensino aprendizagem estratégico.
O ambiente da investigação deverá ser aberto e
cooperativo onde a multidisciplinaridade deve coexistir como uma comunicação
ativamente participativa de todos os investigadores das diferentes áreas
científicas que interagem para a construção do seu próprio conhecimento. Á
medida que os investigadores vão adquirindo domínio sobre as diferentes estratégias
ou metodologias científicas poderão construir um novo e progressivo conhecimento
que futuramente poderá transformar-se em bens tangíveis fundamentais para o desenvolvimento da cineantropologia.
2- A interdisciplinariedade consiste na especialização
fundamental e necessária para a solução dos grandes problemas do mundo atual
que por si só não é suficiente. Nesta lógica o modelo propõe uma abordagem
interdisciplinar dos problemas através de uma ação conjunta e articulada dos
investigadores que procuram explorar as afinidades conceptuais e metodológicas
das diferentes disciplinas. Não se trata contudo de justapor os contributos das
diferentes disciplinas com intenção de procurar uma visão complementar e
estruturada do conhecimento que possibilite uma analise e uma solução dos
problemas concretos dos sistemas evolutivos altamente centralizados na eficácia
da descoberta da verdade afim de ser utilizada ao nível multidisciplinar.
2- Do agrupamento destes
elementos,
Taba (1966) obriga os indivíduos a integrarem estas
etapas consoante as perguntas de descoberta (eliciting question). As perguntas
abertas não individualizadas levam aos orientadores ou professores à condução
dos seus alunos ou investigadores a processos cognitivos progressivos e mais
rigorosos em termos de metodologia científica. A quantificação do sistema
concetual realiza-se pelo tratamento da informação para uma melhor facilitação
de formação de novos conceitos de forma a serem aplicados em determinados momentos
espaciais.
autor- Christopher Brandão 2014
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