terça-feira, 17 de maio de 2016

A Terminologia Do Ténis

A terminologia define-se pelos termos específicos e  aplicam-se à modalidade em determinadas acções biomecânicas ou gestos técnicos e regras da seguinte forma:

Ace- Um serviço no qual o adversário não consegue responder com grande potência, sem que a bola toque na raquete do adversário. Na eventualidade haja toque por parte da raquete com resposta falhada do adversário, não se pode considerar um ace ,mas sim um serviço vitorioso.

Apanha-bolas- Em competições formalizadas utilizam-se sujeitos de ambos os sexos para recolher as bolas perdidas entre os rallies (trocas de bola entre os jogadores), de modo a não interromper a concentração dos jogadores.

Árbito ou segundo Árbito- Considera-se o indivíduo mais importante do evento desportivo. A sua função essencial é controlar o jogo e tem o poder de anular as decisões do juiz ou do primeiro árbito.

Bola em jogo (Ball in play)- A bola que se encontra em jogo no momento em que é batida no serviço.  A não ser que seja marcada uma falta ou let ou qualquer obstrução da bola, continua em jogo até que o ponto seja decidido.

Bolas novas (New Balls)- Em competições formalizadas, são introduzidas bolas novas de nove em nove jogos. Cabe ao jogador que serve com bolas novas indicar ao adversário que elas são novas geralmente erguendo-as com a mão por cima da cabeça.

Dentro (in)- Uma bola está dentro  se qualquer parte dela cair nos limites do campo

Drop shot - (expressão conhecida por amortie ou deixada), considera-se um gesto técnico que possui uma trajetória curta e próxima da rede do campo do adversário. Geralmente é jogado com backspin ou efeito por trás, de forma evitar que ressalte demasiado alto logo que ultrapasse a rede.

Falta- Considera-se uma falta em situações de serviço no qual a bola embate na rede ou não acerta na área correta do campo de serviço. Se o serviço seguinte também for considerado falta trata-se de uma dupla falta (double fault), neste caso o servidor perde o ponto após dois serviços falhados.

Falta de pés ( Foot fault)- Considera-se um serviço que infringe as regras das faltas de pés. Haverá falta de pés para o jogador servidor, na eventualidade um dos seus pés tocar em qualquer outra área que não esteja atrás da linha de fundo e nos limites da extensão imaginária da marca central e da linha lateral. Contudo, se o jogador que serve alterar a sua posição para situações de corrida ou ultrapassar a linha também é considerada falta de pé. Uma falta de pé é tratada como qualquer outra falta.

Dupla falta- se não conseguir fazer um serviço adequado nas duas tentativas de que dispõe, comete uma dupla falta e o adversário ganha o ponto.

Fora (Out) - Uma bola está «fora», se nenhuma parte dela cair dentro dos limites do campo.

Gesto Técnico de Direita (Forehand) - Considera-se uma ação biomecânica que é efetuado com uma parte frontal da raquete e com o antebraço virado para a bola.

 Gesto Técnico de Esquerda (Revens ou Revés) – Considera-se uma ação biomecânica executada com o lado inverso da raquete e com as costas das mãos voltadas para a bola.

Gesto Técnico rasante- Considera-se uma ação técnica executada depois da bola ter ressaltado.

Jogo- um jogo desenvolve-se até que um jogador tenha ganho quatro pontos, desde que tenha ganhos pelo menos dois pontos de vantagem sobre o seu adversário. Na eventualidade de não acontecer, o jogo continua até que ele tenha dois pontos de vantagem, altura em que ganha o jogo.

Jogos da linha de fundo- É uma situação de jogo que decorre com os jogadores a executarem acções biomecânicas de impato de gestos técnicos sobre a bola próximo da linha de fundo.

Jogo de nada (love game) - É uma situação de jogo em que um jogador vencedor ganha tudo sem que o adversário marque nenhum ponto.


Jogo à rede- É uma situação de um jogador que adota uma posição junto à rede e inicia um gesto técnico do vólei também junto à rede 

Juiz ou primeiro árbitro (umpire) - Geralmente é uma função quase exclusiva da competição principal, encontra-se na cadeira colocada acima da rede, de forma possa ter uma visão global de toda a realidade do jogo e por sua vez controla o jogo, e é responsável pela contagem da pontuação e fiscaliza se as regras são cumpridas pelos jogadores.

Juiz de linha- Nos principais eventos desportivos relacionados com a modalidade existe a função de juiz de linha para apoiar as decisões do primeiro árbitro na ações de bola fora ou dentro. O árbitro pode interferir na decisão do juiz de linha na eventualidade de uma decisão for errada ou incorreta.

Bola cruzada- Consiste numa bola com trajetória em diagonal ao longo do campo

Bola de aproximação- Consiste numa ação efetuada antes de tomar posição junto à rede.

Bola de passagem- consiste numa ação em que a bola passa pelo adversário enquanto ele ou ela se encontra na rede, define-se por ação de passagem

Let- Na maioria dos desportos de raquete, assim como no ténis, o let é utilizado na repetição de uma ação técnica ou numa repetição de um ponto. Na eventualidade de um jogador sofrer a interferência de uma fonte exterior ou se um serviço for efetuado antes do adversário se encontrar preparado para receber, designa-se a situação por let. Na realidade tenística, o let tem outro significado na situação do serviço, se tocar na corda da rede e ressaltar para o campo do adversário no quadrado certo da resposta, no qual o ponto joga sem penalizações. Na eventualidade da bola bater na rede e ressaltar para fora do campo de serviço ou para o campo de serviço errado é considerado uma falta. Nas competições, um juiz de linha encontra-se sentado próximo da rede de forma tomar decisões em situações de ser ou não ser let.

