segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A Educação Inclusiva Pedagógica

Este artigo pretende refletir as necessidades e as dificuldades educativas encontradas em ambiente escolar inclusivo de forma os professores tenham soluções em diferentes problemas interativos e inclusivos de alunos com necessidades educativas especiais ou dificuldades no processo de ensino aprendizagem, com o intuito de se estabelecer uma separação definitiva entre ambos. O objetivo do processo de ensino e aprendizagem ao nível do conceito de educação especial à luz da proposta da inclusão educativa aplicada num determinado campo de ação específico de uma determinada  população alvo, exige algumas implicações de prática pedagógica em contexto de organização educacional.
Identificar as dificuldades encontradas em ambiente escolar inclusivo determina alguns dos paradigmas que necessitam ser desmitificados na inclusão escolar, de forma a dar a conhecer algumas ações pedagógicas que possibilitam no seu dia-a-dia escolar a sua integração efetiva em alunos com necessidades educativas especiais.
As dificuldades inclusivas vão desde a falta de tecno estruturas adequadas à escola, à falta de preparação e de conhecimento dos professores, até a falta de afetividade familiar com os próprios alunos. A educação Inclusiva deverá ser encarada como um desafio escolar de prática pedagógica que se deve concretizar no processo de ensino aprendizagem do discente em relação à família, à escola e por fim à própria sociedade.
A falta de formação dos professores tem sido um dos fatores que mais dificultam a aprendizagem e adaptação dos alunos com necessidades educativas especiais em escolas normalizadas, além de possuírem número reduzido de docentes que atuam nesta especificidade educativa, não se sentem minimamente preparados para trabalhar com alunos diferenciados, quer por medo, ou por receio ou por preconceito, e por fim pela falta de motivação derivado aos baixos salários. Perante este quadro situacional os professores que se encontram em contexto de sala de aula não foram preparados para realizar este tipo de atividade específica, o que coloca numa posição desconfortável e consequentemente prejudica sequencialmente o processo inclusivo escolar de aprendizagem dos alunos, atendendo à sua época de formação, não havia respostas adequadas ao processo lento burocrático de atender estas necessidades.
 Para incluir é necessário romper com os preconceitos e tabus criados pelas sociedades de forma a trabalhar para um objetivo social mais justo ao nível de igualdades de oportunidades, no qual os professores tenham a devida coragem de vir adquirir a formação mais adequada e necessária para que se sintam mais seguros na sua zona de conforto desenvolvida em espaço de sala de aula, para que de futuro possam ministrar melhores conteúdos de qualidade. Para que as ações pedagógicas sejam necessárias em ambiente escolar, os professores devem utilizar a sua criatividade e o seu bom senso como um dos principais instrumentos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais.  

É necessário avaliar a realidade das controvérsias de posições e de opiniões sobre o termo inclusão, o que coloca inúmeras dúvidas aos professores e aos técnicos que atuam nesta área. Outra caraterística a ser considerado é o papel do professor padronizado no seu ritmo de ensino, pois é difícil repensar sobre a sua metodologia de ensino que se encontra habituado a realizar, além da escola se encontrar estruturada na homogeneidade e nunca na heterogeneidade. A tendência de culpar a deficiência do nosso sistema educativo em vez de dar a devida atenção e formação ao desenvolvimento psicomotor do aluno onde prevalece o insucesso escolar, o deficit de atenção, a hiperatividade e as deficiências problemáticas centradas exclusivamente na incompetência do aluno. A cultura escolar não se deve centrar exclusivamente no papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de um determinado programa escolar.

Christopher Brandão 2015

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