sexta-feira, 6 de maio de 2016

O Perfil Institucionalizado Do Aluno

O aluno institucionalizado apresenta um vasto campo de atuação que precisa ir para além da sua dimensão biológica. Todas as dimensões envolvidas devem ser apresentadas num perfil avaliado perante uma situação limite que leva a situações de desmotivação, agressão, apatia derivado de conflitos de identidade e de desinteresse pela vivência em ambiente escolar. A justificação do porquê deste perfil negativo dos alunos institucionalizados é derivado da privação do seu próprio espaço subjetivo pouco participativo ao nível dos seus conteúdos pouco concretizáveis numa realidade em que se apresenta por deficits afetivos.
Nas experiências comportamentais existe uma sensação de vazio, de dor condicionada à indiferença ou à perplexidade de um sonho de não terem uma mãe e um pai presente o que traduz num produto de solidão permanente. Por não compreenderem as angústias do mundo, a sua personalidade encontra-se modelada, cheia de contradições derivadas do afastamento da família. O seu quadro de referências são a escola, os amigos, os vizinhos, os bens materiais, a nutrição, no fundo é tudo aquilo que carateriza o seu ambiente quer que seja bom ou ruim. O ser humano é produto das recordações que carrega consigo numa dinâmica de experiências nostálgicas que influenciam o comportamento presente. A Quebra de laços condena o passado prejudica seriamente o futuro e torna mais difícil viver o presente.
Segundo a opinião de determinados psicólogos, não é a melhor opção os alunos irem para um lar institucionalizado porque é prejudicial ao seu processo de socialização ao nível do seu desenvolvimento familiar. Dentro da instituição, a rotatividade dos cuidadores é prejudicial à formação de vínculos afetivos com graves agravantes ao nível do seu comportamento social.Existem ainda outros autores que consideram que a instituição pode não constituir um risco para o desenvolvimento, dependendo do historial do aluno que trás consigo. Existe a necessidade de se conhecer o tempo de destituição de um bom ambiente que foi destruído por algum motivo que levou ao afastamento ou à morte de um dos progenitores ou dos dois, por motivos de doença ou acidentes. Poderá sofrer uma regressão no seu desenvolvimento emocional, mas para esta situação aconteça será necessário um estudo sobre o desenvolvimento emocional e intelectual do indivíduo que por sua vez vai determinar o resultado do seu próprio comportamento.
As dificuldades de aprendizagem dependem de determinados fatores que podem interferir na aprendizagem de alunos institucionalizados que dependem essencialmente dos elementos direcionados para o processo de desenvolvimento humano.
Os alunos institucionalizados apresentam características únicas, singulares, adquiridas no momento que assumem uma nova identidade para iniciarem um novo ciclo de vida. Os cuidados nas intervenções oferecidas neste período determinam um ambiente acolhedor. Os alunos expostos a situações de risco apresentam maior probabilidade em adquirir falhas para o seu desenvolvimento, entre elas, as dificuldades de aprendizagem.Entretanto, nem todos os alunos vivenciaram situações de vulnerabilidade em algumas dificuldades na aprendizagem de conceitos dentro de uma mesma filosofia de pensamento. É necessário que haja conhecimento sobre as bases neurológicas da aprendizagem, no qual as suas dificuldades em alunos institucionalizados poderão ser um foco de investigação que exige algumas reflexões que podem ser válidas nos conceitos abordados.

Christopher Brandão,2016 

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