quarta-feira, 11 de maio de 2016

As Dificuldades No Processo De Aprendizagem

A aprendizagem é um processo de aquisição de novos conhecimentos quando assimilados, conduzem a transformações comportamentais dos próprios indivíduos. Os bens tangíveis acomoda-se em estruturas incorporativas cerebrais dimensionadas para um modelo de fluxograma interativo de informações sensoriais captadas pelos sentidos durante as situações espaciais em que se encontra inserido o indivíduo.
A adaptação da aprendizagem comportamental cria novas informações derivadas de uma seleção e análise do cognitivo de um determinado modelo de fluxogramas de estruturas neurológicas de receção (input), integração (processamento), controle e expressão (output), onde o comportamento biológico associa-se ao comportamento etiológico e social do individuo. Trata-se de um processo de construção e de assimilação derivado de uma relação de interação social inteligível com os outros, originada a partir de uma hipercomplexidade de conhecimentos necessários ao desenvolvimento psicomotor do individuo, durante a sua permanência no seu próprio espaço cineantropológico.
As conceções adquiridas pela aprendizagem em todos os momentos da sua vida dependem essencialmente de um processo interno ativo e pessoal e não de uma simples aquisição ou armazenamento de informações. A teoria do conhecimento estabelece os princípios básicos essenciais para uma zona desafio proximal, que consiste na capacidade de aprender através de um potencial de ação, de forma a desenvolve-lo numa forma mais cineantropológica. A conceção do indivíduo transforma-se pelas relações socioculturais promovidas pela influência do ambiente em processo de ensino e aprendizagem, torna-se cada vez mais válidas, desde a fase do nascimento até à morte, onde existe uma dialética ascendente no processo de desenvolvimento cognitivo na fase mais jovem até mais adulta, para posteriormente passar para uma fase decrescente, quando o individuo atinge um nível etário mais avançado. A sua manutenção ao nível do seu desempenho, leva a condições de desenvolvimento geralmente adquiridas em meio ambiente, através da captação de informação adquirida pelos sentidos no espaço onde se encontra inserido o próprio ser humano.
A capacidade de aprender é ilimitada ao processo de ensino e aprendizagem, no entanto há que considerar os seguintes fatores essenciais:
- Condição mental
- Condição física  
- Capacidade
-Motivação,
- Domínio,
- Maturação,
- Inteligência,
- Concentração
- Atenção
- Memória a longo, médio e curto prazo
As deficiências nestas caraterísticas encontram-se geralmente associados a fatores sociais e emocionais, o que provavelmente podem comprometer o fluxo energético da aprendizagem dos indivíduos, levando-os apresentar dificuldades ao nível do processo de ensino e aprendizagem.
O problema das dificuldades de aprendizagem provavelmente podem estar associados à estrutura individual ou familiar de um indivíduo, ao nível do seu contexto educacional, nas diferentes variáveis do ambiente. Geralmente manifesta-se por uma falha de uma função interativa diversificada ao nível da aprendizagem dos conceitos. A aprendizagem aleatória interativa depende essencialmente do potencial cognitivo de um individuo que se desenvolve intrinsecamente numa relação com os outros. As condições estabelecidas num determinado contexto imediato leva a sentimentos de elevada autoestima no seu ambiente de origem.
A dificuldade de aprendizagem envolve uma ampla gama de problemas capazes de interferir na capacidade cognitiva dos sujeitos pertencentes à mesma faixa etária. A falha no processo de aprendizagem é derivado muitas vezes, ao baixo desempenho escolar do individuo, devido à desfasagem entre o desempenho real com o inesperado, leva a uma incapacidade disfuncional do próprio processo aleatório de ensino e aprendizagem.

Christopher Brandão, 2016

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