O desenvolvimento do ambiente humano é derivado de um conjunto de processos
realizados em ambiente social, que por sua vez necessita de um lar acolhedor à
própria estimulação do indivíduo, ao longo do seu ciclo de vida. Este quadro
situacional exige uma permanente mudança das suas características morfológicas
que interferem ao nível da sua personalidade.
Em termos de genealogia, os grandes e os pequenos acontecimentos familiares,
marcam o ser humano, que vão desde o nascimento de um novo membro familiar, ou
a morte, até uma mudança de residência que leva ao afastamento do seu próprio
lar, são considerados fatores que exercem uma grande influência comportamental em
qualquer momento da vida. O tempo transforma o ciclo circadiano de um ser
humano para alterações momentâneas que ocorrem sob situações aleatórias de
produtos paradigmáticos de registos históricos.
A explicação do desenvolvimento humano centrada em diversos níveis
dinâmicos de hipercomplexidade psicomotora de processos proximais, exige mudanças
paradigmáticas constantes, baseadas em determinadas caraterísticas físicas e psicológicas.
Na vida, o ser humano cria uma expressão corporal que pode interferir nos seus
próprios processos proximais de desenvolvimento psicomotor. As relações
recíprocas mais complexas e duradouras dependem de diferentes etapas
percorridas pelo individuo, durante o seu percurso de vida, ao longo do seu
desenvolvimento cineantropológico.
Os processos dinâmicos encontram-se condicionados à variabilidade do
potencial genético que cada individuo possui. Neste quadro situacional, é
necessário um desenvolvimento das capacidades motoras que possibilitam a
estimulação necessária dos sentidos num determinado contexto, onde o indivíduo
possa desenvolver as suas melhores habilidades psicomotoras no espaço onde se
encontra inserido. O sistema de desenvolvimento humano ultrapassa os vários
níveis cineantropológicos que por sua vez influência outros contextos de
interação não imediata.
O sistema ecológico é compreendido por um sistema de estruturas
independentes mas dinâmicos ao nível da sua complexidade de variáveis.
A etiologia do sujeito tem por base a educação, responsável pela libertação
e criação de influências de contextos mais amplos de conhecimento, proveniente
de diversas fontes, como o caso da escola, da vizinhança, da família, dos
amigos, consoante o seu espaço social em que o tempo atribui um determinado
valor histórico às continuidades e descontinuidades que acontecem ao longo de
uma previsibilidade futura e aleatória que acontece durante o percurso de um
determinado indivíduo.
Christopher Brandão, 2016
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