Linha central- A linha central divide o campo do serviço em duas metades. Quem serve o faz para o campo de serviço à sua esquerda, tem de se colocar à direita da linha central, e vice-versa. Aquele que recebe a bola pode colocar-se no local mais adequado desde que permaneça do seu lado da rede.

Linha de serviço central- Designa-se a linha que se encontra ao centro do campo

Linha de fundo- Considera-se a linha que marca o fim do campo, é considerada a linha de fundo em que existe uma linha de fundo em cada extremidade do campo.

Lob- É um gesto técnico que se executa na bola de forma criar uma trajetória em balão para a metade do campo do adversário quando este se encontra mais próximo da rede.

Match Point – É uma situação que se carateriza por um jogador que necessita apenas um ponto para vencer o set designa-se por macth point. Se a pontuação for 40-30 diz-se que o jogador vencedor tem uma potencial pontuação de um match point para a vitória, se a situação for 40-15 o jogador vencedor tem dois matches point, se na eventualidade a pontuação for 40-0 o jogador vencedor tem 3 match points.

Half- Volley- Considera-se um gesto técnico executado geralmente próximo na rede, com a bola que bate ao mesmo tempo na superfície do court e na raquete

Nada (Love) – É uma situação em que o jogador não marcou nenhuma pontuação

Pares (Doubles) - Considera-se um jogo de pares quando existe dois jogadores de cada lado do campo que podem ser masculinos, femininos e mistos.

Partida- Consiste num número predeterminado de sets. Geralmente cinco nos singulares e nos pares masculinos em situações de competição de Gram Slam ou outros eventos, mas poderá ser 3 nos singulares e pares femininos e mistos.

Postes de singulares – Na eventualidade de um campo se encontrar equipado com rede preparado para o jogo de pares e de singulares, fixa-se num poste de singulares ao chão, a 0,91 m da linha lateral para o jogo de singulares. As áreas da rede entre os postes de singulares e os postes exteriores devem ser constantes.

Quarenta Igual (Deuce) – Terminologia inglesa que anuncia uma anulação de uma vantagem do adversário. Se cada jogador ganhar três pontos, a pontuação será de quarenta iguais. O ponto seguinte será uma vantagem para um dos jogadores. Se a pontuação voltar a igualar depois do rally seguinte, volta a quarenta igual e assim sucessivamente.

Rally (troca de bola) – Consiste numa sequência de jogadas entre jogadores sem que haja qualquer pontuação.

Seeding – Consiste em assegurar os melhores jogadores para que permaneçam em competição durante mais tempo. Teoricamente os adversários número um e dois deveriam defrontar-se em todas as finais, enquanto os números três e quatros deveriam ficar apurados para as semifinais, e assim sucessivamente. Felizmente, há sempre estranhos que conseguem perturbar esta triagem de adversários fortes e fracos, pois de outro modo, o ténis e todos os outros desportos que adotam este método, tornar-se-iam maçadores.

Serviço- A jogada que começa o jogo de ténis. O serviço deve ser executado na diagonal de forma a bola tenha uma trajetória em direção ao campo de serviço contrário e ela tem de ressaltar antes de ser devolvida.

Service Flat – Um serviço efetuado batendo a bola com uma face da raquete, sem dar efeito à bola.

Set (Partida) – Um set consiste numa sequência de seis jogos na eventualidade do jogador vencer todos de seguida ganha um set, desde que tenha dois jogos de vantagem sobre o seu adversário. Na eventualidade não acontecer este quadro situacional, o set continua até que um jogador obtenha os dois jogos de vantagem. Na situação do tie-break,ele entra em ação quando o jogo atingir os 6-6 e o que ganha o tie-break ganho o set por 7-6
Set point- É uma situação idêntica ao match point, só que desta vez acontece quando um jogador encontra-se numa situação preste a ganhar o set 

Smash – Considera-se um gesto técnico realizado com trajetória de bola alta que passa por cima do adversário de forma possa cair próximo da linha de fundo

Slice- Consiste num gesto técnico que produz um efeito por baixo na trajetória da bola e possivelmente na lateral.

Tie-Break (Quebra- emaptes) - Para evitar sets muito prolongados, introduziu-se em 1970 o tie-break. Se o número de jogos atingir os 6 iguais, joga-se então o tie-break. A primeira pessoa a atingir os sete pontos, desde que tenha dois pontos de vantagem sobre o seu adversário, vence o tie-break e o set. O tie-break é usado no final do set de uma partida.

Top spin – Considera-se uma jogada com efeito por cima que obriga uma trajetória da bola a mergulhar rapidamente em trajetória de voo.

Vantagens – Na eventualidade da pontuação atingir os quarenta iguais, o ponto seguinte é conhecido por vantagem e é para a pessoa que ganhou o ponto. Existe a vantagem do serviço e a vantagem de resposta para o jogador ganhar o jogo terá de ganhar os dois pontos, caso contrário fica nulo.

Volei- Consiste numa jogada executa por um gesto técnico direto na bola, sem tocar no chão. O recetor ao executar o volei em qualquer situação exceto na situação de serviço, na ocasião em que se tem de deixar a bola ressaltar primeiro no campo.

Volei terminal- Considera-se um stop volley geralmente executado próximo da rede que obriga a bola a cair metade do campo do adversário logo a seguir ao outro lado da rede.

  Christopher Brandão, 2016

  

Sem comentários:

Enviar um comentário