A
terminologia define-se pelos termos específicos e aplicam-se à modalidade em determinadas acções biomecânicas ou gestos técnicos e regras da seguinte forma:
Ace- Um serviço no qual o adversário
não consegue responder com grande potência, sem que a bola toque na raquete do
adversário. Na eventualidade haja toque por parte da raquete com resposta falhada
do adversário, não se pode considerar um ace ,mas sim um serviço vitorioso.
Apanha-bolas- Em competições formalizadas
utilizam-se sujeitos de ambos os sexos para recolher as bolas perdidas entre os
rallies (trocas de bola entre os jogadores), de modo a não interromper a
concentração dos jogadores.
Árbito ou segundo Árbito- Considera-se o indivíduo mais importante do evento desportivo. A sua função
essencial é controlar o jogo e tem o poder de anular as decisões do juiz ou do
primeiro árbito.
Bola em jogo (Ball
in play)-
A bola que se encontra em jogo no momento em que é batida no serviço. A não ser que seja marcada uma falta ou let
ou qualquer obstrução da bola, continua em jogo até que o ponto seja decidido.
Bolas novas (New
Balls)-
Em competições formalizadas, são introduzidas bolas novas de nove em nove jogos.
Cabe ao jogador que serve com bolas novas indicar ao adversário que elas são
novas geralmente erguendo-as com a mão por cima da cabeça.
Drop shot
- (expressão
conhecida por amortie ou deixada), considera-se um gesto técnico que possui uma
trajetória curta e próxima da rede do campo do adversário. Geralmente é jogado
com backspin ou efeito por trás, de forma evitar que ressalte demasiado alto
logo que ultrapasse a rede.
Falta- Considera-se uma falta em
situações de serviço no qual a bola embate na rede ou não acerta na área
correta do campo de serviço. Se o serviço seguinte também for considerado falta
trata-se de uma dupla falta (double fault), neste caso o servidor perde o ponto
após dois serviços falhados.
Falta de pés ( Foot
fault)-
Considera-se um serviço que infringe as regras das faltas de pés. Haverá falta
de pés para o jogador servidor, na eventualidade um dos seus pés tocar em
qualquer outra área que não esteja atrás da linha de fundo e nos limites da
extensão imaginária da marca central e da linha lateral. Contudo, se o jogador
que serve alterar a sua posição para situações de corrida ou ultrapassar a
linha também é considerada falta de pé. Uma falta de pé é tratada como qualquer
outra falta.
Dupla falta- se não conseguir fazer um
serviço adequado nas duas tentativas de que dispõe, comete uma dupla falta e o
adversário ganha o ponto.
Gesto Técnico de
Direita (Forehand) -
Considera-se uma ação biomecânica que é efetuado com uma parte frontal da
raquete e com o antebraço virado para a bola.
Gesto Técnico de Esquerda (Revens ou Revés) – Considera-se uma ação
biomecânica executada com o lado inverso da raquete e com as costas das mãos
voltadas para a bola.
Jogo- um jogo desenvolve-se até que
um jogador tenha ganho quatro pontos, desde que tenha ganhos pelo menos dois
pontos de vantagem sobre o seu adversário. Na eventualidade de não acontecer, o
jogo continua até que ele tenha dois pontos de vantagem, altura em que ganha o
jogo.
Jogos da linha de fundo- É uma situação de jogo que
decorre com os jogadores a executarem acções biomecânicas de impato de gestos
técnicos sobre a bola próximo da linha de fundo.
Jogo de nada (love game) - É uma situação de jogo em que
um jogador vencedor ganha tudo sem que o adversário marque nenhum ponto.
Jogo à rede- É uma situação de um jogador
que adota uma posição junto à rede e inicia um gesto técnico do vólei também
junto à rede
Juiz ou primeiro
árbitro (umpire)
- Geralmente é uma função quase exclusiva da competição principal, encontra-se
na cadeira colocada acima da rede, de forma possa ter uma visão global de toda a
realidade do jogo e por sua vez controla o jogo, e é responsável pela contagem
da pontuação e fiscaliza se as regras são cumpridas pelos jogadores.
Juiz de linha- Nos principais eventos
desportivos relacionados com a modalidade existe a função de juiz de linha para
apoiar as decisões do primeiro árbitro na ações de bola fora ou dentro. O
árbitro pode interferir na decisão do juiz de linha na eventualidade de uma
decisão for errada ou incorreta.
Bola de passagem- consiste numa ação em que a
bola passa pelo adversário enquanto ele ou ela se encontra na rede, define-se
por ação de passagem
Let- Na maioria dos desportos de raquete,
assim como no ténis, o let é utilizado na repetição de uma ação técnica ou numa
repetição de um ponto. Na eventualidade de um jogador sofrer a interferência de
uma fonte exterior ou se um serviço for efetuado antes do adversário se
encontrar preparado para receber, designa-se a situação por let. Na realidade
tenística, o let tem outro significado na situação do serviço, se tocar na corda da
rede e ressaltar para o campo do adversário no quadrado certo da resposta, no
qual o ponto joga sem penalizações. Na eventualidade da bola bater na rede e
ressaltar para fora do campo de serviço ou para o campo de serviço errado é
considerado uma falta. Nas competições, um juiz de linha encontra-se sentado
próximo da rede de forma tomar decisões em situações de ser ou não ser let.
