A Importância Das Bases Anatómicas e Fisiológicas Do Movimento Cineantropológico
A origem do movimento cineantropológico depende essencialmente da contração muscular dos vários tipos de músculos que se apresentam como lisos, cardíacos ou estriados. Neste artigo iremos analisar os movimentos dos músculos estriados, nos quais não dependem exclusivamente das ações biomecânicas da cabeça, do tronco, e dos membros inferiores e superiores, mas também da postura do corpo que no seu todo produz performances biomecânicas de movimento cineantropológico desejado associado ao equilíbrio. Um movimento cineantropológico biomecânico carateriza-se pela ação biomecânica dos músculos agonistas que produzem movimento por encurtamento do seu comprimento, enquanto os antagonistas diminuem os seu tónus de forma a permitir a contração biomecânica dos agonistas e sinérgicos, nos quais mantêem os diferentes segmentos corporais num determinado posicionamento. Neste quadro situacional determinadas articulações são estáveis e fixas. Numa tarefa de remate de uma bola, o membro inferior do lado oposto de um indivíduo se mantém fixo e contraído de forma permaneça numa postura ereta para que um grande número de músculos participe na manutenção do equilíbrio corporal durante toda a movimentação cineantropológica.
Em situações patológicas ocorrem adaptações em sujeitos com déficit na cintura pélvica, no qual ocorre a miopatia de Duchenne, estes somente se levantam do solo com auxílio dos membros superiores.
A contração biomecânica muscular, seja ela reflexa, automática, ou voluntária, inicia-se sempre pelo estímulo das células da ponta anterior da medula ou dos núcleos motores pertencentes aos nervos cranianos, que constituem o neurónio motor inferior ou motoneurônio periférico. Por sua vez estes neurónios são controlados constantemente por estímulos inibidores e facilitadores, nos quais dificultam ou facilitam a sua ação cineantropológica.
É necessário termos em conta que nem toda a contração biomecânica muscular resulta em movimento cineantropológico, pois ela pode apresentar caraterísticas isométricas quando o músculo não se modifica ao nível do seu comprimento, ou isotônica, quando o tónus se mantém constante ao nível do seu comprimento muscular que diminuiu.
É necessário que conheçamos todo o processo de controle biomecânico de movimentação corporal de forma compreendemos a sua coordenação , o seu equilíbrio durante a realização biomecânica de movimentos mais complexos ou hipercomplexos, nos quais podem intervir vários músculos ao mesmo tempo. Por exemplo podemos avaliar a performance de um pianista na execução das suas músicas, a exibição do equilíbrio de um ginasta de alta competição numa barra olímpica, ou então a performance de um tenista de alta competição num torneio de Grand Slam.
Podemos concluir que existe um controle para todas as funções do sistema nervoso, inclusive para a movimentação biomecânica cineantropológica cujo o controle é exercido pelo Sistema Nervoso Central.
Autor- Christopher Brandão 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário