quarta-feira, 12 de agosto de 2015

As Potencialidades Dificuldades Dos Professores de Matemática Em Compreenderem Alunos Com Discalculia

 O presente artigo baseia-se em pesquisas científicas cujo objetivo é compreender a influência do professor sobre o aluno possuidor de dificuldades em discalculia durante o seu processo de ensino aprendizagem em ambiente escolar. A avaliação primária das dificuldades dos professores é derivada pela consequente falta de conhecimento específico sobre o tema de discalculia que ultimamente tem limitado os diversos recursos didáticos essenciais ao desenvolvimento das capacidades cognitivas dos próprios alunos.
A criação de uma estratégia eficaz que seja capaz de solucionar transdisciplinarmente todo processo metodológico de ensino aprendizagem relativamente às dificuldades de discalculia que por sua vez é relacionada com vários distúrbios da memória auditiva, da percepção visual e por fim das operações de cálculo propriamente dita. Perante este quadro situacional, o professor deve mudar as suas estratégias de ensino através da aplicação de uma metodologia concreta associada à especificidade de toda problemática relacionada com a compreensão do cálculo em operações lógicas referentes à disciplina de matemática.
As sequências numéricas instruídas por conceitos de medidas são orientadas em função ao tempo e ao espaço da aprendizagem do valor simbólico. Esta compreensão dar-se-á por meio de questões abertas e claras o que possibilitará a transformação da linguagem expressiva para uma linguagem lógica dedutiva da própria ciência da matemática. A partir da observação inicial direta do professor sobre aluno e que posteriormente deverá ser sinalizado e encaminhado por uma equipa de especialistas multidisciplinares nas áreas da psicologia, da neuropsicologia, da psicomotricidade e por fim da pedagogia psicoterapêutica de forma a determinar a verdadeira origem do problema em causa.
Esta perturbação compromete o nível de conhecimento e de estudo do aluno impulsivo e inconsistente influenciando por sua vez a sua autoestima nas relações sociais e nas habilidades grafomotoras o que cria grandes dificuldades no seu processo ensino aprendizagem. Esta perturbação tem cura desde que seja primariamente diagnosticada por avaliações em contexto, familiar, individual, escolar poderá ser detetada precocemente para que haja um acompanhamento mais adequado. No diagnóstico provavelmente haverà uma avaliação individualizada para que os professores possam quantificar toda a informação referente à etapa cineantropológica de desenvolvimento psicomotor em que se encontra o estado do aluno ao nível da disciplina de matemática, podendo posteriormente ser acompanhado durante o período letivo, de forma atenuar todos os sintomas e perturbações durante o seu próprio acompanhamento. Em consideração aos aspetos mencionados anteriormente, o sucesso no tratamento da discalculia depende essencialmente de uma trilogia de relação interdependente de apoio da família, da escola e do próprio aluno por técnicos e professores especialistas em necessidades educativas especiais. O trabalho deve ser realizado num contexto social multidisciplinar criando pontes de relacionamento entre o professor com os encarregados de educação ou pais. Em contexto de sala de aula o professor deverá estabelecer a ponte com o aluno possuidor de discalculia com os colegas de forma essa relação se expanda numa ludomotricidade em contexto extraescolar.
O professor encontra-se diariamente em rotina de sala de aula geralmente lotada de alunos possuidores de caraterísticas diferenciadas, uns com dificuldades visuais, outros com dificuldades de concentração, outros com dificuldades e distúrbios de aprendizagem, outros com problemas familiares, e outros bem-educados com predisposição ao processo de ensino aprendizagem. A problemática em transmitir um conhecimento unívoco de forma haja uma compreensão global que seja entendida por todos, muitas vezes é de extrema complexidade. Neste sentido a planificação estratégica do professor deverá ser multidiversificada tendo em conta à insuficiência dos recursos materiais e financeiros disponíveis para análise e distinção do verdadeiro problema.
 São várias as dificuldades dos professores de Matemática em contexto escolar, para colmatar os problemas derivados de alunos portadores de discalculia que por sua vez envolvem processos de observação, de sinalização, e por fim diagnósticos relacionados com processos de auxílio e tratamento. Assim, torna-se um desafio para o professor desenvolver novos campos de ação explorativa das suas aulas motivadas em progredir segundo os objetivos estrategicamente planificados em função ao sucesso de ensino aprendizagem dos alunos problemáticos. Torna indispensável o auxílio do professor no tratamento desses alunos, pois a observação diária dos avanços dos seus campos cognitivos, poderão ser solucionados através de uma performance de testes práticos, dos quais desenvolverá aos poucos as suas capacidades em reconhecer os símbolos e identificar as sequências operacionais mais adequadas para a realização de cálculos em sentido abstrato.
O desconhecimento dos professores acerca do tema da discalculia só tem sentido ao nível da identificação das habilidades diagnosticadas em alunos possuidores desta perturbação, na eventualidade haja preventivamente procedimentos mais adequados aos seus  tratamentos.

Christopher Brandão 2015

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