sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A Cineantropologia Recuperativa

Neste artigo iremos abordar algumas caraterísticas neurofisiológicas e psicoterapêuticas fundamentais ao processo de recuperação cineantropológica de um individuo com necessidades educativas especiais decorrentes de uma lesão neurológica ou de uma doença derivada do sistema nervoso central ou do sistema nervoso periférico.
Podemos caraterizar estas doenças dependentes da sua localização e interação com os outros sistemas do corpo humano, uma vez que se encontram condicionados à própria evolução do estado das sequelas neurológicas mais graves, tais como distúrbios psicomotores ou cardiorespiratórios que intervêem nos processos de linguagem e comportamento. A dimensão socioeconómica do aluno com necessidades educativas especiais geralmente apresentam síndromas de cárater neurológico que incapacitam sob o ponto de vista anatomofuncional, todo o processo de ensino aprendizagem associado à sua própria qualidade de vida para além da sua condição financeira.
As doenças psicomotoras apresentam-se por 2 caraterísticas essenciais na sua deteção precoce associada à própria prevenção primária, cujo objetivo é diminuir ou retardar e até evitar as suas ocorrências.
O desenvolvimento de programas de tratamento e recuperação nestas populações alvo são de promoção de políticas de integração e inclusão no seu meio social, escolar ou familiar.
Na inclusão social é necessária para que haja um trabalho transdisciplinar por equipas especializadas de forma a qualidade científica seja a mais ajustada ao aluno ao nível de recursos humanos e tecnológicos.
Relativamente aos aspetos neurofisiológicos para que haja uma boa recuperação cineantropológica do individuo, são necessários mecanismos intervencionistas no processo de recuperação após lesões derivadas no sistema nervoso central por processos intrínsecos ou extrínsecos. Consideram-se os processos intrínsecos, aqueles que dependem da individualidade biomorfológica da cada individuo condicionada ao avanço do seu nível etário. Para situações de recuperação quanto mais velho for um individuo menor será a sua capacidade de recuperação devido à menor disponibilidade dos mecanismos de reorganização psicomotora. A capacidade em solucionar os fatores locais onde a lesão prevalece terá maior probabilidade do sistema nervoso central concluir a sua recuperação ou a sua diminuição do edema, desbriamento fisiológico do tecido neural lesado no qual o mecanismo de reorganização possa evoluir para uma plasticidade mais neural.
A plasticidade neuronal pode ser compreendida como uma capacidade adaptativa do sistema nervoso central que por sua vez tem a capacidade de transformar a sua própria organização estrutural e psicomotora. O sistema de proteção do ser vivo funciona como um princípio geral de restruturação ou de regeneração do que está danificado no seu próprio organismo. Sendo a plasticidade uma propriedade fundamental para o sistema nervoso central porque permite que as mudanças funcionais ocorram mediante agressões ou transgressões dos limites da cineantropologia. A propriedade de excitabilidade poderá ser uma das principais vias de desenvolvimento para as técnicas terapêuticas intervenientes em mecanismos neuroplásticos.
Existem teorias que explicam os mecanismos fisiológicos da plasticidade dependentes diretamente dos fatores tróficos baseados em proteínas solúveis que no sistema nervoso promove fenómenos neurotróficos em que regulam a sobrevivência neuronal. Os neurotróficos estimulam a formação e o crescimento das ramificações das células dendríticas. Ambos são considerados processos imprescindíveis para a plasticidade da síntese de proteínas essenciais à regeneração neuronal. Alguns destes fenómenos são denominados:
- sprouting
- denervation super sensitivity
- Behavior compensation
- Unmasking
 Tais teorias demonstram a plasticidade cerebral condicionado aos graus de recuperação que não dependem exclusivamente do substrato neurológico, mas também da grande quantidade e qualidade de estímulos de energia química ou elétrica gerados pelos neurónios pelo fenómeno de excitabilidade.
A qualidade, quantidade e velocidade da resolução de fatores localizados numa determina estrutura danificada dependem essencialmente da área lesada e da velocidade produzida pela lesão derivada dos fatores extrínsecos sociais, psicossociais e por fim do tratamento especializado por profissionais.
Entre os fatores intrínsecos os sinais e sintomas clínicos que o individuo apresenta podem influenciar de forma favorável ou adversa a sua recuperação psicomotora. Os fatores negativos encontram-se dependentes da longa duração do estado de coma, da confusão mental, da dor, do distúrbio, da deglutição, da alteração da linguagem, da incontinência urinária ou fecal, da negligência sensoriomotora, do distúrbio do tónus, da fraqueza muscular, da disestesia, da incoordenação motora, do desajustamento postural e do distúrbio psicoemocional. Relativamente aos mecanismos extrínsecos acrescentam-se os fatores negativos derivados à falta de apoio familiar, à limitação financeira e à falta de tratamento por profissionais de saúde especializados em atendimento personalizado.
Os fatores ambientais expressos na quantidade e na qualidade de estímulos gerados pelo ambiente no qual o aluno se adapta pelos sentidos do corpo ou pela proprioceptividade sensitiva.
Os vários estudos comprovam que o ambiente estimula ou deprime as necessidades mais básicas do sujeito em alimentar-se ou criar motricidade de forma a desenvolver uma vida de relação até recuperar-se globalmente ou parcialmente de uma lesão neurofisiológica.
Os fatores psicossociais são igualmente estimuladores ou depressores do processo de recuperação da cineantropologia do aluno possuidor de necessidades educativas especiais.
A hipótese da motivação parece que mais favorece o processo de recuperação motora do sujeito. A ansiedade e a depressão são considerados sintomas adversos para a compreensão da participação da família no tratamento aplicado ao sujeito numa fase mais tardia após a lesão, além de possuir um importante papel no processo de recuperação e manutenção da cineantropologia do aluno.

Christopher Brandão 2015

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