Linha central- A linha central divide o campo
do serviço em duas metades. Quem serve o faz para o campo de serviço à sua
esquerda, tem de se colocar à direita da linha central, e vice-versa. Aquele
que recebe a bola pode colocar-se no local mais adequado desde que permaneça do
seu lado da rede.
Linha de fundo- Considera-se a linha que marca
o fim do campo, é considerada a linha de fundo em que existe uma linha de fundo
em cada extremidade do campo.
Lob- É um gesto técnico que se
executa na bola de forma criar uma trajetória em balão para a metade do campo
do adversário quando este se encontra mais próximo da rede.
Match Point – É uma situação que se carateriza
por um jogador que necessita apenas um ponto para vencer o set designa-se por
macth point. Se a pontuação for 40-30 diz-se que o jogador vencedor tem uma
potencial pontuação de um match point para a vitória, se a situação for 40-15 o
jogador vencedor tem dois matches point, se na eventualidade a pontuação for
40-0 o jogador vencedor tem 3 match points.
Half- Volley- Considera-se um gesto técnico
executado geralmente próximo na rede, com a bola que bate ao mesmo tempo na
superfície do court e na raquete
Pares (Doubles) - Considera-se um jogo de pares quando existe dois jogadores de cada lado do campo que podem ser
masculinos, femininos e mistos.
Partida- Consiste num número
predeterminado de sets. Geralmente cinco nos singulares e nos pares masculinos
em situações de competição de Gram Slam ou outros eventos, mas poderá ser 3 nos
singulares e pares femininos e mistos.
Postes de singulares – Na eventualidade de um campo se encontrar
equipado com rede preparado para o jogo de pares e de singulares, fixa-se num
poste de singulares ao chão, a 0,91 m da linha lateral para o jogo de
singulares. As áreas da rede entre os postes de singulares e os postes
exteriores devem ser constantes.
Quarenta Igual (Deuce) – Terminologia
inglesa que anuncia uma anulação de uma vantagem do adversário. Se cada jogador
ganhar três pontos, a pontuação será de quarenta iguais. O ponto seguinte será
uma vantagem para um dos jogadores. Se a pontuação voltar a igualar depois do
rally seguinte, volta a quarenta igual e assim sucessivamente.
Rally (troca de bola)
–
Consiste numa sequência de jogadas entre jogadores sem que haja qualquer
pontuação.
Seeding – Consiste em assegurar os
melhores jogadores para que permaneçam em competição durante mais tempo.
Teoricamente os adversários número um e dois deveriam defrontar-se em todas as finais,
enquanto os números três e quatros deveriam ficar apurados para as semifinais,
e assim sucessivamente. Felizmente, há sempre estranhos que conseguem perturbar esta triagem de adversários fortes e fracos, pois de outro modo, o ténis e
todos os outros desportos que adotam este método, tornar-se-iam maçadores.
Serviço- A jogada que começa o jogo de
ténis. O serviço deve ser executado na diagonal de forma a bola tenha uma
trajetória em direção ao campo de serviço contrário e ela tem de ressaltar
antes de ser devolvida.
Set (Partida) – Um set consiste numa
sequência de seis jogos na eventualidade do jogador vencer todos de seguida
ganha um set, desde que tenha dois jogos de vantagem sobre o seu adversário. Na
eventualidade não acontecer este quadro situacional, o set continua até que um
jogador obtenha os dois jogos de vantagem. Na situação do tie-break,ele entra
em ação quando o jogo atingir os 6-6 e o que ganha o tie-break ganho o set por
7-6
Set point- É uma situação idêntica ao
match point, só que desta vez acontece quando um jogador encontra-se numa situação preste a
ganhar o set
Smash – Considera-se um gesto técnico
realizado com trajetória de bola alta que passa por cima do adversário de forma
possa cair próximo da linha de fundo
Slice- Consiste num gesto técnico que
produz um efeito por baixo na trajetória da bola e possivelmente na lateral.
Tie-Break (Quebra- emaptes) - Para evitar sets muito
prolongados, introduziu-se em 1970 o tie-break. Se o número de jogos atingir os
6 iguais, joga-se então o tie-break. A primeira pessoa a atingir os sete
pontos, desde que tenha dois pontos de vantagem sobre o seu adversário, vence o
tie-break e o set. O tie-break é usado no final do set de uma partida.
Top spin – Considera-se uma jogada com
efeito por cima que obriga uma trajetória da bola a mergulhar rapidamente em
trajetória de voo.
Vantagens – Na eventualidade da
pontuação atingir os quarenta iguais, o ponto seguinte é conhecido por vantagem
e é para a pessoa que ganhou o ponto. Existe a vantagem do serviço e
a vantagem de resposta para o jogador ganhar o jogo terá de ganhar os dois
pontos, caso contrário fica nulo.
Volei- Consiste numa jogada executa
por um gesto técnico direto na bola, sem tocar no chão. O recetor ao executar o
volei em qualquer situação exceto na situação de serviço, na ocasião em que se
tem de deixar a bola ressaltar primeiro no campo.
Volei terminal- Considera-se um stop volley
geralmente executado próximo da rede que obriga a bola a cair metade do campo
do adversário logo a seguir ao outro lado da rede.
Volei
de fundo- Consiste na batida da bola que produz uma trajetória junto à
linha de fundo do adversário
Christopher
Brandão, 2016
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