O presente artigo baseia-se em
pesquisas científicas cujo objetivo é compreender a influência do professor
sobre o aluno possuidor de dificuldades em discalculia durante o seu processo
de ensino aprendizagem em ambiente escolar. A avaliação primária das dificuldades
dos professores é derivada pela consequente falta de conhecimento específico
sobre o tema de discalculia que ultimamente tem limitado os diversos recursos
didáticos essenciais ao desenvolvimento das capacidades cognitivas dos próprios
alunos.
A criação de uma estratégia eficaz que
seja capaz de solucionar transdisciplinarmente todo processo metodológico de ensino
aprendizagem relativamente às dificuldades de discalculia que por sua vez é
relacionada com vários distúrbios da memória auditiva, da percepção visual e por
fim das operações de cálculo propriamente dita. Perante este quadro situacional,
o professor deve mudar as suas estratégias de ensino através da aplicação de
uma metodologia concreta associada à especificidade de toda problemática
relacionada com a compreensão do cálculo em operações lógicas referentes à
disciplina de matemática.
As sequências numéricas instruídas por conceitos
de medidas são orientadas em função ao tempo e ao espaço da aprendizagem do
valor simbólico. Esta compreensão dar-se-á por meio de questões abertas e
claras o que possibilitará a transformação da linguagem expressiva para uma
linguagem lógica dedutiva da própria ciência da matemática. A partir da
observação inicial direta do professor sobre aluno e que posteriormente deverá ser
sinalizado e encaminhado por uma equipa de especialistas multidisciplinares nas
áreas da psicologia, da neuropsicologia, da psicomotricidade e por fim da pedagogia
psicoterapêutica de forma a determinar a verdadeira origem do problema em causa.
Esta perturbação compromete o nível de
conhecimento e de estudo do aluno impulsivo e inconsistente influenciando por
sua vez a sua autoestima nas relações sociais e nas habilidades grafomotoras o
que cria grandes dificuldades no seu processo ensino aprendizagem. Esta perturbação
tem cura desde que seja primariamente diagnosticada por avaliações em contexto,
familiar, individual, escolar poderá ser detetada precocemente para que haja um
acompanhamento mais adequado. No diagnóstico provavelmente haverà uma avaliação
individualizada para que os professores possam quantificar toda a informação
referente à etapa cineantropológica de desenvolvimento psicomotor em que se
encontra o estado do aluno ao nível da disciplina de matemática, podendo
posteriormente ser acompanhado durante o período letivo, de forma atenuar todos
os sintomas e perturbações durante o seu próprio acompanhamento. Em
consideração aos aspetos mencionados anteriormente, o sucesso no tratamento da
discalculia depende essencialmente de uma trilogia de relação interdependente
de apoio da família, da escola e do próprio aluno por técnicos e professores especialistas
em necessidades educativas especiais. O trabalho deve ser realizado num
contexto social multidisciplinar criando pontes de relacionamento entre o
professor com os encarregados de educação ou pais. Em contexto de sala de aula
o professor deverá estabelecer a ponte com o aluno possuidor de discalculia com
os colegas de forma essa relação se expanda numa ludomotricidade em contexto
extraescolar.
O professor encontra-se
diariamente em rotina de sala de aula geralmente lotada de alunos possuidores
de caraterísticas diferenciadas, uns com dificuldades visuais, outros com
dificuldades de concentração, outros com dificuldades e distúrbios de
aprendizagem, outros com problemas familiares, e outros bem-educados com
predisposição ao processo de ensino aprendizagem. A problemática em transmitir
um conhecimento unívoco de forma haja uma compreensão global que seja entendida
por todos, muitas vezes é de extrema complexidade. Neste sentido a planificação
estratégica do professor deverá ser multidiversificada tendo em conta à
insuficiência dos recursos materiais e financeiros disponíveis para análise e
distinção do verdadeiro problema.
São
várias as dificuldades dos professores de Matemática em contexto escolar, para
colmatar os problemas derivados de alunos portadores de discalculia que por sua
vez envolvem processos de observação, de sinalização, e por fim diagnósticos
relacionados com processos de auxílio e tratamento. Assim, torna-se um desafio
para o professor desenvolver novos campos de ação explorativa das suas aulas motivadas
em progredir segundo os objetivos estrategicamente planificados em função ao
sucesso de ensino aprendizagem dos alunos problemáticos. Torna indispensável o auxílio do professor no tratamento desses alunos, pois
a observação diária dos avanços dos seus campos cognitivos, poderão ser
solucionados através de uma performance de testes práticos, dos quais
desenvolverá aos poucos as suas capacidades em reconhecer os símbolos e identificar
as sequências operacionais mais adequadas para a realização de cálculos em
sentido abstrato.
O desconhecimento dos professores acerca do tema da
discalculia só tem sentido ao nível da identificação das habilidades diagnosticadas
em alunos possuidores desta perturbação, na eventualidade haja preventivamente
procedimentos mais adequados aos seus tratamentos.
Christopher Brandão 2015
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